Home / Empreendedorismo /

10 ferramentas para empreendedores que facilitam o trabalho

10 ferramentas para empreendedores que facilitam o trabalho

O tema do empreendedorismo mereceu a nossa atenção esta semana. Dessa forma, senti-me na obrigação de encerrar a semana em grande partilhando com todos os meus seguidores – sejam aqueles que estão a desenvolver um projeto empreendedor, ou aqueles que já conseguiram navegar por águas mais turvas – uma lista com 10 ferramentas que irão facilitar o seu trabalho.

O trabalho de um empreendedor, especialmente aquele que se dedica ao digital, passa frequentemente por criar conteúdos, gerir páginas, acompanhar comportamentos da audiência e estar sempre atento ao tempo. Com um fluxo tão vasto de informação a circular a todo o momento, o trabalho de um empreendedor pode por vezes complicar-se.

Mas não se preocupe. Ao longo dos próximos parágrafos apresento algumas ferramentas que, em vez de lhe complicar o dia a dia, vão apenas facilitá-lo.

Como leitura prévia recomendo estes artigos:

10 canais de YouTube sobre empreendimento

10 erros de empreendedorismo que deve evitar cometer

5 capacidades que todos os empreendedores devem dominar

Lista com 10 ferramentas para empreendedores

Adobe Stock

O Adobe Stock é um banco de imagens exclusivas para todos aqueles que precisam de trabalhar com fotografias, vetoriais e ilustrações originais. Há muito por onde escolher: todas as semanas, o Adobe Stock disponibiliza cerca de 100 mil novas imagens. As fotografias são submetidas por profissionais especializados e a sua utilização é livre de direitos de autor.

Elegant Themes

Ao criar um website, um dos seus primeiros cuidados será certamente encontrar um template adequado. O problema, por vezes, é quando compramos um template a achar que é a escolha certa e nos arrependemos pouco depois. O Elegant Themes soluciona este problema ao colocar ao seu alcance não apenas um template mas uma biblioteca inteira de templates a um custo reduzido. E o melhor é que pode usar mais de 70 templates à vontade e partilhar até mesmo com outras pessoas e clientes!

Envato Market

O Envato Market é um banco com recursos indispensáveis para todos aqueles que trabalham com design e programação. Aqui encontra diversos mercados, cada um com produtos específicos. Entre na plataforma e explore os templates do ThemeForest; os códigos do CodeCanyon; os vídeos do Videohive; os sons do AudioJungle; os gráficos do GraphicRiver; as fotografias e imagens do PhotoDune; os ficheiros a 3 dimensões do 3DOcean; e os modelos Adobe Flash do ActiveDen.

   

Go to my Pc

O Go To My Pc pode dar muito jeito a um freelancer. Basicamente, sendo você um freelancer, está habituado a trabalhar em qualquer lado. Por vezes, nem sempre traz o seu computador… Mas precisa de aceder a ficheiros que lá se encontram. Qual a solução? Go To My Pc: sim, é básico. Este software crie uma ponte instantânea entre o conteúdo do seu computador e qualquer outro dispositivo, para que possa aceder a todos os ficheiros normalmente.

Hootsuite

Hootsuite, o aplicativo da coruja, liga-o a mais de 35 redes sociais. Para além das plataformas mais comuns, como o Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn, a ferramenta permite publicar também no YouTube, Instagram e Foursquare. No entanto, uma vez que a análise das métricas é importante, o Hootsuite possui ferramentas de analytics para que saiba sempre como se está a comportar a audiência.

RescueTime

O Rescue Time é um software que o ajuda a perceber como gasta o seu tempo no computador e na Internet. O programa, preparado por uma equipa de especialistas, analisa padrões de comportamentos e deteta quando está a desperdiçar tempo que podia ser canalizado para trabalho. Se trabalha como freelancer, é normal que passe muito tempo em casa, um meio que nem sempre é favorável à concentração. O RescueTime resgata-o por isso da procrastinação!

SlackSocial

Se possui uma página no Facebook onde promove os seus trabalhos ou se utiliza o seu perfil das redes sociais para fins profissionais, seguramente sabe o quão difícil pode ser manter as páginas atualizadas. O Slack Social é uma ferramenta de agendamento que lhe permite programar publicações e disparar conteúdo em simultâneo para as várias plataformas (Facebook, Twitter, LinkedIn). Também pode ser usado para fazer atualizações no Blogger e no Tumblr.

Slimtimer

O Slimtimer é um gestor de tarefas que procura pôr ordem ao dia-a-dia mais caótico. Como? Através de um interface onde é possível horários para as suas tarefas. A ferramenta é gratuita e no final possui a funcionalidade de criar relatórios que revelam a sua produtividade. Indicado para freelancers que costumam ter dificuldades em cumprir prazos e manterem-se organizados.

Social Bro

O Social Bro é mais uma excelente ferramenta para gestão de redes sociais, mas, desta vez, pensada especificamente para o Twitter. Através de relatórios com números certeiros e de estatísticas sempre atualizadas, é possível descobrir vários fastores que condicionam a sua estratégia. Falamos, por exemplo, da melhor hora para publicar no Twitter ou qual o tipo de conteúdos que têm mais sucesso entre os seus seguidores.

TextExpander

Um dos melhores indicadores do sucesso de um freelancer é a quantidade de e-mails que envia diariamente. O problema, por vezes, está no tempo gasto nesta tarefa. Reconhecendo esta dor em muitos internautas, o TextExpander ajuda-o a escrever longos e-mails através de shortcodes previamente definidos. Basta escrever a abreviação de certas palavras para que apareçam de imediato, prontas para serem enviadas. Vai demorar muito menos tempo a enviar e-mails… e por isso a ganhar tempo para o seu trabalho!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *