Home / Empreendedorismo /

Descubra agora 5 dicas para estimular o trabalho em equipa

Descubra agora 5 dicas para estimular o trabalho em equipa

Trabalha em equipa? Se sim, não preciso sequer de apontar que existem certos desafios nestes contextos. Colegas de trabalho com quem não se consegue articular, colaboradores que andam mais desmotivados do que outros, objetivos que não se cumprem e a necessidade de apresentar explicações sobre o porquê dos resultados ficarem aquém das expectativas.

Se por acaso é você que está na liderança da sua equipa, este é um artigo que o pode ajudar a orientar melhor a forma como o trabalho é gerido e as relações entre colaboradores são acompanhadas. Caso não caiba a si tal papel, poderá sempre reencaminhar este artigo para quem está a ter dificuldade em liderar um equipa e, dessa forma, dar logo o primeiro passo no sentido de uma equipa mais coesa e forte.

Como percebeu pelo título do artigo, nos próximos parágrafos vou apresentar algumas dicas recomendadas por especialistas em gestão de recursos humanos e equipas. As dicas aqui partilhadas tem sempre como objetivo estimular o trabalho em equipa e envolver todos os colaboradores de igual forma no caminho a percorrer para concretizar as metas da equipa.

Confira as nossas para melhorar o trabalho em equipa

1 – Pare inconscientemente de criar tensão

Líderes, inconscientemente, criam tensão com os seus colaboradores quando esperam que se comportem tal como eles, em vez de os encorajarem a ser tal como são. As oportunidades estão em todos os lugares, mas poucos líderes têm os olhos para vê-los. Quando os funcionários são encorajados a ser eles mesmos e não o que os outros querem que eles sejam, começam a adotar uma atitude empresarial que anteriormente não era alavancada – estimulando assim o envolvimento com o que fazem e a empresa.

A tensão é criada por líderes que não demoram para se envolver com os seus funcionários. Quando um funcionário sente que o seu líder não se importa – ou é falso sobre a sua carreira e oportunidades futuras, podem começar a desligar e a ficar amargos. Os funcionários respeitam os líderes que lhes permitem usar as suas habilidades e características mais naturais. Os funcionários estão mais envolvidos quando não se sentem confinados a um ambiente de limitações e restrições. Por isso, esteja mais atento ao que os seus colaboradores precisam e pare inconscientemente de exigir deles aquilo que não lhe podem dar.

2 – Procure as capacidades mais positivas nas pessoas

Pare de desperdiçar tempo a ser excessivamente crítico acerca daquilo que os seus funcionários não estão a fazer direito. Em contrapartida, procure identificar o que realmente os ocupa – e o que os entusiasma. Concentre-se naquilo que os seus colaboradores realmente gostam de fazer e desenhe um plano que utilize as suas capacidades mais positivas para criar os resultados desejados.

Todos querem aproveitar o que fazem no trabalho, permitindo que os funcionários se envolvam com o negócio de forma a gerar os resultados de que precisa, dando-lhes ao mesmo tempo flexibilidade para navegar e explorar como melhor podem contribuir. Veja ainda além do óbvio, de forma a expandir as suas lentes de liderança para detectar o que mais interessa aos seus funcionários e permitir que floresçam.

3 -Descobrir o potencial

Nunca saberá aquilo de que uma pessoa realmente é capaz a não ser que pare de delegar tarefas demasiado pequenas e não atribua a devida responsabilidade. Talvez esteja na hora de perceber as verdadeiras capacidades da sua equipa, colocando-os em situações que irão construir sua confiança nele e fortalecer a sua autoconfiança enquanto indivíduo.

   

Dar mais responsabilidade a colaboradores pode até parecer muito fácil, mas a verdade é que exige que um líder tenha grande capacidade de gerir toda a situação e os resultados que dela advêm. É necessário que esteja disposto a permitir que os seus funcionários falhem, por exemplo, e em estender uma mão para remediar a situação e prestar uma lição caso tal se suceda.

4 – Partilhe o seu sucesso para construir o seu impulso

Em vez de aproveitar o seu sucesso de liderança sozinho, partilhe cada pequena vitória  com os seus funcionários. Ao saber partilhar o seu sucesso com os seus funcionários vai fazê-los sentir uma parte importante da empresa e da equipa e que, mais do que confiarem em si, são uma parte importante para o sucesso do negócio.

À partida, colaboradores querem apoiar os seus líderes – ainda mais, quando um líder é transparente o suficiente para partilhar não apenas o seu sucesso, mas também as suas vulnerabilidades. Os colaboradores não precisam de líderes que precisem achem que estão sempre certos ou se considerem perfeitos – querem líderes que se abram o suficiente para partilhar a sua jornada com eles. A autêntica colaboração leva o envolvimento e cria um ambiente de importância para todos.

5 – Seja consistente

Estimular a atividade e envolvimento de uma equipa passa também pelo papel que um líder tem com os colaboradores. Os colaboradores de qualquer empresa perdem rapidamente a motivação e interesse quando os seus líderes de equipa começam a fazer jogos mentais e se mostram inconsistentes. Dessa forma, os colaboradores acabam por se tornar vulneráveis, incapazes de saber em quem confiar ou seguir ou se alguém vai estar do lado deles caso alguma falha seja cometida.

Quem vai para o trabalho com motivação se a pessoa que o lidera não lhe dá apoio? É por isso que os líderes estão constantemente a perder alguns dos seus colaboradores mais talentosos. O problema principal? Assumirem que todos os seus funcionários lhe serão leais, em vez de reconhecer que manter os melhores talentos exige que os líderes procurem sempre os seus melhores interesses. Os líderes comunicar entre si e tornar-se mais emocionalmente inteligentes para estimular o envolvimento dos funcionários.

Confira também as nossas Ferramentas de Marketing Recomendadas.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *