Home / Design /

Tem a certeza que sabe quais são os 5 pilares do Marketing Digital?

Tem a certeza que sabe quais são os 5 pilares do Marketing Digital?

O Marketing Digital, ao contrário do que as pessoas pensam, não é difícil de implementar.  A ideia de que aplicar uma estratégia digital é algo difícil acontece devido ao volume de informação, que faz este meio parecer mais complexo do que é. Além disso, por ser muito dinâmico e contar com várias particularidades, parece que tudo o que você pensa saber tende a mudar em algum momento.

Esta é principalmente a razão pelo qual o Marketing Digital deixa algumas pessoas com uma certa sensação de insegurança. Mas não se preocupe! Nos próximos parágrafos esperamos pôr um fim a essa insegurança de uma vez por todas.

Antes de mais, precisa de entender o contexto em que o marketing digital se insere. As tecnologias mudaram, e o marketing não ficou para trás. Para impulsionar o seu projeto digital rumo ao caminho certo, espera-se que os profissionais de marketing compreendam todas estas mudanças.

O que podemos dizer com certeza é que o comportamento dos consumidores mudou muito nas últimas duas décadas. Antes de comprar algo, seja um produto ou serviço, ou até mesmo saber mais sobre empresas, você pesquisa na Internet? Muito provavelmente a sua resposta será “sim”.

Isto porque, segundo o Ibope Media, 92% dos internautas utilizam a Internet para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de fazerem uma compra.

Só no Brasil, a Internet tornou-se no terceiro meio de comunicação com maior alcance, ultrapassado apenas pela rádio e pela televisão. Melhor do que qualquer outra coisa, isto prova que os consumidores estão constantemente de olhos postos nas marcas.

E o que significa isto para si enquanto responsável pela comunicação de uma empresa? A resposta é simples: que precisa de estar à altura do desafio e de assegurar que está tudo impecável a nível de Marketing Digital.

Conheça os 5 principais pilares do marketing digital

 

Marketing de Conteúdo

 

A premissa por detrás do Marketing de Conteúdo é que pressupõe que a empresa vá atrás do cliente de forma subtil: fazer de tudo para que o cliente voluntariamente encontre a marca através de motores de busca, sites de referência, redes sociais, etc.

No Inbound Marketing é o cliente que chega até o site da empresa, mas isso não significa que vá comprar imediatamente: primeiro, vai pesquisar e procurar respostas para a dor que o aflige. Ao fornecer conteúdos estruturados para convencer o consumidor de que um certo produto/serviço é exatamente a solução que procura para o seu problema, vai conseguir assegurar a venda. Esta é uma estratégia que se encaixa nos tempos atuais porque é cada vez mais comum que as pessoas utilizem ferramentas como o Google para encontrarem respostas para as suas dúvidas.

 

Redes sociais

 

As redes sociais merecem, obviamente, um investimento por parte das empresas. As redes sociais procuram criar uma imagem forte e positiva para a empresa na internet, seja para campanhas publicitárias, ações de fixação de marca ou para estabelecer relações mais próximas com o cliente.

   

A popularização da internet e o crescimento das redes sociais tem promovido cada vez mais este tipo de marketing. Invista sobretudo no Facebook, Twitter e Instagram: são estas as três redes sociais que estão a causar  mais furor atualmente.

 

SEO

 

O Search Engine Optimization (SEO) é o segmento do Marketing Digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em motores de pesquisa como o Google, Yahoo e Bing.  Este tipo de estratégias procura otimizar os conteúdos de uma página, inserindo as palavras-chave mais pesquisadas no Google para um determinado nicho do mercado.

 

Banners

 

Não há nada que capte melhor o olho do público do que banners, especialmente aqueles que incluem  animações em áudio e vídeo. Um dos pontos fortes deste formato é o grande número de sites que fazem parte da rede, conseguindo assim uma grande cobertura e interação com a marca, produto ou serviço anunciado.

 

E-mail marketing

 

O E-mail Marketing permite estabelecer uma comunicação mais personalizada com possíveis clientes em diferentes fases do processo de compra. Isto é conseguido através de uma estratégia de funil de venda, que conduz potenciais clientes ao longo de um processo em que, gradualmente, se tornam de meras visitas do seu site a consumidores.

 

Nota: Gonçalo Sousa é um convidado especial do nosso blog, sendo fundador do Estratégia Digital onde este artigo foi publicado originalmente com o título Descubra quais são os 5 pilares do Marketing Digital

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *