Home / Marketing /

5 ferramentas para analisar concorrência e alinhar os seus planos

Revolution Slider Error: Slider with alias mm not found.

Maybe you mean: 'pm'
analisar concorrência

5 ferramentas para analisar concorrência e alinhar os seus planos

Analisar concorrência é uma das etapas fundamentais de qualquer gestor de negócio que não queira ser ultrapassado pelos seus pares no mercado. Mais do que ter um olho naquilo que os seus rivais estão a fazer – seja promoções, novos produtos ou até mesmo estratégias empresariais -, a análise assume especial importância porque lhe permite perceber se o rumo que o seu projeto está a seguir vai de acordo com as tendências do mercado.

Graças à Internet, acompanhar o trabalho dos nossos concorrentes tornou-se extremamente fácil. Hoje, grande parte do trabalho que os nossos concorentes fazem – e nós também – acontece no meio digital e, assim sendo, a sua mensuração é facilitada.

Por conseguinte, ao longo dos próximos parágrafos apresento-lhe 5 ferramentas para saber exatamente o que andam a fazer os seus concorrentes. Está preparado para fazer grandes descobertas? Vamos lá então.

5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes

1 – Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta muito simples e fácil de configurar. A funcionalidade básica passa por enviar relatórios diretamente para o seu email com links relacionados com uma determinada palavra-chave. Se quer saber tudo o que andam a dizer sobre a concorrência, basta configurar o Google Alerts com o nome da empresa para receber alertas constantes sobre o que anda a ser dito sobre o concorrente.

2 – SocialMention

A SocialMention conta com algumas funcionalidades interessantes que prestam mais atenção a blogs, vídeos e redes sociais. Basicamente, o utilizador procura por um termo – que pode ser uma palavra-chave ou uma empresa – e a ferramenta devolve-lhe tudo o que está a ser dito sobre essa palavra-chave. Entre as métricas apresentadas, poderá ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e pode ainda inscrever-se num feed de RSS para que não volte a perder nenhuma outra menção.

   

3 – InfiniGraph

Se quer encontrar as tendências estipuladas pelos seus círculos nas redes sociais, pode usar o InfiniGraph, focando-se depois nos filtros de indústria ou área de atuação. A ideia é perceber o poder da sua audiência para saber quais conteúdos e marcas que se destacam no nicho e fazem maior sucesso na audiência. Mais do que análise de concorrentes, esta é uma ferramenta excelente para melhorar os próprios resultados da sua empresa.

4 – Instapaper

Instapaper permite que organize uma série de páginas da Internet e as leia quase como se fossem um jornal, numa sequência lógica e organizada. Após o registo no Instapaper pode adicionar ao seu browser uma extensão que lhe permite guardar todos os links que considerar oportunos. Mais tarde, pode então ver cada um dos links e analisar as várias páginas e blogs dos seus concorrentes.

5 – SEMRush

SEMRush é uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing para analisar de concorrência. O processo é extremamente simples: basta colocar o URL do site de seu concorrente no motor de pesquisa para receber logo a seguir  informações sobre as palavras-chave usadas pelo concorrente, qual o seu PageRank, como se encontra a nível de tráfego orgânico, anúncios, entre outros.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *