Artes Visuais: o que são e como evoluíram nas últimas décadas?

A arte é um ramo tão vasto da expressão cultural que por vezes nem sempre é fácil distinguir as muitas subcategorias em que se divide. No entanto, hoje é sobre isso mesmo que vou falar. Pelo menos, vou tentar falar de uma das facetas artísticas mais presente na nossa vida: as artes visuais. Prometo que é uma leitura que vale a pena fazer.

As artes visuais, como o próprio nome indica, correspondem a trabalhos artísticos que representam um conjunto de manifestações artísticas. Estou a falar, por exemplo, de trabalhos artísticos como pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, design, arte urbana, dentre outros.

Todas estas formas de expressão artística têm algo em comum: o conceito de visualizar, de serem consumidas por intermédio da visão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.

Por essa razão, para se definir artes visuais em poucas palavras pode dizer-se que é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. O que vamos agora ver nos próximos parágrafos é como as artes visuais se moldam nas mãos dos artistas.

Artes Visuais: o que são e como evoluíram nas últimas décadas?

O estudo das artes visuais tem-se desenvolvido de forma considerável. Já não é apenas reservado aqueles que têm talento e querem tentar a sua sorte com uma tela e uma caixa de tintas. Não, hoje já existem mesmo cursos de arte visual preparados para formar estudantes e para os dotar das capacidades de que necessitam para participar de forma ativa e positiva no mercado cultural e artístico.

Todavia, é importante perceber que o conceito de arte visual também foi ampliado, especialmente ao longo das últimas décadas e à medida que estudos provaram que a arte faz parte do ser humano desde os primórdios da sua existência. Mesmo na antiguidade clássica a arte era manifestada de formas mais rudimentares, mas está lá. Uma visita às cavernas de Foz Coa, em Portugal, poderá mostrar-nos bons exemplos de arte rupestre que sobrevive desde os dias da pré-história.

Além do conceito, as temáticas, técnicas e materiais usados para criar arte também mereceram alguns contributos que resultaram na sua expansão. Hoje já não é totalmente obrigatório que use folhas de papel, lápis e tintas para que crie arte: poderá simplesmente fazê-lo usando softwares de design, como o Adobe Illustrator e Adobe InDesign. Na verdade, a arte visual tem evoluído de tal forma que as próprias artes gráficas criadas através de programas de computador (softwares) se denominam de web art.

Não é por isso de estranhar que hoje a arte moderna e contemporânea sejam consideradas responsáveis por abranger ainda mais o conceito de arte e onde a forma como produzimos tal arte deixa de estar em primeiro plano: a ideia torna-se mais importante do que o caráter estético e visual do objeto artístico.

Sendo assim, atualmente podemos encontrar diversos tipos de artes visuais: vídeo arte, animações, colagens, arte urbana, instalações artísticas, performances, arte corporal (body art), apresentações de rua, história em quadradinhos, artes decorativas, arte multimédia, design gráfico, de produtor e de moda, dentre outros.

Mais do que importância estética, a arte visual tem-se também consolidado na sociedade moderna pelo seu valor educacional. As artes visuais passaram a ser importantes ferramentas de aprendizagem desde a infância, uma vez que desperta a sensibilidade estética e estimula a criatividade e a reflexão dos estudantes a partir de linguagem visual, uma linguagem que agrega quase tanto valor como a linguagem escrita.

arte, arte contemporânea artes visuais, arte visual, artes visuais, artes visuais arquitetura, artes visuais cinema, artes visuais design, formas de artes visuais, historia da arte visual, historia das artes, material de artes visuais, o que e artes visuais, Pintura, projeto de artes visuais, tipos de arte visual, tipos de linhas artes

Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.