Home / Marketing /

5 dicas para atrair clientes novos e fidelizar antigos

Revolution Slider Error: Slider with alias mm not found.

Maybe you mean: 'pm'
atrair clientes

5 dicas para atrair clientes novos e fidelizar antigos

A verdade é que existem algumas maneiras muito diretas de atrair clientes novos para o seu site, bastando para tal que comece a aplicar certos fundamentos e princípios de vendas e marketing. Hoje, com a facilidade de acessibilidade que a Internet proporciona, alcançar pessoas é mais fácil do que nunca. No entanto, este processo também se está a tornar cada vez mais complicado e complexo.

Hoje mesmo podemos ver, mesmo dispondo de tamanho alcance e acessibilidade digitais, muitos gestores de negócios e sites que se perdem num mar de informações, assumindo dificuldades em entender os principais fatores por detrás das vendas e do marketing. Tais gestores saltam de uma estratégia e tática para a próxima, ficando gradualmente enfurecidos e frustrados quando as coisas não acontecem tão rápido quanto esperavam.

Então, como encarar tudo isto para encontrar o método mais adequado para atrair potenciais clientes e fidelizar antigos? Embora existam muitas outras maneiras de alcançar os mesmos resultados, aqueles que partilho consigo nos próximos parágrafos são alguns dos quais orientam hoje a minha estratégia.

5 dicas para atrair clientes novos e fidelizar antigos

1 – Blogs

Se tiver dúvidas sobre como atrair novos clientes para o seu site, precisa de começar um blog. Os blogs são, de longe, um dos principais condutores de tráfego na internet.  Em entrevista à revista Forbes, Rand Fishkin, fundador da empresa de marketing online Moz.com,revelou que foi o blog que o ajudou a fazer de um negócio familiar desconhecido em Seattle um fenómeno global.

No entanto, naqueles primeiros anos, Fishkin estava a lutar para ficar à tona, procurando a qualquer custo ganhar dinheiro. Não havia um plano ou estratégia: estava efetivamente tropeçar de um projeto para outro. Mas foi o blog, que se chamou SEOMoz Blog naquela época, que trouxe novos clientes.

A maneira como Fishkin conseguiu um sucesso tremendo deve-se à constante análise dos seus esforços de marketing online: estava sempre a rastrear e analisar as estatísticas relacionadas com o seu trabalho, verificando o que funcionava e não.

2 – Marketing de conteúdos

Se quiser atrair visitantes e, finalmente, transformá-los em clientes, precisa de aproveitar um dos princípios mais importantes por detrás do sucesso no espaço de rankings de pesquisa orgânica: o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é um princípio tentador que promete garantir sucesso na internet a quem investir nesta área. A razão pela qual o marketing de conteúdo se tornou um tema tão premente, como aconteceu recentemente, é porque se revela como um dos principais impulsionadores do sucesso na otimização de mecanismos de pesquisa.

Por quê? Um bom conteúdo é frequentemente mais partilhado por aqueles que o consomem. Às vezes, esse conteúdo torna-se mesmo viral. Mesmo quando não é viral, desde que seja feito direito, pode catapultá-lo na estratosfera.

   

3 – Ofertas grátis

Ofertas gratuitas criam um caminho para que as pessoas entrem no seu funil de vendas e iniciem uma cadeia de saltos de valor e vendas subsequentes para itens de ingresso mais alto à medida que o cliente avança rumo à conversão.

No entanto, a construção de uma oferta gratuita nem sempre é tão fácil quanto parece. A maioria das pessoas insere a oferta gratuita no momento errado e acaba por afastar o tráfego em vez de o atrair. A primeira e principal etapa a que deve prestar atenção é a faixa demográfica, garantindo que adapta assm a sua oferta gratuita ao seu funil de vendas.

4 -Redes Sociais

Claramente, as redes sociais são algo que entusiasmam muitos negócios. Ainda hoje, com todas as mudanças em algoritmos para plataformas como o Facebook e Instagram, os empresários ainda estão a aproveitar as redes sociais para aumentar o sucesso dos seus negócios. Na verdade, hoje, esta é uma das formas mais rápidas de obter exposição para qualquer tipo de negócio, não importa o que seja.

No entanto, dominar as redes sociais não é um feito fácil. Existem maneiras de construir negócios de vários milhões de euros usando apenas redes sociais, e também há muitos influenciadores no Instagram a que pode recorrer num esforço para obter word of mouth. Não importa qual estratégia que use, as redes sociais podem oferecer-lhe uma solução rápida para comercializar os seus produtos e serviços para uma audiência global.

Ainda assim, não espere sucesso repentino. Uma vez mais, tudo isto leva o seu tempo – por vezes, até mesmo anos!

5 – Video Marketing

Outra maneira muito poderosa de atrair clientes para o seu site é através do marketing de vídeo. Desenvolva uma série de tutoriais em vídeo online que possam ajudar outras pessoas nalguma área da vida que esteja em harmonia com qualquer negócio onde você também se enquadre. Alavancar plataformas como YouTube e Vimeo para criar vídeos úteis que o ajudem a estabelecer  como uma autoridade na sua área de mercado é meio caminho andado para o sucesso.

Mas prepare-se: este é um processo que leva o seu tempo. No entanto, não pode esperar resultados do dia para a noite com o método que usa para atrair novos clientes para o seu site. Crie constantemente vídeos educacionais e a sua audiência continuará a crescer. Vincule esses vídeos úteis ao conteúdo relevante do seu blog ou site, ou use mensagens no vídeo para ajudar a direcionar o tráfego para as suas páginas.

A organização é a chave para o seu sucesso . Seja altamente organizado e assegure-se de entregar material de qualidade e, eventualmente, terá sucesso com o marketing de vídeo.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *