Home / Empreendedorismo /

7 dicas para atrair novos clientes para o seu negócio

7 dicas para atrair novos clientes para o seu negócio

Muitos negócios que estão instalados no mercado continuam a ser frequentemente perturbados com a mesma dúvida: como atrair novos clientes? Ainda que a fidelidade do cliente seja muito importante, a expansão e alcance da sua base de negócio assume de igual forma um ponto de interesse sem igual.

Com a intenção de o ajudar pelas águas turvas que é por vezes o mercado de trabalho, quis escrever hoje este artigo para revelar algumas dicas para atrair novos clientes para o seu negócio. Tratam-se de dicas simples, onde aplico não só o meu conhecimento sobre o assunto, como também alguma da pesquisa que encontrei na Internet sobre o que especialistas escrevem acerca deste tópico. Sem mais delongas, passo então a apresentar os meus conselhos.

Como leitura prévia recomendo também estes artigos publicados no nosso blog em:

Como escrever uma carta de negócios para atrair clientes?

Como fazer networking em eventos empresariais?

Google Adwords: já conhece esta ferramenta de publicidade online?

Lista de dicas para atrair novos clientes de forma constante

1- Identifique o seu cliente ideal

Este é um conselho essencial e que deve ser o ponto de partida das dicas que se seguem. Regra geral, é mais fácil procurar clientes se conhece o tipo de consumidores que procura. Sem ter uma noção de certas características do seu cliente ideal, provavelmente não saberia por onde começar a procurar.

Tenha uma imagem muito clara na sua mente acerca da pessoa que pretende alcançar. Experimente fazer pequenos exercícios: pense naquilo que deixa esse tipos de pessoas felizes, tristes, assustadas, aliviadas e como pode fazer parte de toda essa equação.

Limite o foco do seu cliente ideal e evite fazer grandes declarações de mercado alvo, como todas as mulheres, todos os homens ou todos os baby boomers. Poucos produtos apelam ao vasto grupo de pessoas, e o excesso do seu mercado impedirá que desenvolva estratégias direcionadas viáveis ​​para atrair clientes.

   

2 – Descubra onde o seu cliente está

Okay, este é o próximo passo a considerar! Agora que tem uma imagem bastante clara dos seus clientes em mente, comece a identificar os lugares onde provavelmente os encontrará: internet, escritório, correio, meios de comunicação social, entre outros. Que mensagem lhes pode fazer chegar? Como captar a atenção deles? Numa era em que a informação é trabalhada por qualquer marca e se torna mesmo excessiva, este é um desafio complexo mas que pode ser estimulante.

3 – Conheça o seu negócio por dentro e por fora

Compreender completamente o mercado onde está instalado, tal como o seu negócio, e ter um conhecimento firme do produto ou serviço é fundamental para atrair clientes interessados. Quando conhece o seu produto de trás para a frente, acaba por ser mais fácil atrair clientes porque reflete uma imagem de segurança e qualidade.

4 – Posicione-se como a resposta

No momento em que se der a conhecer aos seus clientes, dê-lhes também um bom motivo para que experimentem os seus serviços. Ao prestar valor e provar ter uma compreensão aprofundada dos problemas que atormentam o potencial consumidor, tal como uma resposta para tais dores, conseguirá gerar facilmente empatia e preparar o caminho para a conversão. Como é que se pode posicionar como resposta? Há muitas formas de o fazer, seja através de webinars, publicações em blog, redes sociais, entre outros.

5 – Vá diretamente às pessoas

Hoje é muito fácil comunicar diretamente com um potencial consumidor e sem ser intrusivo. Por isso, a sua melhor aposta para alcançar clientes poderá passar por usar táticas para os incentivar a completar uma ação específica, como subscrever a sua lista de e-mail ou solicitar mais informações.

Crie mensagens direcionadas ao seu público-alvo. Aprenda a criar anúncios que atraiam os seus clientes ideais, dando-lhes algo de valor para que se integrem no funil de vendas. Saiba tudo o que puder sobre as práticas de marketing de resposta direta, porque irão ajudá-lo a encontrar a resposta que procura. Crie mensagens convincentes que digam ao seu público ideal porque estarão a cometer um erro por não trabalhar consigo. Mostre-lhes que entende a sua dor e que a pode fazer desaparecer rapidamente.

6 – Estabeleça parcerias

Uma empresa não precisa de estar sozinha no mercado e a verdade é que pode ajudar outros negócios que têm o objetivo comum a todos os projetos: alcançar novos clientes. Juntar-se a empresas que oferecem serviços complementares oferece-lhe a oportunidade de aproveitar a sinergia, que pode ser muito eficaz na construção de um negócio. Por exemplo, se tem uma empresa especializada em SEO, considere fazer parceria com uma empresa que constrói sites. O cliente terá duas necessidades, mesmo que inicialmente não se aperceba, e você pode interferir diretamente com ambas.

Quando tudo é dito e feito, nutrir relacionamentos irá ajudá-lo a criar uma base de clientes. Concentre-se por isso na construção de relacionamentos humanos. Quanto mais fortes forem os seus relacionamentos, mais provável será que os seus clientes digam bem de si aos seus amigos. O poder da recomendação é muito forte e não deve ser relegado para segundo plano.

7 – Acompanhamento de resultados

Depois de todos os esforços que fez para atrair negócios, lembre-se sempre do importante trabalho que se segue: acompanhar os resultados e perceber se todo o investimento valeu a pena. Defina bem tarefas para acompanhar como a audiência está a responder às suas investidas e se as conversões em novos clientes estão a corresponder às expectativas, a superá-las ou a surtir um efeito negativo. Não pode esperar que, após lançar todas as sementes, o fruto se colha por si mesmo.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *