Home / Marketing /

7 Estratégias de sucesso para construir backlinks

7 Estratégias de sucesso para construir backlinks

 

Na Internet existem milhares, se não, milhões de sites com excelente conteúdo que são actualizados diariamente, mas mesmo sendo o conteúdo excelente raramente se vai classificar sem ajuda de backlinks. Embora muitos utilizadores estejam a fugir da ideia devido ao árduo trabalho que exige, os backlinks são uma das melhores ferramentas, se não a melhor, para ajudar a melhorar a popularidade do seu site e a classificação SEO. O grande problema, é que muitos utilizadores ainda não sabem ao certo o que são os backlinks e como os podem obter, por forma a criar uma classificação orgânica.

Os backlinks são links que redireccionam para um site ou página da Web e que ajuda a criar uma classificação orgânica. O número de backlinks geralmente é um verdadeiro indicador da popularidade ou relevância. Os motores de busca costumam usar o número de backlinks que um site tem como um dos principais factores para determinar o ranking, daí a sua importância no SEO (optimização de busca).

Embora os backlinks já provaram a sua alta eficácia em melhorar o ranking de sites nos motores de busca, construir um link building de qualidade não é tarefa fácil. Se for construído de maneira inadequada, pode resultar em penalidade e, em casos extremos, receber um processo. Ainda assim, de facto o link building é uma das melhores estratégias para impulsionar o seu ranking, já que mesmo com bom conteúdo, este por si só, não consegue conquistar boas classificações sem os backlinks. Neste artigo vou partilhar consigo 7 estratégias de sucesso para construir os seus backlinks e sem gastar dinheiro.

 

Seja persistente e coerente na construção dos seus backlinks.

 

1. Crie controvérsia

A dica é criar controvérsia com moderação. Enquanto o discurso ocasional é bom se usado em demasia perde a sua eficácia.

2. Use o humor

Esta é uma alternativa mais suave à controvérsia que pode ser de igual modo eficaz, especialmente se o humor é original.

3. Participe em comunidades de blogs e fóruns

Ser um membro activo de uma ou várias comunidades, onde possa contribuir com respostas a perguntas que ajudam as pessoas a não cometer erros. Essa acção ajuda a construir a sua credibilidade e abre oportunidades para utilizar backlinks.

   

4. Utilize as mídias sociais

Tal e qual as comunidades de blogs e fóruns, criar laços com pessoas através de mídias sociais abre com certeza oportunidades para backlinks. Reflicta onde pode encontrar o seu público-alvo, em qual rede social eles gastam o seu tempo. Se é no Facebook, Twitter, Pinterest ou Instagram, considere marcar presença.

5. Verifique se a sua página tem um bom layout

Pode parecer algo “natural”, contudo muitos sites têm layouts bonitos mas nada funcionais para o utilizador e SEO. Pelo que os utilizadores não consideram a sua partilha ou voltar a visitar num futuro próximo. Isto é um grande erro quando procura construir backlinks! Consulte regularmente a sua taxa de rejeição no Google Analytics.

6. Crie tutoriais

É comum a Web ser utilizada para algum tipo de ajuda, e certamente o seu público-alvo não é diferente. Dependendo do nicho os tutoriais podem não ser tão eficazes, mas caso contrário, podem ser propagados rapidamente pela Internet. Um dos meios com bons resultados é o vídeo e claro, a vantagem deste meio é a facilidade de engajamento.

7. Crie um produto útil e gratuito

Ao investir o seu tempo na criação de um produto fácil de usar, muitos utilizadores do seu nicho provavelmente vão baixar, especialmente se for gratuito, esta é uma estratégia muito utilizada no marketing digital para a criação de lista de contactos, que pode posteriormente ser utilizada para email marketing.

 

É importante ser fiel ao conteúdo. Se conquistar o seu público-alvo este vai com certeza partilhar e a propagação vai acabar por acontecer. Uma vez mais, seja persistente na construção dos seus backlinks, não é uma tarefa fácil, mas com as estratégias partilhadas o sucesso é garantido. Porquê? Porque também as utilizamos neste blog. 🙂

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *