Home / Brindes /

A importância dos brindes publicitários no mundo de negócios

A importância dos brindes publicitários no mundo de negócios

Nem sempre temos em consideração os brindes publicitários que recebemos. Muitos deles acabam por ficar esquecidos no fundo da nossa carteira ou por desaparecer para dentro de uma gaveta. No entanto, os brindes publicitários continuam a ser uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas.

Mais do que promoverem a identidade das empresas, os profissionais de marketing esperam entregar algo gratuito ao consumidor que não somente promova a marca mas, de preferência, que acompanhe o consumidor por um determinado período. É por essa razão que é muito comum recebermos canetas, por exemplo, com o logótipo de uma marca: é algo útil e que podemos usar no dia-a-dia.

De forma a ter uma noção sobre o impacto atual desta estratégia, uma investigação levada a cabo no Reino Unido estudou a importância dos brindes publicitários. O estudo permitiu chegar a resultados interessantes sobre a forma como os consumidores encaram este tipo de promoção.

Gordon Glenister, director geral da empresa BPMA (British Promotional Merchandise Association), uma das associações comerciais mais importantes no sector dos brindes publicitários do Reino Unido, prestou algumas declarações sobre os dados alcançados.

Mas o que justifica a aposta em brindes publicitários?

Acima de tudo, a principal pergunta que os investigadores queriam ver respondida era: qual a razão para uma empresa utilizar brindes publicitários como forma de promoção? A resposta é que de facto os brindes publicitários têm um impacto bastante significativo nas vendas. O estudo permitiu concluir que 92% das pessoas que participaram na investigação afirmaram que os produtos promocionais deste tipo aumentam realmente o reconhecimento da marca.

Entretanto, 76% dos inquiridos afirmou que podem dizer qual o nome de uma marca/empresa/organização que é anunciada num brinde publicitário, sem necessidade de confirmar o seu nome no brinde. Por outro lado, 52% declaram ter comprado numa empresa cujo logótipo estava impresso num produto publicitário. A este número acrescenta-se ainda os 82% que preferem ficar com o brinde publicitário que lhes foi oferecido do que dá-lo a alguém.

Eis então que se segue uma pergunta essencial: os brindes servem de facto para valorizar a marca? A resposta chega através da maioria avassaladora de 92% dos inquiridos que consideram os brindes publicitários como um factor importante para aumento do reconhecimento da marca. Mas as opiniões desdobram-se no que diz respeito à forma como usam o brinde: uma percentagem de 83% prefere guardar o brinde publicitário; já 14% oferecem-no a um colega e cerca de 3% oferecem-no a um familiar.

Não podemos deixar de assinalar que a investigação evidencia, claramente, que as mulheres são capazes de recordar os nomes das marcas que aparecem nos seus produtos promocionais de forma mais significativa que os homens. As 3 principais razões para as quais os inquiridos guardam os seus brindes publicitários são: Utilidade, Recordação e Valor do artigo.

Por último, a investigação conseguiu ainda perceber que brindes os consumidores mais estimam e mantêm mesmo no seu escritório. Aqui fica o top 10:

1 – Canetas

2 – Calendários

   

3 – Bases de Rato

4 – Post It

5 – Canecas

6 – Lápis

7 – Blocos de Notas

8 – Calculadoras

9 – Agendas

10 – Blocos de Desenho

Ainda há por aqui quem não reconheça o valor dos brindes publicitários? Os resultados desta investigação da BPMA (British Promotional Merchandise Association) parecem não deixar margem para dúvidas.


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *