Home / Comunicação Visual /

Quais as principais características do polipropileno alveolar?

Quais as principais características do polipropileno alveolar?

A serigrafia é um processo especialmente popular nos dias que correm. Ainda que tal se deva à melhoria das técnicas usadas, que permitiram praticar preços mais competitivos, tal popularidade deve-se também a uma substância especial: o polipropileno. No processo de serigrafia, o polipropileno alveolar tornou-se o material fundamental para a comunicação em todos os formatos.

Para quem não está familiarizado com este material, o polipropileno (PP) é uma chapa alveolar leve, rígida e de baixo custo. Este termoplástico pode ser produzido a partir do propeno ou propileno (plástico) reciclável, sendo preparado especialmente para responder às exigências do sector da impressão para cartazes, reclames, sinalização e painéis publicitários.

Um dos principais fatores que valoriza ainda mais a utilização do polipropileno é o facto de ser um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento. Ainda que possua propriedades semelhantes à do polietileno (PE), ele distingue-se pelo ponto de amolecimento mais elevado. Veja em baixo mais informações sobre este material versátil.

Principais Características do polipropileno alveolar

Qualidade específica para impressão em serigrafia

Rigidez e resistência ao rasgo e dobragem

Rigidez na reflexão

Resistente à água

Resistente à maior parte dos óleos e produtos químicos

Resistência a temperaturas entre -20ºc e +90ºc

Principais Propriedades do polipropileno alveolar

É um produto reciclável a 100%, não liberta substâncias nocivas em caso de combustão.

Facilidade de armazenamento, corte, ranhuras, transformação e lavagem com água.

Possibilidade de soldar com ultrassons, agrafar, perfurar.

Tratamento corona: O tratamento de corona é efetuado através de descargas elétricas que permite estabilizar os efeitos físico-químicos das respetivas superfícies de polipropileno. A libertação de eletrões cria, desta forma, uma reação de oxidação na chapa que aumenta a energia da superfície do polipropileno e concede uma melhor qualidade na impressão.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *