Home / Marketing /

Saiba como fazer uma carta de apresentação empresarial

carta de apresentação

Saiba como fazer uma carta de apresentação empresarial

Há coisas que nunca mudam… e as cartas de apresentação são uma delas. Seja qual for a empresa, uma carta de apresentação será sempre um excelente trunfo a usar por um negócio que esteja a procurar novos clientes ou lançar-se para um mercado maior. Além de transmitir uma ideia de profissionalismo, a carta de apresentação permite que o contacto seja mais pessoal e chega a qualquer caixa de correio.

Ainda assim, existe uma certa arte na escrita de uma carta de apresentação empresarial. Não é numa única carta que deve despejar todas as informações associadas à empresa e sobrecarregar dessa forma a possível audiência da mesma. A carta precisa de ser produzida com cuidado de forma a captar a atenção do cliente através de parágrafos curtos que contenham apenas informações relevantes.

E lembra-se do que dissemos acima acerca de personalização? Este é um aspecto que deve prezar acima de todos os outros na sua carta, especialmente se os objetivos da sua empresa variarem de acordo com o tipo de cliente.

Por isso mesmo, neste post apresentamos uma espécie de guia para responder à grande pergunta: Como fazer uma carta de apresentação empresarial? Mesmo que existam na Internet templates pré-definidos para cartas deste género, optamos por apostar pela originalidade. Vamos lá?

Como fazer uma carta de apresentação empresarial?

Apresente-se logo no início

É logo nas primeiras linhas da sua carta empresarial que deve apresentar a empresa. Nos primeiros parágrafos, de preferência no primeiro ou segundo, deve falar diretamente sobre a empresa, a natureza do negócio, há quanto tempo se encontra no mercado e quais são os seus objetivos empresariais. Esclareça ainda como está a empresa preparada para satisfazer o cliente durante o atendimento, quais são os níveis de satisfação de outros clientes e que tipo de comprometimento existe no seio dos seus colaboradores.

   

Fale do que tem para vender

Claro que deve falar sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece. Aliás, esta é a parte mais importante da carta, pois só assim será o cliente capaz de decidir se o produto ou serviço em questão irá ou não satisfazer as suas necessidades específicas. Fale diretamente sobre o que interessa ao cliente e como o serviço o pode ajudar a ele enquanto consumidor. Aproveite para personalizar a carta o melhor que conseguir: este é o momento certo para o fazer. Atenção: não se esqueça ainda de destacar os benefícios inerentes aos seus produtos ou serviços, em vez de falar apenas sobre as características, principalmente quando tiver de mencionar valores.

Mostre que está sempre lá

A audiência gosta de se envolver com uma empresa que se mostra disponível e flexível: por isso mesmo, apresente que está presente e deixe alguns contactos para que possa entrar em contacto consigo. Quantos mais canais de comunicação apresentar melhor será a imagem de comprometimento com a qualidade do serviço e a satisfação do público. Não se esqueça ainda de referir o seu horário de trabalho. Assim, o cliente sentirá que está a receber um tratamento de qualidade ao optar pelos serviços da companhia.

Depoimento dos clientes

Algo que resulta também muito bem em cartas de apresentação são os depoimentos de outros clientes. Estes depoimentos, mesmo que sejam curtos, mostram principalmente a satisfação com a qualidade do serviço e do atendimento prestado pela empresa. Porém, para utilizar depoimentos, precisará de pedir autorização aos clientes antes de os inserir na carta. Esses depoimentos podem variar de acordo com a natureza do negócio e, se a empresa oferecer serviços para entidades famosas, o ideal é conseguir depoimentos positivos de clientes que possuem nome no mercado. E em que local da carta deve inserir os depoimentos? Isso vai depender de como estruturar as informações. No entanto, costumam aparecer no fim da carta de apresentação.


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *