Home / Comunicação Visual /

Como fazer panfletos que atraiam a atenção da multidão

Como fazer panfletos que atraiam a atenção da multidão

Estando nós na área da publicidade, marketing e artes gráficas, sabemos bem qual a utilidade de um panfleto. Tradicionalmente, um panfleto é um meio que permite fazer a divulgação de uma ideia ou marca. Feito de papel e de fácil manuseabilidade, tem um baixo custo de produção, que justifica a razão pelo qual é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.

Uma vez que está assente que o folheto é uma maneira barata e altamente eficaz de chamar a atenção de um mercado muito ocupado, surge então uma questão que me é feita com alguma frequência: como fazer panfletos que atraiam a atenção da multidão.

Nos próximos parágrafos apresento, portanto, algumas técnicas que os designers profissionais usam para fazer panfletos que chamam a atenção de qualquer pessoa e ajudam a propagar a mensagem da sua marca. Recomendo também a leitura prévia destes 3 artigos:

Como fazer um panfleto útil para a sua empresa

Quais são as melhores cores para folhetos de marketing?

Quais os conceitos básicos para fazer flyers eficazes?

1 – Escreva um título de leitura rápida

Não se precisa de pôr com grandes floreados ou jogos de palavras a fazer títulos. O que importa é que o seu título seja lido e fique gravado na mente da sua audiência. Escolha um conjunto de palavras de leitura rápida, que sejam provocadoras e poderosas. Os títulos populares contêm uma destas palavras: Fácil, Os Segredos para, Destrancar, Finalmente, Como fazer, Bónus Grátis, Agora pode, Descubra, Comprovado.

2 – Use imagens coloridas

Uma imagem grande terá mais impacto do que muitas imagens menores. Uma foto ou ilustração deslumbrante ganha atenção, cria humor e ajuda a contar a sua história. Esta imagem é o seu “ponto focal” e irá deixar claro na mente dos seus leitores aquilo que você está a comunicar. Só para ter uma ideia, pode comprar fotografias de excelente qualidade na Internet e usá-las para os mais variados propósitos.

3 – Tenha cuidado com o estilo de escrita

Os seus folhetos têm de colocar na cabeça do público uma pergunta muito simples: o que têm estes folhetos para mim? Escreva todo o texto a partir da perspectiva deles, usando as palavras “você” e “seu”. Evite usar as seguintes palavras: nós, eu e nosso. Certifique-se também de que o seu texto se mantém curto e que vai direto ao que interessa. Algumas das palavras mais poderosas para usar são: grátis, salvar, amar, novos, resultados e garantia. Divida parágrafos longos com ponto e vírgula e coloque-os numa caixa separada.

   

4 – Use depoimentos convincentes

Não há nada melhor do que receber o apoio de um cliente feliz, especialmente se demonstrar os resultados que tiver com o seu produto ou serviço. Certifique-se de incluir o primeiro e último nome, o nome da empresa e a localização da pessoa que presta o depoimento.

5 – Organize a sua página

Não caia no erro de preencher o seu folheto com texto e imagens de uma ponta à outra. É importante que haja espaços livres para que o conteúdo respire e a audiência não se sinta impactada por um bloco de informação. Tenha cudiado para incorporar um espaço em branco para que certos elementos se destaquem e facilitem a leitura.

6 – Estruture bem o conteúdo

Atribue uma forma lógica ao seu conteúdo e deixe bem claro essa mesma estrutura. Pode fazê-lo de forma simples, destacando títulos e legendas com negrito. No entanto, tenha cuidado e evite usar TUDO EM CAPS porque provocam ruído visual e não facilitam também a leitura.

7 – Não complique

Não se ponha a fazer grandes obras-de-arte no seu folheto. Preocupe-se em fazer o seu melhor para que o resultado final seja seja simples, com no máximo dois tipos de letra e todos os conteúdos devidamente alinhados. O programa que usar para fazer o layout da página – por cá, recomendamos o Canva – irá ajudá-lo a alinhar itens através de uma estrutura de grade. Esteja ciente ainda das margens de impressão.

8 – Não se esqueça de rever tudo

Peça a alguém que reveja o seu trabalho por si e que verifique as suas informações de contato. Diminua os números de telefone sempre que possível, apresentando apenas os canais de comunicação mais diretos. Para se certificar de que todos os endereços estão a funcionar, teste cada link e número de telefone.

9 – Opção barata

Se tem um orçamento mais apertado, existe uma opção mais barata que pode seguir e que não impacta negativamente o seu resultado: seleccione um papel brilhante e imprima com tinta preta. Mas atenção: ao criar o folheto use tons de cinza para fornecer tons e áreas de fundo contrastantes.

10 – Ofereça desconto

Se quer que o seu folheto gere algum tipo de conversão de forma rápida, suiro eu crie um cupão no último trimestre do folheto. Certifique-se de indicar claramente os prazos e as limitações da oferta. Se for um cupão de correio, certifique-se de incluir as especificações de pagamento com áreas para preencher informações de cartão de crédito, endereço de correspondência, etc.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *