Home / Anúncios Criativos /

Como fazer um panfleto útil para a sua empresa

Como fazer um panfleto útil para a sua empresa

Não sabe como fazer um panfleto para a sua empresa? Não reconhece sequer a necessidade deste meio de promoção? Ao longo dos próximos parágrafos, decidimos falar de um dos métodos de promoção mais antigos da história da publicidade e da imprensa: o panfleto.

Este pequeno pedaço de papel, que reúne informação relevante sobre o seu negócio, pode chegar às ruas como uma verdadeira arma de marketing e atrair a atenção da audiência. É uma excelente forma de conseguir novos clientes.

Hoje, com o advento das novas tecnologias e da Internet, temos de assumir que os folhetos já não são utilizados em massa quando são postos lado a lado com outros métodos como redes sociais e publicidade online. Ainda assim, quando queremos promover um negócio local, numa comunidade muito específica, o folheto continua a ser o método mais eficiente.

Porque continua a ser eficiente? Basta pensarmos um bocado para respondermos a esta pergunta. Em primeiro lugar é muito fácil de distribuir. A audiência tem acesso ao panfleto a partir de outras lojas ou espaços públicos onde você o tenha deixado ou até mesmo diretamente da mão de um dos seus distribuidores.

Em segundo lugar, o panfleto transparece um sentimento mais forte de personalização e familiaridade. Você recebeu este pequeno pedaço de papel por parte de alguém que já conhece ou de um sítio que lhe é familiar. Assim, vai aceitar com maior naturalidade a informação sobre uma nova loja ou empresa que vai abrir na rua onde passa todos os dias.

Por último, o folheto chama a atenção e não é algo que se desliga, como acontece na Internet: você leva o panfleto consigo para casa, pousa-o na mesa da sala e possivelmente dá a conhecer o seu conteúdo a quem o rodeia.

Não é por isso de admirar que os panfletos promocionais sejam hoje ainda bastante usados por empresas locais como salões de beleza, restaurantes, lavandarias, confeitarias, clínicas médicas, massagistas, mercearias, entre muitos outros.

Se não sabe como fazer um panfleto, leia então com a atenção o que escrevemos a seguir. Um bom panfleto é aquele que pode ser analisado e entendido pela audiência numa mera questão de segundos. Mesmo que uma pessoa deite o panfleto ao lixo poucos minutos depois, a mensagem que leu no folheto deve ficar retida na sua mente.

Ainda que hoje o acesso à tecnologia seja fácil, recomendamos que procure a ajuda de um designer para estruturar um panfleto mais profissional. Existem muitos detalhes gráficos que devem ser considerados na altura de montar o panfleto, muitos dos quais não tem consciência. A ajuda de um designer pode ser por isso fundamental. Entretanto, se preferir ser você mesmo a fazer o panfleto, utilize software de edição, como por exemplo o Corel Draw ou o Adobe Photoshop.

Como fazer a arte do panfleto passo a passo

Antes de mais, sugerimos que pegue numa folha de papel em branco e faça uma espécie de brainstorming para reunir as informações importantes que quer transmitir à audiência. Este pode ser um processo demorado, já que terá de construir bem a mensagem que quer passar e, provavelmente, cortar alguns detalhes que são desnecessários.

Uma vez encontrado o “esqueleto” do panfleto, comece a moldá-lo. A criação de um título eficiente e que prenda a atenção do leitor é a tarefa chave de qualquer folheto. Tenha em consideração que, na maior parte dos casos, o título funciona mesmo como uma campanha, uma promoção ou o anúncio de um produto novo. Precisa de ser algo que chame a atenção das pessoas, que informe e justifique a mais-valia para as pessoas se deslocarem à sua loja.

   

Embora a fotografia seja de facto importante, deve ter cuidado com os excessos. Ninguém gosta de receber um panfleto com imensas fotografias de produtos e nenhuma mensagem coerente. Por isso mesmo, adote a regra do “menos é sempre mais”. Repare nos anúncios de carros que apenas mostram um veículo: mostram o essencial. Limite-se a fazer o mesmo.

Já falamos no título e nas imagens. O que falta? Basicamente, toda a informação útil para a audiência. Se anunciar produtos, não se esqueça de incluir o preço do produto. Se for um desconto, mencione a percentagem de forma bem visível. Associe ainda ao panfleto alguns dados necessários para encontrar a sua loja ou empresa: morada (considere incluir um mapa, se achar necessário), telefone, site ou redes sociais e e-mail.

Cuidados a ter em consideração quando fizer o seu panfleto:

Tipo de letra

Tenha cuidado com o tipo de letra que utilizar no seu panfleto. Mesmo que seja uma fonte bonita e engraçada, valorize aspectos mais importantes como a sua legibilidade. Não cometa ainda o erro de usar tipos de letra diferentes nos seus panfletos: ao utilizar mais de duas fontes está a provocar mais oportunidades de distracção à audiência.

Espaços vazios

Deixe espaços vazios no seu panfleto para que possa “respirar”. Um panfleto com muito texto ou com uma aparência confusa é rapidamente descartado por quem o recebe. Deixe alguns espaços em branco, permitindo que o leitor sinta que está a fazer uma leitura leve e fácil.

Contactos

Os contactos da empresa devem surgir no rodapé do panfleto, pois é aí que as pessoas mais facilmente se lembram de procurar, quase como se fosse um instinto, quando precisam de o contactar ou até mesmo visitar.

Cor

Por último, falamos da cor. Na hora de preparar um panfleto, não importa qual a sua cor favorita. O que deve realçar são cores que combinem e que reflitam a marca da loja/empresa. Além do mais, escolha cores claras para o fundo e cores mais fortes para as letras.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *