Home / História da Publicidade /

Os conceitos de Publicidade e Marketing que todos devem saber

conceitos

Os conceitos de Publicidade e Marketing que todos devem saber

O primeiro passo para começarmos a compreender o que significa Marketing passa por entender que esta é uma palavra proveniente da língua inglesa, apesar de estar intrínseca à cultura mundial.

Em inglês, market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como cada consumidor age no mercado. Aborda sobretudo o processo global de uma determinada empresa ou marca induzir à compra, venda e trocas de serviços, produtos ou ideias.

Philip Kotler, um dos mais renomados especialistas da área, sintetiza desta forma: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”.

Segundo o American Marketing Association, a definição do termo é a seguinte: “O Marketing é uma actividade que integra um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Ou seja, o Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem o principal objectivo agregar valor às marcas ou produtos de modo a atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo: os consumidores.

Mas quem pensa que o Marketing tem apenas como objetivo vender algo está enganado, pois todo o conceito se estende em tudo que envolve este processo: produção, logística, comercialização e pós-venda do produto/serviço.

Já a Publicidade refere-se somente ao acto ou o efeito de dar a conhecer um produto ou um conjunto de produtos, incitando ao seu consumo. Pode ser entendida como a arte de convencer, persuadir e seduzir de modo direto. É em simultâneo um processo comunicativo que habitualmente difunde informação através de diferentes meios, tais como a televisão, a rádio, a internet, e a imprensa escrita (jornais e revistas), mas também através de meios próprios das empresas, como cartões de visita, flyers, outdoors, balcões de exposições, entre muitos outros tipos de propaganda.

A Publicidade e o consumidor estão inegavelmente relacionados, sendo esta relação um ciclo vicioso baseado no facto de o consumidor ser vulnerável. Os publicitários jogam cada vez mais com os instintos do público que pretendem influenciar, tendo em consideração as suas características e fazendo uso de elementos persuasivos (música, cores, texturas, formatos).

A publicidade rege-se por certos princípios, princípios estes que determinam que certas formas de publicidade sejam ou não proibidas. Estes princípios são: Ilicitude + Identificabilidade + Veracidade + Respeito pelos direitos do consumidor.

Não perca também a oportunidade de garantir o E-Book Gratuito Ferramentas de Publicidade e Marketing AQUI NESTA PÁGINA.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *