Home / Comunicação Visual /

Como conseguir bom conteúdo visual para o seu site?

conteúdo visual

Como conseguir bom conteúdo visual para o seu site?

O conteúdo é a chave para o sucesso de qualquer projeto digital. Basta colocar-se no lugar do cibernauta, um papel esse que você desempenha todos os dias com toda a naturalidade, para rapidamente perceber que existem uma série de comportamentos e dinâmicas associadas à sua navegação que já lhe permitem filtrar os conteúdos que lhe  interessam daqueles que não assumem qualquer relevância.

Por essa razão, hoje decidi dedicar-me um pouco à investigação do tema: o que faz de um conteúdo visual um bom conteúdo visual? Mesmo que o resultado final não seja académico, as conclusões que aqui lhe apresento focam-se essencialmente em aplicações práticas para que ainda hoje possa ajustar as suas estratégias digitais e incorporar nos seus espaços online conteúdo que se destacará.

Assim sendo, apresento então sem mais delongas algumas sugestões sobre como conseguir bom conteúdo visual para o seu site e blog.

Como conseguir bom conteúdo visual para o seu site?

Originalidade no conteúdo visual

Se os conteúdos textuais são originais, faça de tudo para que as suas imagens também o sejam. Ao navegarmos pela Internet é muito comum encontrarmos diferentes publicações, de diferentes websites, mas com a mesma imagem. Além de provocar um enorme dano na credibilidade do website, conteúdos repetidos vão resultar num maior aborrecimento do público.

Na Internet, as pessoas procuram originalidade: querem consumir nova informação e ser os primeiros a partilhar nas redes sociais aquele post engraçado que leram. Além disso, relembramos que usar conteúdos de terceiros pode resultar na violação de direitos de autor. Qual a solução então?

Produza as suas imagens, quer contratando designers talentosos em fazer infografias ou tirando você mesmo fotografias capazes de ilustrar o conteúdo do post a publicar. Por outro lado, pode virar-se para bancos de imagens e encontrar a preços muito económicos imagens originais e exclusivas.

   

Imagens que criam emoção criam também conversões

Como referi acima, as pessoas gostam de ser as primeiras a partilhar novos conteúdos nas redes sociais. E se pudesse usar isto em seu favor? O que proponho é simples. Imagine que a sua empresa está a organizar uma festa, a lançar notícias de última hora ou até mesmo a fazer contagem decrescente para algum evento.

Ao concentrar-se nas redes sociais, pode recorrer ao conteúdo visual para atrair a atenção do público e gerar mais interação. Divulgue rapidamente fotografias do que se está a passar num evento, uma imagem diária com a contagem decrescente para o grande dia que a sua empresa está a promover ou uma publicação importante com uma fotografia impactante.

O público vai envolver-se emocionalmente com aquilo que está a ser partilhado. A emoção, aliás, vai ser medida através do número de Likes e Partilhas que vai receber nas redes sociais.

Imagens que se encaixam com o texto

Um dos princípios básicos do Marketing de Conteúdo é a relevância. Se tem uma empresa sobre automóveis, não faça publicações relacionadas com produtos de beleza. Da mesma forma, não ilustre conteúdo textual com uma imagem que nada tem a ver com o que a pessoa vai ler.

Se os dois tipos de conteúdo não se tocarem, o público que o segue fielmente pelas publicações não se vai identificar com aquilo que você está a partilhar. Além de causar uma má impressão, corre o risco de perder certos seguidores.


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *