Home / Comunicação Visual /

Canva: conheça esta ferramenta para criar flyers online

criar flyers online

Canva: conheça esta ferramenta para criar flyers online

O marketing direto é uma das modalidades do marketing que melhor permite criar empatia com a audiência no momento porque estamos a entrar em contacto diretamente com a mesma. Especialmente em comunidades locais, para a promoção de pequenos e médios negócios – onde formas de comunicação como publicidade tradicional nem sempre fazem sentido – um flyer pode facilmente captar a atenção de um potencial consumidor e levá-lo até nós.

O flyer, para quem não sabe, surgiu com o desenvolvimento da publicidade moderna nos centros urbanos, onde as empresas se procuravam anunciar rapidamente e aos seus produtos e serviços. Em certa medida, podemos olhar para o flyer como uma evolução dos panfletos simples criados a partir da invenção da imprensa.

O que distingue os flyers? Bem, costumam ser mais refinados do que os panfletos, impressos em grandes quantidades, mas em papéis de maior gramagem, com um trabalho estético mais apurado. É o caso típico de flyers de inaugurações de empreendimentos imobiliários, por exemplo, ou de supermercados.

Se está interessado em criar um flyer, vamos apresentar uma ferramenta para criar flyers online já nos próximos parágrafos. A ideia de que precisa necessariamente de recorrer aos serviços de um designer para ter um trabalho bom e com qualidade passou a estar totalmente desatualizada. Agora  será capaz de fazer tudo e de alcançar um resultado com um acabamento profissional. Vamos lá então apresentar o Canva!

Para quem não conhece, o Canva é uma ferramenta de design de conteúdos gráficos idealizada para qualquer tipo de pessoa, particularmente para quem não domina os softwares de edição como o Photoshop. Utilizada quer por designers amadores e profissionais, quer por agentes de áreas totalmente distintas, o Canva coloca no seu ecrã as ferramentas de que realmente necessita para produzir conteúdos atrativos e cativantes.

À semelhança de outras ferramentas, o Canva funciona com um sistema de “arrastar e largar”: basta utilizar o seu rato para organizar as imagens no ecrã e os vários elementos que compõem o seu design. Entretanto, o facto de não cobrar qualquer tipo de preço pela utilização do serviço – exceto em certos templates cujos preços rondam 1 dólar – vem apenas reforçar o argumento de que não há razões para não usar esta plataforma.

Todavia, uma das particularidades que tornam o Canva tão único e profissional é que podemos, assim que acedemos à sua interface, selecionar o tipo de conteúdo que queremos produzir e a partir desse momento em diante usar um template ajustado ao que idealizamos. E não importa de que tipo de conteúdo estamos a falar: pode ser para um material que quer colocar na Internet ou para algo que deseja imprimir.

E é aqui que entra uma das nossas ferramentas favoritas: a ferramenta para criar flyers online assume aqui a forma de um template incrivelmente intuitivo que podemos usar com toda a liberdade para criar flyers e fazer as nossas experiências.

Para começar a fazer o seu flyer comece por entrar no Canva e por fazer login (pode criar conta ou fazer login através do Facebook). De seguida, irá surgir uma longa lista com vários templates de documentos e materiais que poderá explorar e criar. No entanto, se estiver mesmo muito focado em criar o flyer, pode descer imediatamente para a secção chamada “Marketing Materials”.

Como pode ver pela imagem, aqui poderá selecionar dois tipos de templates para criar o seu flyer: um dos templates adota o modelo tradicional e bem conhecido usado pelas agências imobiliárias; no entanto, o seguinte template permite criar o mais variado tipo de flyers, seja para que negócio for.

Uma vez selecionado o template, pode então explorar os inúmeros layouts disponíveis. Estes layouts variam sempre conforme cores, imagens, fonte e estrutura utilizada. Ainda assim, existem tantas opções gratuitas que podem ser usadas que o mais difícil será mesmo escolher aquela de que mais gosta.

O processo de criação do flyer é extremamente intuitivo, como se estivesse a montar um puzzle com muitas peças e que está aberto a inúmeros resultados finais. Perca o seu tempo a explorar os layouts, os elementos e as fontes disponíveis. Faça uso do motor de pesquisa que se encontra no topo da página para afunilar a pesquisa por certos elementos gráficos que possa integrar no seu flyer e faça ainda upload de qualquer imagem ou material que tenha no seu computador.

Após chegar ao resultado final, precisa apenas de fazer “Download” do ficheiro no botão que se encontra acima para ficar com uma cópia guardada no seu computador e para que possa usá-la mais tarde para imprimir. Caso tenha de interromper o processo de edição por algum motivo, poderá regressar ao mesmo mais tarde, e partir de qualquer computador, uma vez que o Canva guarda todo o material em cloud.

E precisa de mais conteúdos para o seu projeto? Não se deixe então ficar apenas pelos flyers. Se voltar a lista de templates disponíveis, vai verificar rapidamente que existem opções que se enquadram em todas estas categorias:

  • Templates para Posts nas Redes Sociais (Twitter, Pinterest, Facebook, Tumblr, Instagram e Linkedin)
  • Templates para Documentos (Cartas, Apresentações, A4, Revistas, Certitifcados, Currículos, entre outros)
  • Templates para blogs e livros (E-books, Wallpapers, Capas de livros, infografias, capas de álbuns, entre outros)
  • Templates para conteúdos de Marketing (Flyers, posters, menus, cartões de visita, cupões de desconto, logotipos, entre outros)
  • Templates para cabeçalhos de redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter, Google+, entre outros)
  • Templates para eventos (Postais, convites de casamento, convites, cartões, anúncios, entre outros)
  • Templates para anúncios (Facebook Ad, Banners, entre outros)

O processo replica-se sempre para todos os conteúdos no Canva: basta arrastar e largar os elementos gráficos à sua disposição e atrever-se a dar asas à sua imaginação!

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *