Home / Decoração de Espaços /

O que é o Decals e como o usar na decoração da sua casa?

O que é o Decals e como o usar na decoração da sua casa?

No nosso blog temos falado já de várias técnicas de impressão e estampagem. Hoje, chegou a hora de falarmos de uma outra técnica, desta vez relacionada com colagem mas que consegue resultados bastante interessantes, simples e elegantes. Estamos a falar de uma técnica chamada Decals (também conhecida como decalque em português).

Além de ser usada em tatuagens falsas e paredes, a técnica Decals é amplamente utilizada em artes gráficas, aerografia, pinstriping e serigrafia. Este tipo de aplicação foi inventado pelo francês Simon François Ravenet, um gravador que eventualmente se mudou para Inglaterra para aí aperfeiçoar a técnica a que chamava Décalcomanie (que significa, traduzido do francês, copiar decalcando os rebordos de uma figura).

Após anos de experiências, a técnica de Decals tornou-se rapidamente um sucesso por toda a Europa durante o final do século XIX, sendo recuperada mais recentemente para a decoração de casas, escritórios e outros espaços.

Decals: mas afinal, o que é o decals?

O decals é um tipo de colagem que pode acontecer quando se esfrega uma figura sobre um tecido ou papel e ela aparece no objeto inferior. Está a ver, por exemplo, aquelas tatuagens autocolantes que as crianças costumam usar? Basta encostar o papel à pele, passar um pano húmido por cima e a imagem ficada gravada na pele temporariamente?

O efeito do decals é exatamente igual… e as utilizações para os quais é procurado hoje são completamente inovadoras! Como deve calcular, o decals pode ser usado para outras práticas que vão muito além de tatuagens falsas. Esta técnica pode ser aplicada com excelentes resultados, por exemplo, em paredes para fins de decoração de interiores ou até mesmo peças de mobiliário ou de vidro.

Entre as vantagens do uso de decals para paredes está, claro, o custo de aplicação, que é muito baixo quando comparado à pintura de parede ou à utilização de papel de parede. Outra vantagem ainda é a facilidade em remover as imagens decalcadas.

   

Por exemplo, o Wall Decal, ou seja, a técnica de colar figuras em paredes, é cada vez mais popular por ser uma opção de decoração de espaços bastante elegante e permitir efeitos incríveis na decoração de casas.

O grande desafio é encontrar a imagem certa a decalcar na parede de sua casa ou escritório para atribuir-lhe um efeito inovador e completamente fora do normal.

Não acredita? Veja alguns exemplos abaixo.

  

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *