Home / Decoração de Espaços /

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

decorar escritório

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Se está a fazer mudanças na sua empresa ou vai mudar em breve de instalações, então é provável que esteja a procurar algumas orientações sobre como decorar o seu escritório profissional, de preferência com um estilo moderno e que se adeque às tendências mais recentes da decoração. Se é mesmo um daqueles que não percebe nada do assunto, então não se preocupe porque ao longo dos próximos parágrafos vamos explicar algumas noções essenciais que deve ter em consideração ao montar o seu escritório.

Para nos certificarmos de que percebeu bem a “lição”, vamos apresentar ainda algumas fotografias de escritórios dos quais poderá tirar algumas ideias.

Um escritório – seja pessoal ou profissional – pressupõe que o espaço será usado para trabalho e, em alguns casos, para receber certas pessoas. Por essa razão, não é de admirar que as pessoas procurem formas de transmitir para o seu espaço empresarial sentimentos como confiança e conforto. Afinal de contas, estes são dois ingredientes essenciais para assegurar a satisfação dos clientes e deixá-los mais à vontade.

No contexto empresarial, os escritórios serão mesmo espaços onde irá receber clientes e a decoração deve por isso ser mais rigorosa, já que pode influenciar – mesmo que subconscientemente – o à vontade do cliente para utilizar os serviços profissionais que lhe estão a ser propostos.

Mais do que conforto e confiança, é também crucial que o seu escritório tenha um estilo moderno. A ideia de modernidade traz automaticamente elegância e sofisticação, tornando o ambiente mais convidativo e menos intimidador para todos aqueles que o usam e visitam.

Com o intuito de assegurar, então, uma boa decoração para o seu escritório, é necessário que perca algum tempo a planear e que, antes de fazer qualquer plano ou compra, delimite um orçamento de quanto tenciona gastar com a decoração. Este é um ponto importante e que irá orientar a sua pesquisa.

Uma das primeiras considerações a ter em conta é que, de modo a criar um ambiente convidativo, deve prestar atenção à iluminação.  Uma boa iluminação pode ser assegurada com o uso de lâmpadas fluorescentes, que não produzem tanto calor, iluminam mais que lâmpadas convencionais e também são mais económicas. As lâmpadas de LED são também uma opção frequentemente considerada, já que podem ser utilizadas para realçar certos itens da decoração, como quadros e plantas.

   

Não tanto acerca da decoração, mas extremamente relacionado com o conforto, é a refrigeração do espaço. Certifique-se de que o escritório é arejado e é ventilado com frequência através de ar condicionado, ventoinhas ou simplesmente de uma janela. O asseio do espaço, como se será de esperar, dirá muito acerca daqueles que usam o escritório.

Na escolha das cores de parede não se deixe levar apenas por aquilo que acha que ficará melhor no escritório. As cores têm um papel preponderante a influenciar o subconsciente humano. Cores claras, por exemplo, deixam o ambiente mais calmo se estivermos a montar, por exemplo, um escritório para negócios mais formais, como uma firma de advogados. No entanto, se trabalha no lado do design, decoração e arquitetura, as cores mais fortes poderão resultar melhor a transmitir a imagem que deseja fazer chegar ao seu público.

Por outro lado, o uso de cores quentes inspira sentimentos como alegria e autoconfiança, ainda que se recomende uma certa cautela no uso destas cores. Ninguém quer criar um ambiente muito carregado. Por isso, faça uma boa combinação entre cores claras e neutras, como branco, bege, amadeirado, azul e verde, cores essas que podem ser utilizadas para pintura das paredes ou móveis, juntamente com cores mais alegres e vibrantes, como amarelo, vermelho, dourado ou mesmo o preto.

E, claro, não podíamos deixar os móveis de fora. Os móveis podem ser feitos por medida para cada tipo de escritório. Se for esse o caso, escolha um tipo de madeira que transmita uma boa impressão e algo requintado… mas na medida certa. Quadros decorativos são também uma ótima opção na decoração, e devem ser utilizados para trazer mais motivação e inspiração no dia-a-dia.

10 modelos importantes para entender a arte de decorar escritório

Conheça mais dicas de decoração de escritórios no e-book “50 dicas de decoração para casa e escritórios empresariais”

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *