Home / Marketing /

Conheça 10 dicas para decorar montras de lojas com sucesso

decorar montras de lojas

Conheça 10 dicas para decorar montras de lojas com sucesso

Precisa de decorar a montra da sua loja? A montra, como muitos gerentes de loja sabem, funciona como um catálogo daquilo que poderá encontrar no interior do estabelecimento comercial. No entanto, mais do que dar uma amostra dos artigos disponíveis no interior, a montra funciona também como uma espécie de representação da filosofia da própria loja.

Muitos gerentes de loja, no entanto, têm alguma dificuldade em decorar montras de lojas de forma eficaz. Partindo do pressuposto de que o objectivo final do gerente de loja será sempre o aumento das vendas, neste artigo quero orientá-lo para esse mesmo objectivo, apontando 10 dicas para decorar montras de lojas.

Conheça 10 dicas para decorar montras de lojas com sucesso

1 – Aproveite o espaço disponível

Antes de mais, deve proceder a uma primeira fase de planeamento. O primeiro passo envolve contemplar a montra à sua frente e perceber a quantidade de espaço de que dispõe. Utilize uma fita métrica, se achar que é importante ter todas as medidas do espaço. Logo depois, poderá começar a perceber que tipo de composição assentará na montra.

Não seja ambicioso: não cometa o erro de tentar mostrar tudo o que quer vender, apenas as categorias ou estilos de produto. Organize os objetos em grupos, quando os produtos forem pequenos, e exiba os itens grandes. Desta forma, o conteúdo da montra será facilmente visto de longe. Mas cuidado! Faça um bom uso de todo o espaço disponível e evite também deixar muito espaço vazio.0

2 – Promova o que vende

Uma montra deve servir como uma espécie de catálogo aquilo que o público poderá encontrar no interior. Desta forma, todos os artigos que seleccionar para apresentar e vender ao público devem estar disponíveis no interior da loja. Nenhum de nós quer ou gosta sequer de entrar numa loja para descobrir que o produto que viu na montra não se encontra à venda, certo? Esta é mesmo uma forma de publicidade enganosa. Para evitar que tal acontece, precisa apenas de fazer uma coisa: fazer uma boa selecção dos produtos em stock.

3 – Atualize as suas montras

Diretamente relacionado com a dica anterior, apresentamos uma outra dica: atualize constantemente as suas montras. Assim que um produto esgotar na sua loja, por exemplo,  certifique-se de que é retirado da montra. No seu lugar, coloque um outro artigo, de forma a actualizar constantemente a sua montra e a imagem da mesma. Mas faça ainda mais: promova vendas e outros eventos especiais com grandes placas, removendo-as sempre que perderem a actualidade. As pessoas que passarem todos os dias pela sua montra vão perceber que algo mudou.

4 – Escolha um tema para a montra

Não há dúvida de que uma montra se torna mais especial, reflectindo uma mensagem mais forte, quando a ela podemos associar um determinado tema. Por essa mesma razão, escolha um tema para a montra e decore-a em concordância, sem se afastar muito da sua génese. Precisa de ideias para temas? Procure-as em revistas e nas tendências que marcam a Internet. Ficam aqui algumas ideias: baseie o seu tema  numa determinada  temporada ou estação do ano, num desporto, evento ou produto.

5 – Conte uma história

O cliente não está apenas à procura apenas de um produto: tudo aquilo que o produto pode fazer por si e pelos seus sonhos faz também parte da venda. Por essa razão, não é de admirar que as montras das lojas na 5.ª Avenida, em Nova Iorque ou até mesmo da Harrods, em Londres, façam o seu melhor para contar histórias e captar a atenção dos clientes e para estimular os seus sonhos.

Numa época em que o consumidor se torna cada vez mais impermeável a técnicas publicitárias, a estratégia passa por apostar em conteúdos de entretenimento que o público estaria de facto disposto a consumir. Uma montra que conte uma história é um dos exemplos a considerar.

   

6 – Iluminação

Não precisamos sequer de sublinhar a importância da iluminação e como pode ser manipulada para contar uma história. Por essa razão, faça uso de iluminação forte para que as pessoas possam ver rapidamente aquilo que está a vender. De forma a ser bem sucedido, dê enfoque a pequenos cantos da sua montra através de candeeiros e lâmpadas LED, um tipo de lâmpada que é mais económica e com alta capacidade de dar destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais.

Na eventualidade de não ter recursos, economize energia reduzindo a iluminação da montra. Sempre que possível, procure diminuir custos de outras despesas. Não afaste a sua atenção dos focos de luz.

7 – Truques de luz e movimento

Diretamente associado à iluminação, encontra-se o movimento: ambos são eficazes em contar uma história. Por essa razão, tudo o que pisca e se move chama a atenção do público. Nesse sentido, há que pensar em formas de dar vida à sua montra, para que os olhos de qualquer pessoa que passe na rua se voltem automaticamente para a sua janela.

Pisca-pisca, luz piscante ou luzes giratórias são boas opções a considerar, e que pode aplicar mediante a escolha de um sistema de iluminação: inclua decorações animadas e motorizadas, experimente um vídeo onde apresenta as suas mercadorias e muito mais. O importante é que dê vida e movimento à sua montra.

8 – Pequenas mudanças

Há certos elementos na sua montra que pode mudar todos os dias, pequenos detalhes que impactem automaticamente o ambiente da montra e que possam ser facilmente captados por aqueles que passam na rua todos os dias. Não estamos a falar de mudanças drásticas: talvez a mudança de um pano com uma determinada cor, do objecto central da montra  ou até mesmo de um conjunto de produtos. Aqueles que passam pela montra todos os dias vão perceber que há algo de diferente.

9 – Preços

Um dos elementos que faz parte da montra e que deve considerar com  todo o cuidado é o preço dos produtos em exposição. O ideal é que organize todos os preços num único espaço, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar a sua interferência. Uma vez que muitas pessoas estão constantemente à procura de pechinchas e, assim sendo, de preços mais acessíveis, a disposição que sugiro dos preços facilitará que encontrem os produtos mais baratos com facilidade.

Para resolver a questão dos preços, pode tentar ainda fazer uma composição de itens: oferecer, por exemplo, sempre um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja, mas sem perda do prestígio do produto ou da marca.

10 – Mais é menos nas promoções

E, por fim, termino com uma dica que nem todos os gerentes de loja levam a sério: mais é menos na forma como comunica as promoções e descontos. Todos os clientes gostam de descontos, claro, mas a forma como os comunica deve ser cuidadosa. Não exagere ao colocar muitos cartazes com palavras como Liquidação Total, Descontos ou outros… Caso contrário pode provocar o efeito contrário.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *