Home / Decoração de Espaços /

10 ideias baratas e criativas para decorar paredes sem tinta

decorar paredes

10 ideias baratas e criativas para decorar paredes sem tinta

Procura uma solução para a decoração da sua casa que seja totalmente diferente de tudo o que tenha visto? Uma ideia criativa, totalmente revolucionária, para decorar paredes de salas e quartos sem necessariamente ter de pintar a sua casa?

Como deve ter a noção, pintar uma casa é algo que não sai barato. Em certos casos, pintar as paredes não é sequer uma opção. Muitas pessoas que arrendam casas têm de obedecer a certas regras do senhorio como, por exemplo, não fazer furos na parede ou pintá-la. Se obedecer a regra à risca habilita-se a viver numa casa onde não se sente confortável, com paredes lisas e até mesmo manchadas com sinais de desgaste ou humidade.

De forma a colmatar este problema comum a muitas pessoas que acabam de mudar de casa, decidimos neste post apresentar 10 ideias baratas e criativas para decorar paredes sem usar uma gota de tinta!

10 ideias baratas e criativas para decorar paredes sem tinta

1 – Pano

Porque nos lembramos sempre de pendurar quadros e de pintar paredes quando dispomos de elementos visuais muito mais atraentes para decorar as nossas casas? Já pensou, por exemplo, pendurar um tecido na sua parede? Basta encontrar um tecido com um padrão que seja do seu interesse ou com uma cor que se adeque bem à sua sala para, logo depois, o pendurar na parede usando fita-cola. Simples e sem necessidade para complicações!

2 – Flores artificiais

Se torceu o nariz ao ler o subtítulo, saiba que pode estar a fazer um julgamento precipitado quanto à utilização de flores artificiais. As flores artificiais com um aspecto fraco e barato que encontrávamos nas lojas há dez anos deram lugar a flores com um aspecto muito natural que passam facilmente por verdadeiras. Quando penduradas na sua parede (uma vez mais, usando fita-cola) podem alcançar um efeito muito interessante e diferente do habitual.

3 – Post-its

Tem muitos post-its no seu escritório e sabe que nunca os vais usar? Talvez queira então pôr em prática esta dica para decorar a parede da sua sala de forma criativa. Um a um, vá colando os post-its na parede da sua casa, construindo formas geométricas e padrões, servindo-se das cores para construir um efeito absolutamente diferente do que está habituado. O resultado final dependerá sempre da sua criatividade.

4 – Quadros de pano

Se quer mesmo ter um quadro em sua casa – seja pendurado ou pousado no chão, encostado à parede – vai de certo adorar esta dica que lhe estou prestes a dar. Compre uma tela em branco ou encontre uma superfície lisa quadrada ou retangular e, servindo-se de tecidos, forre a estrutura. Está a ver por exemplo aquele vestido de que gostava muito mas que nunca mais vai usar? Dê-lhes uma nova vida que possa ser conhecida por todos os que passam pela sua casa. Se quiser, pode mesmo emoldurar o seu quadro de pano.

5 – Pratos

Quem é que não tem uma avó com pratos pendurados em casa? A ideia pode parecer clássica e antiquada, mas acredite em mim quando lhe digo que vai ficar muito bem no seu lar. Use pratos mais modernos e coloque-os numa ordem que não faça propriamente sentido. Misture cores e formatos e faça da sua sala um espaço totalmente diferente. Recomendamos que, para pendurar pratos, use suportes do tipo aranha com quadros ganchos. É a estrutura ideal para sustentar o prato.

   

6 – Fita cola

Lembra-se da fita cola que usou acima para pendurar os tecidos e as flores artificiais? Bem, e se lhe dissessemos que pode usar a fita cola, apenas a fita cola, para decorar a sua parede? Basta encontrar uma fita cola com cor (ou várias) e colá-la à parede, percorrendo o perímetro da sua sala de jantar ou quarto. Um truque muito simples e barato, mas que promete um resultado completamente fora de caixa.

7 – Jornais

Tem muitos jornais em casa? Então sacuda o pó do papel e prepare-se para decorar a sua sala com um papel de parede muito especial. Uma vez que o jornal combina maioritariamente as cores preto e branco (embora hoje seja frequente encontrar publicações a cores), esta é uma excelente escolha para dar um toque elegante à sua casa e, ao mesmo tempo, homenagear o mundo da imprensa. Se as folhas de jornal que escolher contarem com notícias históricas e interessantes, estará a investir em simultâneo num excelente entretenimento para distrair as suas visitas quando passarem lá por casa.

8 – Fios

Uma outra ideia que promete revolucionar por completo a sua casa e enchê-la de cor passa pela utilização de fios. Pedaços de lã ou de linhas que tenha perdidos no fundo da gaveta ou que, em último recurso, queira mesmo comprar. O que sugerimos é muito simples: pegue em todos esses fios, pregue alguns pregos nas paredes da sua casa e “estenda” os fios pela sua sala. O resultado fica bem divertido.

9 – Estendal

E, por falar em fios, e que tal usar um desses fios para criar uma espécie de estendal na sua sala? Sim, leu bem: um estendal. Não, não, não queremos que se ponha a estender a sua roupa em cima da televisão ou do sofá. O que sugerimos é que use este estendal para pendurar fotografias ou algumas recordações com molas, construindo assim um verdadeiro cantinho de memórias.

10 – Decals

O Decals é um tipo de colagem que pode acontecer quando se esfrega uma figura sobre um tecido ou papel para que ele apareça no objeto inferior. Está a ver, por exemplo, aquelas tatuagens autocolantes que as crianças costumam usar? Basta encostar o papel à pele, passar um pano húmido por cima e a imagem ficada gravada na pele temporariamente. O mesmo pode ser feito com a parede da sua casa, conseguindo assim passar imagens interessantes e criativas que mudam totalmente a atmosfera do seu lar.

Se deseja obter ainda mais informações e dicas sobre Decoração, não deixe de conferir o nosso E-Book Gratuito com 50 Dicas de Decoração para Casa e Escritórios Empresariais.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *