Home / Marketing /

Negócios online: os requisitos necessários para ser empreendedor digital

empreendedor digital

Negócios online: os requisitos necessários para ser empreendedor digital

No blog Publicidade e Marketing o tema de empreendedorismo já foi alvo da minha atenção várias vezes. Através destes artigos procuro não só pôr em prática aquilo que fui aprendendo após muito estudo e pesquisa, mas também passar-lhe a si algum desse conhecimento.

Todavia, hoje percebi que me estava a faltar tocar num dos tópicos mais importantes do empreendededorismo contemporâneo: o digital. Quais são os requisitos para se ser um empreendedor digital e continuar a remar no caminho do sucesso? É sobre isso mesmo que disserto ao longo dos próximos parágrafos.

Claro está que o truque é manter-se focado num objetivo e trabalhar muito até que este se concretize. Aposte na criação de uma estratégia digital clara e concisa, capaz de atrair pessoas e de atribuir um maior reconhecimento à sua página ou marca.

Negócios online: os requisitos necessários para ser empreendedor digital

Gestão do tempo

Para ter sucesso como empreendedor digital é importante ter uma boa noção daquilo que quer no futuro, ter consciência de todas as ações tomadas no passado e saber aquilo que deve fazer agora, no presente. Lembre-se que o tempo é um recurso que tem de ser bem gerido: cumpra todos os prazos e auto-imponha metas. Saber planear é uma das palavras-chave para quem quer ser bem-sucedido no mundo do Marketing Digital.

Método

Na sequência do tópico anterior, saliento a importância de estabelecer um método. A política do “amanhã logo se vê” não se coaduna com quem quer ter sucesso online. É importante criar um plano a longo prazo com etapas definidas, para que não perca tempo em ações que não lhe trarão quaisquer benefícios. Saliento, no entanto, que o plano não deve ser rígido: se verificar que não está a conseguir os resultados pretendidos ou se encontrar uma forma melhor de fazer as coisas, deverá ajustar o plano geral.

   

Conhecimentos da Internet

É importante reconhecer que a Internet é um lugar onde tudo está ligado e onde as inovações são constantes. Como tal, é importante estar atento às tendências e ir otimizando a estratégia de acordo com as melhores técnicas ou ferramentas do mercado. O empreendedor digital deverá, por isso, ter conhecimentos em áreas como redes sociais, Search Engine Optimization (SEO) e análise de dados.

Rede de contactos

Uma rede de contactos especializada pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de qualquer negócio. Hoje em dia, com a Internet é fácil entrarmos em contacto com quem quer que seja, e onde quer que essa pessoa esteja. Comece, por exemplo, a utilizar a rede profissional LinkedIn e inscreva-se nas várias comunidades que dizem respeito à sua área de negócio. Se cria textos para o seu blog ou se faz a gestão das redes socais, esteja também atento às comunidades de Marketing Digital para que possa entrar em contacto com as melhores técnicas da atualidade.

Investir em conteúdos

Vídeo, texto ou imagem. Independentemente do tipo, a Internet é um universo de conteúdos. Se está numa fase inicial, lembre-se que é extremamente importante associar a sua marca a vários conteúdos. Utilize as técnicas de SEO e cimente a sua posição como líder de mercado especializado.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *