Home / Empreendedorismo /

O que é Endomarketing e porque é importante para a sua empresa?

O que é Endomarketing e porque é importante para a sua empresa?

Muitos de nós já confraternizou com os nossos colegas de trabalho, sejam ou não do nosso departamento, fora do contexto da empresa. Nem que seja num mero jantar de Natal ou numa festa para celebrar o aniversário da empresa. Por isso mesmo, peço-lhe para fazer este pequeno exercício: como se sente, enquanto trabalhador, após estes encontros?

Por norma, as empresas que investem neste tipo de encontros entre trabalhadores conseguem uma maior integração dos seus funcionários e quebrar certas barreiras que se impõem entre diferentes departamentos da empresa. Mas, acima de tudo, estes encontros são excelentes para motivar os colaboradores e se sentirem bem no seu local de trabalho.

Esta técnica tem um nome: endomarketing. Ao longo dos próximos parágrafos, explicamos o conceito de endomarketing e como o poderá aplicar na sua empresa para fazer crescer os resultados que regista atualmente.

O que é o Endomarketing?

O termo Endomarketing surgiu em 1995, germinando diretamente da área da administração e do marketing. Saul Bekin foi quem expressou o conceito pela primeira vez no seu livro “Conversando sobre Endomarketing” e onde procede à explicação de todo o conceito que, em vez de se ficar no exterior da empresa, se foca no público interno: os colaboradores e departamentos que todos os dias trabalham para servir o cliente.

Passemos então a uma definição mais oficial: o endomarketing é um conjunto de estratégias de comunicação interna que se foca em melhorar o atendimento ao público valorizando a relação entre colaboradores e clientes. Recentemente, o conceito tem-se tornado mais importante dentro das organizações, já que a venda dos produtos passa sobretudo pelo facto dos colaboradores se terem tornado aliados e os principais responsáveis pelo sucesso dos negócios.

Sem surpresa alguma, os setores de Recursos Humanos das empresas reconhecem nas ações de endomarketing o potencial para reter e motivar os seus colaboradores. O colaborador passa a ser encarado como um cliente interno, que detêm grande influencia nas opiniões do cliente externo, e que por isso deve estar satisfeito com a empresa e assim a possa recomendar com toda a genuinidade.

   

As empresas podem aplicar diferentes ações de Endomarketing: os jantares de Natal e de convívio são por norma a ação mais comum, já que juntam os colaboradores num espaço que não seja a empresa. De forma simples e eficaz, a empresa demonstra aos seus colaboradores o quanto os valoriza.

O endomarketing, no entanto, também pode ser útil para integrar novos colaboradores. Sempre que recebe um novo colaborador ou constitui uma nova equipa, é preciso quebrar certas barreiras e ultrapassar constrangimentos. A isto acresce-se ainda a necessidade de investir no treino do pessoal para que conheça a empresa e as suas particularidades.

Para conseguir esta integração, a empresa pode então fazer uso de uma técnica popular de endomarketing: as Ações de Tema Building. Estas ações envolvem os colaboradores em atividades descontraídas com características lúdicas e que os desafiam, mesmo estando num espaço diferente. Considere ainda que diversas ações podem ser realizadas para que os colaboradores saiam da “zona de conforto”, lidem com emoções e sentimentos, e identifiquem pontos de melhoria no desenvolvimento pessoal e profissional.

Um exemplo muito comum de que ouvimos falar é a de jogos de futebol organizados pelas empresas ou até mesmo idas a campos de paintball. Estas atividades lúdicas, que põem as pessoas a mexer, a trabalhar em equipa e a competir, resulta como um excelente estímulo para se conhecerem e aprenderem a confiar umas nas outras.

Palestras motivacionais destinadas aos seus colaboradores são também uma excelente técnica de endomarketing. Se a empresa investir em boas palestras para a sua equipa irá facilmente incentivar e transformar a interpretação do ambiente de trabalho, deixando todos mais abertos aos assuntos e focados nos objetivos que têm de atingir.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *