Home / Marketing /

4 dicas para melhorar os resultados de engagement no Instagram

engagement

4 dicas para melhorar os resultados de engagement no Instagram

Se usa o Instagram para vender os seus produtos ou promover a sua marca, há uma boa hipótese de ter notado uma diminuição recente no engagement do Instagram. Se não está a receber tantos gostos, comentários ou novos seguidores como costumava, não se preocupe: não é só consigo. As contas de todos os tamanhos estão a registar menor engagement no Instagram.

Para ajudá-lo a combater a desaceleração no engagement, apresento ao longo dos próximos parágrafos 4 dicas de engagement que funcionam para realmente aumentar o envolvimento dos seus seguidores com as publicações que faz no Instagram.

Vamos lá conhecer as dicas?

4 dicas para melhorar os resultados de engagement no Instagram

1 – Não use Instagram Bots

O Instagram é um lugar competitivo. Para entrar na página Explore ou nos Posts Top de uma hashtag, precisa de gerar um engagement forte o mais rápido possível. No entanto, como o engagement do Instagram está a diminuir, esta é uma tarefa que se torna cada vez mais difícil do que nunca. Como resultado, alguns utilizadores voltaram-se para o s Instagram bots para insuflar artificialmente o engagement dos seus posts.

O pensamento é que, se não conseguir 2000 likes em apenas uma hora, de forma orgânica, por que não comprar 2000 gostos de um serviço de bot?

Os Instagram bots podem parecer uma ferramenta de engagement realmente útil – a solução perfeita para um empresário ocupado tem pouco ou nenhum tempo para gastar a construção dos seus seguidores no Instagram. Mas o fato é que os Instagram bots podem representar um risco sério para a sua conta.

O Instagram atualizou recentemente o seu algoritmo para ser mais difícil a atuação de bots, bem como contas que usam bots. Na verdade, milhares de utilizadores do Instagram que usam bots começaram a notar que os seus posts não estavam a aparecer nas hashtags que usavam. E, embora existam várias razões pelas quais isso pode acontecer com a sua conta, o principal é usar bots que violam os termos de uso da Instagram.

2 – Seja estratégico com hashtags

 

As hashtags do  Instagram ainda são uma das melhores ferramentas para dirigir o engagement nos seus posts, especialmente se pode entrar nas “Mensagens superiores” de uma hashtag.

   

Se já pesquisou uma hashtag no Instagram, provavelmente já notou a grade de nove Top Posts que aparecem no topo da página de resultados. De acordo com o Instagram, as Postagens Principais aparecem em hashtags “para mostrar algumas dos posts mais populares que foram marcados com este hashtag”. Na secção de posts superiores, os conteúdos são organizados cronologicamente e estão constantemente a ser atualizados: como tal, entrar nos posts superiores pode significar uma grande exposição para a sua marca!

O algoritmo por detrás dos posts superiores de Instagram tem algumas coisas em consideração, incluindo: quanto o seu cargo recebe (gostos e comentários), a popularidade da hashtag e a rapidez com que o post gera engagement. Se quiser entrar nos Posts Principais de uma hashtag, precisa de otimizar cada um desses fatores.

3 – Programe os posts de Instagram para quando o seu público for mais ativo

Uma das melhores maneiras de gerar engagement é agendar os seus posts de Instagram quando o seu público estiver mais ativo no Instagram. A razão para isso é que o algoritmo Instagram dá prioridade a posts com maior engagement, o que significa que quanto mais gostos e comentários o seu post receber, mais pessoas o verão.

É por isso que o agendamento de posts do Instagram é tão importante para a sua estratégia geral do Instagram. Se quiser aumentar as suas hipóteses de gerar mais engagement nos seus posts, descubra quais são os melhores momentos para publicar.

4 – Adicione um Call to Action a todos os seus posts do Instagram

O simples ato de pedir que o seu público comente ou convidá-los a para se envolverem com os posts pode percorrer um longo caminho quando se trata de impulsionar o engagement no Instagram.

É por isso que não podemos enfatizar suficientemente a importância de incluir uma apelação para ação nas legendas do seu Instagram. É uma ótima maneira de inspirar os seus seguidores a envolver-se com a sua conta na seção de comentários e passar mais tempo a visualizar o seu post – o que também pode ser um fator que o Instagram leva em consideração ao selecionar os melhores posts para uma hashtag!

Para criar um call-to-action no Instagram, basta pedir aos seus seguidores para fazer algo depois de ler a sua legenda! Pode fazer-lhes uma pergunta sobre o que vão fazer no fim de semana, ou o que pensam de um novo produto e dizer-lhes que deixem a sua resposta nos comentários.

 


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *