10 erros de empreendedorismo que deve evitar cometer

Desde que a crise económica abalou o mercado e muitos dos negócios aí estabelecidos sentiram as repercurssões de tal abalo, que se começou a ouvir falar de um termo que desde então tem ganho popularidade: empreendedorismo.

Se procurássemos uma definição mais técnica para este termo, poderíamos dizer que empreender é criar opções de melhor desempenho, tendo como propósito ganhar lucro e transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade e ter ideias inovadoras.

No entanto, no longo caminho para o sucesso, é por vezes fácil cometer certos erros que nos podem despistar e conduzir ao falhanço. Por essa razão, decidi hoje trazer-lhe este artigo para listar alguns dos erros que podem afetar o empreendedor. A lista é baseada não só na minha experência como profissional, mas também em alguns casos do meu conhecimento.

10 erros de empreendedorismo que deve evitar cometer

1 – Má organização

Se não delinear todo o seu negócio e as etapas que precisa de percorrer para chegar ao objetivo, pode estar a condenar o seu projeto logo na ignição. Bem sei que, numa altura em que nos surgem boas ideias, temos logo o desejo de pôr mãos à obra. Ainda assim, controle esse instinto.

Mais do que ser boa, uma ideia deve ser viável. E como saber se uma ideia é viável? Basta fazer um exercício e responder a algumas perguntas. Quais serão os seus clientes? Em que mercado se irá inserir? Qual a sua vantagem competitiva? Que tipo de relação tenciona desenvolver com o cliente? Qual é o segmento de mercado? Como vai divulgar todo o projeto? E o financiamento de onde vem? Ao responder e anotar tudo isto num papel, vai começar a ter uma estrutura daquilo que o seu negócio pode ser e como pode dar forma a tudo.

2 – Não pense logo no lucro

O dinheiro é, inegavelmente, uma das partes mais importantes de qualquer projeto. Todavia, antes de começar a pensar no lucro que o seu negócio lhe pode trazer, é importante que esteja bem consciente de tudo o resto. Para iniciar um projeto precisa de pensar numa motivação mais sólida, já que em certos casos o ROI pode não ser imediato. Em tais casos, poderá cometer o erro de deixar de acreditar que o negócio resulte, perdendo toda a motivação que o movia inicialmente.

3 – Não considerar o ambiente externo

Nunca estamos sozinhos no mundo… nem no mercado. Antes de se lançar ao mundo do trabalho, considere a concorrência direta ao seu projeto. É verdade, sim, que a sua ideia pode ser muito boa… mas existe uma boa hipótese de que alguém já tenha pensado no mesmo. Por essa mesma razão, é importante que logo no início esteja atento aos seus concorrentes e à forma como atuam no mercado.

4 – Não testar o mercado

Como deve saber, antes de se lançar um produto ou projeto no mercado há quem o teste. De pouco lhe valerá se testar o seu produto apenas entre aqueles que o trabalham. Não, para testar o produto precisa de ir diretamente ter com o público alvo. Tente reunir algumas pessoas que se encaixem no seu público alvo e analise as suas reações. Veja como respondem a diferentes produtos, de que pontos mais gostaram e o que acharam que poderia ser melhorado.

5 – Saltar etapas

Não comece a construir uma casa a partir do telhado. Antes de mais, é importante que considere o seu projeto como um todo e que o considere o plano que delineou para alcançar os objetivos. Se estabeleceu etapas, percorra-as calmamente, uma a uma. Caso contrário, estará a pôr a carroça em frente aos bóis e o seu projeto pode desmoronar-se.

6 –Ser egoísta

Tenha sempre uma noção dos seus limites e não deixe que o seu projeto se torne megalómano. Mesmo que o seu projeto não seja gigante é sempre necessária a ajuda de outras pessoas. Em algum momento você irá delegar a função para alguém, mantenha a mente aberta, não adianta pensar em querer fazer tudo sozinho para não dividir os créditos com outras pessoas. Não delegar funções é o primeiro passo para o fracasso.

7 – Não prestar atenção a regulamentos

Esteja sempre atento a leis e regulamentos que governem as práticas comerciais. O não cumprimento de certas regras pode resultar não apenas no falhanço do seu negócio, mas na aplicação de coimas elevadas.

8 – Não ter um planeamento financeiro

Nem sempre o retorno financeiro será imediato, por isso é preciso criar um bom planejamento financeiro, saber no que será preciso investir e ter um “fundo reserva” para que você consiga manter seu projeto até que os lucros comecem a surgir.

9 – Não aceitar oportunidades

Esteja sempre atento a novas oportunidades e à mutabilidade do mercado! Durante o processo de criar e manter um negócio muita coisa pode acontecer,  tanto na ideia base do projeto quanto em qualquer outra parte da estrutura dele. O público alvo pode ter que ser alterado, a ideia em si pode ter que sofrer alterações e se não mantiver a mente aberta para estas mudanças estará apenas a isolar-se da evolução.

10 – Não ouvir os outros

Nem sempre tudo lhe correrá bem. Irá sempre cometer certas falhas… provavelmente algumas das que estão listadas acima. Todavia, pelo caminho terá sempre a companhia da sua família, amigos e colegas de trabalho e é para eles, e para os conselhos que têm para lhe dar, que se deve voltar para encontrar a orientação certa.

arte de empreender, como empreender, dicas para empreender, empreendedor digital, empreendedores modernos, empreendedorismo, empreender, erros de empreendedorismo, ganhar dinheiro online, idéias de negócios, negocios digitais, negocios inovadores, novos negocios, ser empreendedor, sites para empreender

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.