Home / Empreendedorismo /

Google Adwords: já conhece esta ferramenta de publicidade online?

Google Adwords: já conhece esta ferramenta de publicidade online?

Não é novidade nenhuma que o Google Adwords está hoje na boca do mundo. Uma vez que se trata da maior ferramenta de links patrocinados da Internet, tem sido procurada por gestores de negócios interessados em aumentar os resultados dos seus projetos digitais e em encaminhá-los para o sucesso.

Se pertence ao grupo de pessoas que ainda não percebeu o verdadeiro valor do Google AdWords, tendo dificuldade em perceber o modo de funcionamento desta plataforma e em criar um anúncio, posso então dizer-lhe que não existem motivos para que se preocupe.

Ao longo deste artigo introdutório respondo a todas a algumas questões básicas que atormentam todos os iniciantes de Google Adwords e aqueles que não se sentem ainda confortáveis com o termo publicidade digital.

O que é o Google Adwords?

Decidi começar este artigo pelo tópico mais básico, mas que ainda assim é necessário entender para progredir na sua aprendizagem. O que é o Google Adwords? Não se sinta mal por não saber!

O Google AdWords, como o próprio nome indica, é a plataforma de publicidade do Google e a principalmente fonte de lucro do motor de pesquisa. Só para ter uma ideia, os números mais recentes acerca do retorno da empresa, em 2016, apontam que a empresa recebeu 89.5 mil milhões de dólares norte-americanos e que cerca de 96% desse valor tenha vendido da publicidade.

Mas então, como se faz publicidade no Google? Existem várias modalidades para fazer anúncios nesta plataforma, sobre as quais falarei de seguida.

O formato mais popular é aquele que permite criar anúncios através de links patrocinados, ou seja, que o seu site, blog, loja online ou qualquer outro sítio web surjam no Google após um utilizador fazer uma determinada pesquisa num computador ou dispositivo móvel. Para que este sistema aconteça, precisa de pagar para que a sua página apareça nos resultados quando o utilizador usar certas palavras-chave.

O utilizador de hoje está a tornar-se cada vez mais autónomo, servindo-se da Internet para obter resposta a cada um dos problemas e dúvidas que lhe surgem no dia-a-dia. Quantos de nós não fizeram, só na última semana, certas pesquisas mirabolantes que nunca poderiam ser respondidas com tanta facilidade há uns 15 anos atrás?

Além deste formato nos resultados de pesquisa, o Google Adwords permite criar ainda os típicos anúncios tradicionais da Internet, como os banners e vídeos, que são exibidos na Rede de Display, de acordo com uma segmentação muito precisa. A Rede de Display, por sua vez, é composta por sites parceiros do Google, mas também pelo segundo maior motor de pesquisa: o Youtube.

   

Porquê anunciar no Google AdWords?

Está esclarecido quanto ao funcionamento e utilidade da plataforma? Agora a minha missão será outra: apontar-lhe alguns motivos para anunciar através do Google Adwords.

O marketing e a publicidade dizem-nos, entre os seus princípios mais básicos, que a receita para o sucesso passa por alcançar as pessoas certas, no local certo, no momento certo. No entanto, isto é mais fácil de dizer do que aplicar, certo? Bem, talvez hoje estejamos já mais próximos deste ideal e tudo isso graças ao Google Adwords.

Mesmo que sinta que todos têm já consciência deste facto, o Google é o maior motor de pesquisa do mundo. Esta plataforma já faz parte da cultura popular, tendo dando lugar a filmes, livros e até mesmo expressões como Google It. Tratando-se da primeira página que surge no browser de muitos utilizadores, o Google assume hoje o papel de um assistente pessoal capaz de nos dar fontes inesgotáveis de informação num segundo ou dois.

A nível publicitário e de marketing, vamos então ter em conta que o Google permite responder a perguntas sobre produtos e serviços. Quantos de nós está habituado a fazer compras na Internet? E quantos de nós faz pesquisas antes de tomar uma decisão quanto à compra? O comportamento dos consumidores, tão semelhante ao nosso próprio comportamento, pode ditar-nos caminhos que o Google ajuda a capitalizar.

Se ainda tem dúvidas relativamente à utilização do Google, fique então a saber que os últimos relatórios prestados pela empresa indicam que são processadas cerca de 40 mil pesquisas por segundo, 3.5 mil milhões de pesquisas por dia e 1.2 triliões de pesquisar por ano. De acordo com o NetMarketShare, a liderança do Google em junho de 2017 foi sem igual, representando 79,45% do mercado. O resultado mais próximo foi o Bing, com apenas 7,31%.

CONFIRA TAMBÉM AS NOSSAS FERRAMENTAS DE MARKETING RECOMENDADAS AQUI!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *