Home / Comunicação Visual /

Conheça a História do Design em apenas 15 minutos

história do design

Conheça a História do Design em apenas 15 minutos

Se lhe fizesse a pergunta “O que é o design?”, tenho quase a certeza de que me daria uma resposta rapidamente. No entanto, estaria essa resposta acertada? Será que sabe realmente o que é o design e, acima de tudo, qual a sua história? Antes de avançar com este tema, e de apresentar uma solução muito prática e simples como resposta, deixe-me primeiro esclarecer alguns pontos importantes.

O conceito de design explica-se especialmente usando a palavra progresso. É a conceptualização e criação de novas “coisas”: estou a falar de ideias, de interações, de informações, objetos, tipos de letra, livros, cartazes, produtos, lugares, sinais, sistemas, serviços, móveis, sites e muito mais. Tudo o que faz hoje parte deste mundo passou por uma fase inicial de design.

Isto significa, por outro lado, que o trabalho dos designers consiste em imaginar e criar, assim como em pesquisar e pensar. Os designers enquanto profissionais usam as suas habilidades em colaboração com outras pessoas, desejando assim alcançar ideias reais e demarcar a diferença num mundo que está em constante mudança e evolução.

Por outro lado, torna-se também pertinente fazer uma segunda pergunta: quais são as origens do design? A história do design passa sobretudo pelo estudo de objetos de design nos seus contextos históricos e estilísticos. Com uma ampla definição, os contextos da história do design incluem o campo social, cultural, económico, político, técnico e estético.

Em vez de me prolongar acerca deste tema em texto – que me levaria muito mais do que os 15 minutos já anunciados no título deste artigo – deixo-o, em vez disso, com uma sequência de 15 vídeos de animação da Open University.

Os vídeos fazem parte de um novo curso e culminam num exame final para que possa descobrir qual é o estilo mais próximo do seu. Se estiver interessado em aceder a mais informação do que aquela prestada pelos vídeos de animação, poderá fazer um curso completo com 10 horas.

Preparado então para uma breve lição sobre a história do design? Aqui vamos:

Lição n.º 1: Estilo Neogótico

   

Lição n.º 2: Artes e ofícios

Lição n.º 3: Bahaus

Lição n.º 4: Modernismo

Lição n.º 5: Design Americano Industrial

Lição n.º 6: Pós Modernismo

Saiba mais sobre a História do Design aqui!

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *