história do design

Conheça a História do Design em apenas 15 minutos

Se lhe fizesse a pergunta “O que é o design?”, tenho quase a certeza de que me daria uma resposta rapidamente. No entanto, estaria essa resposta acertada? Será que sabe realmente o que é o design e, acima de tudo, qual a sua história? Antes de avançar com este tema, e de apresentar uma solução muito prática e simples como resposta, deixe-me primeiro esclarecer alguns pontos importantes.

O conceito de design explica-se especialmente usando a palavra progresso. É a conceptualização e criação de novas “coisas”: estou a falar de ideias, de interações, de informações, objetos, tipos de letra, livros, cartazes, produtos, lugares, sinais, sistemas, serviços, móveis, sites e muito mais. Tudo o que faz hoje parte deste mundo passou por uma fase inicial de design.

Isto significa, por outro lado, que o trabalho dos designers consiste em imaginar e criar, assim como em pesquisar e pensar. Os designers enquanto profissionais usam as suas habilidades em colaboração com outras pessoas, desejando assim alcançar ideias reais e demarcar a diferença num mundo que está em constante mudança e evolução.

Por outro lado, torna-se também pertinente fazer uma segunda pergunta: quais são as origens do design? A história do design passa sobretudo pelo estudo de objetos de design nos seus contextos históricos e estilísticos. Com uma ampla definição, os contextos da história do design incluem o campo social, cultural, económico, político, técnico e estético.

Em vez de me prolongar acerca deste tema em texto – que me levaria muito mais do que os 15 minutos já anunciados no título deste artigo – deixo-o, em vez disso, com uma sequência de 15 vídeos de animação da Open University.

Os vídeos fazem parte de um novo curso e culminam num exame final para que possa descobrir qual é o estilo mais próximo do seu. Se estiver interessado em aceder a mais informação do que aquela prestada pelos vídeos de animação, poderá fazer um curso completo com 10 horas.

Preparado então para uma breve lição sobre a história do design? Aqui vamos:

Lição n.º 1: Estilo Neogótico

Lição n.º 2: Artes e ofícios

Lição n.º 3: Bahaus

Lição n.º 4: Modernismo

Lição n.º 5: Design Americano Industrial

Lição n.º 6: Pós Modernismo

Saiba mais sobre a História do Design aqui!

bahaus, correntes de design, curso de design, cursos de design, cursos design online, cursos online, cursos youtube, design, design online, design visual, designers, evolução design, história do design, melhores designers, neogótico, open university


André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.