Home / Marketing /

Impressão 3D: o que é e como funciona esta tecnologia?

impressão 3D

Impressão 3D: o que é e como funciona esta tecnologia?

Já imaginou se tivesse em casa uma máquina capaz de imprimir em poucos minutos qualquer objeto de que necessita para o seu dia-a-dia? Uma caneca para tomar o pequeno-almoço? Uma escova para se pentear antes de sair de casa? Ou até mesmo um presente de última hora para oferecera alguém? Cada uma destas perguntas parece saída de uma pura obra de ficção científica… e é uma realidade cada vez mais próxima do consumidor comum.

A impressão 3D é uma tecnologia em desenvolvimento há já algumas décadas mas só recentemente se começou a massificar o seu uso. Esta evolução, que é cada vez mais rápida, permite-nos aceder a uma tecnologia que vem facilitar o nosso dia-a-dia como nunca antes pensamos. O facto de se começarem a produzir impressoras 3D compactas, fáceis de utilizar e com preços que seriam impensáveis há meia dúzia de anos, comprova ainda o que se previa: ter uma impressora 3D em casa pode tornar-se tão comum como ter uma impressora de papel.

Ainda que estas máquinas capazes de produzir certos objetos, já é possível imprimir uma variedade de objetos 3D relativamente complexos. E o preço destas máquinas? Existem modelos no mercado que rondam já os 1000 euros.

Neste post falamos em maior detalhe da impressão 3D sem entrar em demasiados detalhes técnicos. Limitamo-nos a explicar como se procede à impressão e como pode encontrar o objeto que quer imprimir.

Como funciona a impressão 3D?

   

Expliquemos então como funciona uma máquina de impressão 3D. Estas máquinas foram desenhadas para produzir objetos tridimensionais sólidos, desenhados previamente em softwares 3D. Uma das particularidades deste mercado é que não precisa de ser você mesmo a desenhar o objeto que quero imprimir (embora o possa fazer se dominar os softwares de design em três dimensões).

Para encontrar objetos pode virar-se para os motores de pesquisa e procurar aí os ficheiros de objetos em três dimensões. Ao seu dispor tem sites como a Pinshape, YouMagine e a Cubify que contam com acervos compostos por milhares de ficheiros de objetos em três dimensões.

O processo de impressão a seguir é simples. Basta dar a ordem à impressora para imprimir certo objeto e esperar que a impressão aconteça. A impressão 3D, por sua vez, sucede-se através de um processo de adição: a matéria-prima é aplicada gradualmente, camada por camada, de forma a construir o objeto modelado como se se tratasse de um puzzle ou de uma construção de Lego.

E se acha que o processo é complicado, basta ler a seguinte explicação para perceber afinal o quão simples é. Basta unir as partículas da matéria-prima, que normalmente se encontram em forma de pó, moldando-se assim o objeto de 3 dimensões. Ainda que existam vários métodos de impressão, um dos mais comuns neste tipo de máquinas passa pela deposição intercalada do pó com camadas de cola. Existem ainda algumas impressoras que usam tecnologia laser e fontes de calor semelhantes para fundir os materiais e assim conseguirem moldar o objeto em 3 dimensões.

Dependendo do modelo da impressora, poderá ter o seu objeto finalizado numa questão de minutos ou esperar algumas horas para o começar a usar. Ainda assim, o simples facto de conseguirmos replicar, a partir de casa, algo que só poderia ser fabricado por uma grande empresa promete mudar as nossas vidas e impactar de forma gigantesca um número sem fim de indústrias.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *