Home / Decoração de Espaços /

Conheça 10 dicas para impressão de fotos espetaculares

Revolution Slider Error: Slider with alias mm not found.

Maybe you mean: 'pm'
impressão de fotos

Conheça 10 dicas para impressão de fotos espetaculares

Quem disse que imprimir fotografias com excelente qualidade em casa não é possível? A verdade é que a impressão de fotos espetaculares em casa está ao seu alcance. Basta tirar fotos com a sua câmara digital ou até mesmo smartphone e, em seguida, imprimir as fotografias a partir do seu computador. No entanto, a maioria das pessoas queixa-se de que não conseguem obter os mesmos resultados de impressão das gráficas. A razão por detrás disso é que não sabem como tirar o máximo proveito das suas impressoras.

A fotografia, como sabemos, é um resultado revolucionário da tecnologia. Mais recentemente, a fotografia digital mudou ainda mais as nossas vidas, tornando mais acessível esta arte, que agora faz até parte dos nossos smartphones. Isso não implica, no entanto, que tenha de abdicar da qualidade das fotografias.

As pessoas pensam que não podem imprimir fotografias com qualidade em casa, mas esta é uma noção que está totalmente errada. Mesmo que não tenha a melhor impressora fotográfica, conseguirá tirar excelentes impressões. Tudo o que precisa de fazer é considerar algumas dicas.

10 dicas para impressão de fotos espetaculares

Escolha o tamanho de impressão correto

As impressoras podem imprimir uma fotografia em qualquer tamanho desejado, mas o tamanho pode afetar a qualidade da impressão. É importante reter esta dica: a imagem precisa de ter pixels suficientes para ficar com uma boa impressão. Pelo menos 200 pontos por polegada (dpi) são necessários para que uma fotografia fique com uma qualidade aceitável. Se quer uma impressão de excelente qualidade, então precisa mesmo de uma foto com pelo menos 300 dpi.

Escolha o papel certo

A qualidade do papel também influencia a qualidade da imagem fotográfica. As modernas impressoras a jato de tinta podem imprimir fotos deslumbrantes, mas para que fiquem com esse efeito de qualidade precisa de usar papel que tenha também boa qualidade. O papel comum e mais barata absorve a tinta, e as imagens ficam por isso com um aspeto mais gasto e baço.Por essa razão, é melhor usar o papel fotográfico recomendado pelo fabricante da impressora. O papel semi-brilhante e o papel brilhante também são boas opções para imprimir as fotos.

Escolha a tinta do fabricante

É melhor usar a tinta recomendada pelo fabricante, mesmo que tenha um preço mais elevado. Se você usa cartuchos de tinta sem marca própria, é óbvio que não obterá os mesmos resultados. As impressoras não são dispositivos autónomos que podem funcionar com qualquer tipo de fluído.É verdade que as impressoras podem imprimir excelentes fotografias, mas apenas se tiver cartuchos de tinta preenchidos com a tinta recomendada pelo fabricante.

Faça manutenção regular à sua impressora

Cuidar da sua impressora é muito importante. Se tiver uma impressora a jato de tinta, os bocais da impressora podem obstruir e, claro, a impressora não funcionará bem. Por essa razão, o equipamento precisa de ser limpo regularmente. Esta não é uma regra aplicada apenas às impressoras de jato, mas sim a qualquer outra. Uma ou duas vezes por mês, é melhor limpar a cabeça de impressão. Sabia que, se deixar a impressora sem usar durante semanas, isso pode secar a tinta e afetar o desempenho da sua impressora? A impressão, pelo menos uma vez por semana, não permitirá que o seu desempenho diminua.

   

Faça testes de reparação

Existem algumas impressoras que só precisam de recurso de Reparo Automático para criar impressões de melhor qualidade. Mas não confie apenas neste tipo de testes de reparação. Se existirem mais opções de teste de impressão, experimente-os e verifique se a qualidade aumenta. Tente experimentar as configurações em papel barato para ver os resultados.

Verifique as configurações de impressão

Quando a foto estiver pronta para imprimir, verifique sempre as configurações de impressão. Às vezes, mesmo estando a fazer tantas impressões com péssima qualidade, não consideramos a possibilidade de que algo possa estar mal configurado. Por essa razão, consulte o painel de configurações no seu computador e certifique-se de todas as opções seleccionadas são aquelas que vão garantir a melhor impressão.

Faça alguns ajustes

Tenha sempre a noção de que aquilo que vê no ecrã nunca combinará com o que receberá no papel. Acerte bem os detalhes de edição no computador, usando os softwares como Photoshop ou Canva, para ter assim a certeza de que ao imprimir terá os melhores resultados.

Tipo de impressora

Escolha o tipo certo de impressora: esta é sem dúvida uma questão importante. Se não tem uma impressora e está a pensar comprar uma, aconselhe-se com o assistente de loja e peça para ver impressoras preparadas para imprimir fotografias. Nem todas as impressoras são iguais. As impressoras high-end e altamente caras podem garantir melhores resultados de impressão, mas também pode encontrar impressoras a preços acessíveis capazes de imprimir fotografias com qualidade semelhante.

Defina o espaço de trabalho

Reúna o equipamento certo para configurar o espaço de trabalho. O que quer realmente imprimir? Faça bem a sua selecção antes de imprimir as imagens para evitar imprimir uma pilha de fotografias que não usará e evitar desperdício.

A resolução também importa

Quanto maior a resolução da imagem, melhor a qualidade da imagem. Não cometa o erro de aumentar o tamanho de uma imagem que já tem uma menor resolução: isso é garantia certa de que a fotografia ficará com uma impressão fraca.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *