Home / Publicidade Exterior /

Impressão de Outdoor: um outdoor deve ser em papel ou lona?

impressão de outdoor

Impressão de Outdoor: um outdoor deve ser em papel ou lona?

Como bem sabemos e já exploramos várias vezes no blog Publicidade e Marketing, o outdoor é a designação popular dada a um painel de publicidade colocado na rua. Dadas as suas características, os outdoors demarcam-se assim pelas suas grandes dimensões, sobretudo em placas modulares, dispostas em locais de grande visibilidade, como à beira de estradas ou nas laterais de prédios e edifícios.

No entanto,  é importante sublinhar que os outdoors têm padrões, e nem todos os meios de comunicação comercial disponíveis são chamados de outdoor. Painéis rodoviários, empenas, bandeiras, lonas, frontlights, backlights e totens, são outros exemplos de publicidade exterior que por vezes são descritos simplesmente como outdoor quando, na verdade, não correspondem a este formato.

O outdoor é um painel ou placa com propaganda, com medida padrão de aproximadamente 3 x 9 metros, que se encontra acima do nível de rua e pode ser vista ao longo pelos transeuntes e condutores de automóveis.

Impressão de Outdoor: papel ou lona?

O outdoor de papel tem como foco garantir a visibilidade de campanhas curtas. Para tal, a sua durabilidade não costuma ultrapassar mais do que os 14 dias por semana. Após este período, as suas cores começam-se a desbotar e partes do papel começam a descolar do painel. Existem ainda poucas opções de papéis para outdoor, que pode variar conforme a grossura do papel ou material.

   

O outdoor em papel, que é sem dúvida o mais popular e comum do mercado, tem como grande benefício a rapidez de produção e baixo custo, que pode chegar a 85% abaixo do custo de produção de uma lona. No entanto, os outdoors em lona contam também com as suas vantagens que vejo consigo já de seguida.

Os outdoors de lona, e uma vez que esta é uma impressão mais cara, são por norma usados em campanhas com períodos maiores de tempo. Este é um bom investimento a fazer, já que o material oferece maior durabilidade que o papel. Existem diversos tipos de lonas disponíveis no mercado e seu valor normalmente está relacionado com a qualidade dos materiais que a constituem.

A lona de outdoor é basicamente fabricada com tecido que recebe uma camada de PVC. O tecido serve para trazer resistência e o PVC para receber a tinta da impressão. Logicamente, quanto maior o número de fios do tecido, mais resistente será a lona. Entretanto, 1uanto mais grossa for a camada de PVC, mais tempo a lona preservará as cores originais da impressão.

Se comparado como Papel, a lona traz maior vivacidade de cores, praticamente não apresenta rugas ou falhas visuais e sua durabilidade varia de 6 meses até 3 anos, dependendo das condições climáticas as quais ficará exposta. O método de aplicação da lona no painel de outdoor é realizado através de envelopamento com presilhas ou ilhós.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *