Home / Marketing /

Como elaborar um plano de marketing para empreendedores

Revolution Slider Error: Slider with alias mm not found.

Maybe you mean: 'pm'
marketing para empreendedores

Como elaborar um plano de marketing para empreendedores

O plano de marketing é um instrumento de gestão empresarial muito importante para se iniciar o processo de desenvolvimento de uma empresa. Trata-se um documento escrito onde estão detalhadas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing, e pode ser utilizado para formular a conceção de um produto ou serviço e direcionar toda a equipa de um projeto rumo às mesmas metas.

No mercado empresarial em que vivemos hoje, e onde técnicas de empreendedorismo continuam a ser alvo de grande destaque, este documento deve ser orientado por uma sólida estratégia de marketing. Desta forma será possível definir resultados e metas, atingindo a competitividade com mais precisão.

Ao longo dos próximos parágrafos, o tema em discussão é o plano de marketing para empreendedores. Passo a passo, vou partilhar consigo as várias etapas que deve percorrer para conseguir delinear o seu plano, formular objetivos e identificar caminhos.

6 etapas para criar plano de marketing para empreendedores

1 – Análise do panorama atual

Antes de pensarmos no futuro, devemos ter os olhos postos no presente. Por isso, é necessário perguntar: qual a realidade da sua empresa hoje? Quanto está a faturar? Quanto custa conseguir um cliente? É necessário considerar todos estes dados de forma a entender se o investimento vai ou não trazer retorno.

Num mundo repleto de métricas, mantenha sempre o foco naquela que realmente importa ao fim do dia: o ROI, a sigla para Return on Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Se não está familiarizado com o termo e conceito, aconselho-o a pesquisar sobre o assunto.

2 – Estudar e compreender o segmento

Estar inserido num mercado sem o conhecer verdadeiramente ou o que nele se passa é como andar com uma venda nos olhos. Seja qual for o seu segmento de negócio, deve fazer o seu melhor para estar por dentro de todas as tendências que marcam o mercado, as novidades que se avizinham para o futuro e até mesmo o comportamento dos concorrentes (de que lhe falarei de seguida).

Deve, ainda, traçar planos de logística que permitam lucro e que não sobrecarreguem o seu processo produtivo. Para ter uma melhor noção do segmento de mercado, e da melhor forma de atuação no mesmo, aconselho-o a pôr em prática os 4 Ps do marketing.

3 – Análise de concorrentes

No meu blog este foi um assunto que já mereceu atenção. O estudo da concorrência faz parte da análise do segmento de mercado, mas é uma etapa de tal forma importante que merece o seu destaque.

Hoje, análise de concorrência não se trata de copiar aquilo que os seus concorrentes fazem. O processo de estudar a concorrência é algo mais complexo e denso: seja como for, é imprescindível que conheça a fundo os empreendimentos que hoje competem pela mesma atenção do mercado e consumidores. O segredo aqui é que, se a concorrência for forte, as suas hipóteses em querer inovar aumentarão.

   

4 – Os objetivos

Deixe-me fazer uma pergunta antes de avançar: quais são os objetivos da sua empresa? Se conseguiu responder a esta pergunta sem pensar muito, é sem dúvida um bom sinal. Ainda assim, se os seus objetivos são limitados pelas frases “Quero que a minha empresa seja grande” ou “Quero que todos usem o meu produto”, então deixe-me dizer-lhe que, lamentavelmente, esses não são grandes objetivos.

Mesmo que a sua ambição seja algo positivo, os objetivos a que se propõe são muito vagos. Uma forma de evitar este erro passa por formular e validar os seus objetivos através da metodologia SMART:

  • S – Específicos (Specific): os objectivos devem ser formulados de forma específica e precisa;
  • M – Mensuráveis (Measurable): os objectivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;
  • A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objectivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis;
  • R – Realistas (Realistic): os objectivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;
  • T – Temporizáveis (Time-bound): os objectivos devem ser definidos em termos de duração.

5 – Conhecer o público-alvo

Uma das melhores formas de conhecer e trabalhar com o seu público-alvo passa por formular personas às quais pode associar preferências, ideias, opiniões e, principalmente, um problema que o seu produto ou serviço pode solucionar.

As personas são algo tão próximo de uma pessoa de verdade que os profissionais de marketing costumam escolher até mesmo uma foto e um nome para representá-las.

Em todo o caso, os gostos pessoais e comportamento dos seus clientes são dados muito interessantes para si, na medida em que determinam quase tudo na sua estratégia de marketing, seja ela digital ou tradicional.

6 – Invista em Marketing Digital

Por fim, não podíamos deixar de lado o marketing digital. Existe uma tendência muito forte por parte das empresas para procurarem o seu espaço no meio digital.

O motivo para tal é que o digital, como está agora, custa menos e traz mais resultados. Desde ferramentas gratuitas até tutoriais sobre como fazer marketing, todas as etapas do processo são contemplados por uma simples pesquisa no Google. Existem algumas áreas do marketing digital que deve analisar e estudar com mais cuidado, como é o caso do SEO, Google AdWords, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Email marketing e Redes sociais.

Se conhecer, ainda que superficialmente, todos estes assuntos, vai estar um passo à frente dos seus concorrentes. As suas estratégias, métodos, teorias e exemplos práticos estão disponíveis na internet. Porém, como o ambiente digital é rápido, complexo e fluído, para fazer marketing digital é importante estar disposto a aprender algo novo todos os dias.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *