Home / Empreendedorismo /

7 estratégias de marketing para negócios em crescimento

marketing para negócios

7 estratégias de marketing para negócios em crescimento

Dizer que as empresas emergentes têm os seus pratos cheios não é um eufemismo. Na fase de partida de uma empresa, os processos movem-se rapidamente e há mais tarefas a cumprir do que aquelas com as quais conseguimos lidar. Dado o quanto há para fazer e quantos recursos dispomos para o concretizar, as empresas emergentes muitas vezes têm que fazer as coisas em cima do joelho.

Mas essa não é, obviamente, a melhor estratégia.

Neste ambiente, o marketing é tipicamente uma das áreas que é empurrada para o lado a favor de mais esforços de missão crítica. Por um lado, faz sentido – é normal que no início precise de criar aquilo que está a vender, já que é realmente o pão e a manteiga do seu negócio. Mas, por outro lado, não é verdade que por estar a construir, os seus clientes virão. Pode gastar todo o seu tempo a desenvolver um produto ou serviço incrível, mas isso não faz o seu negócio se ninguém souber sobre o que se trata. Como resultado, mesmo que o marketing seja algo que possa parecer facilmente um esforço de “fase dois” para empresas emergentes, é algo que precisa de estar presente desde o início.

Nesse sentido, as estratégias que lhe apresento a seguir vão ao encontro disto mesmo, procurando dota-lo com estratégias de marketing para negócios.

7 estratégias de marketing para negócios em crescimento

Crie uma infra-estrutura

Pode parecer desnecessário implementar a tecnologia de marketing com um sistema de CRM, plataformas de automação de marketing e programas de gestão de redes sociais quando tem ainda um negócio pequeno e não tem tempo e recursos para os gerir, mas este é o melhor momento para começar. Construir a infra-estrutura certa desde o início irá prevenir uma enorme dor de cabeça que virá mais tarde, se tentar atualizar informações dispersas num formato organizado. Além disso, é exatamente essa infra-estrutura que ajudará os seus esforços de marketing a amadurecer e crescer rapidamente quando for o momento certo.

Saiba quando pedir ajuda

O tempo e os recursos limitados são algo com que cada empresa emergente precisa de líder e, neste tipo de ambiente, não há absolutamente nada de errado em pedir ajuda. No que diz respeito ao marketing, considere oportunidades para aumentar sua própria equipa com recursos externos que podem ajudar a escalar o seu crescimento e construir a infra-estrutura certa para que, à medida que todo o seu negócio cresce e amadurece, a sua equipa de marketing não está ainda a recuperar o atraso (ou, pior ainda, esforçando-se para não falhar a qualquer momento).

Conheça os seus clientes

Os clientes são a parte mais importante de qualquer negócio e o marketing, geralmente, proporciona-lhes a primeira interação com a sua empresa. Como resultado, é importante que tenha uma estratégia para se envolver com os clientes desde o início. Parte dessa estratégia deve passar por conhecer os seus clientes, assim como construir todas as suas mensagens de marketing, projetos e táticas em torno do que querem. Estabelecer relações íntimas com estes early adopters pode ser muito benéfico a longo prazo. E talvez mais importante que isto: não tenha medo de pedir comentários.

   

Desenvolva o seu personagem de marketing

Qual é a aparência da sua empresa? Qual é a voz da sua marca? Estas são questões críticas a ser respondidas, uma vez que precisa de uma personalidade de marketing distinta para garantir a consistência em tudo o que faz e, assim, conseguir comunicar com os clientes em todos os canais. Em última análise, esta personalidade corresponderá à forma como os clientes identificarão a sua empresa e, se entender isso, pode percorrer um longo caminho para se afastar daquilo que está a ser feito no mercado.

Identifique os seus influenciadores

O marketing de Influenciadores é uma das principais estratégias de marketing da atualidade, e pode ser particularmente poderoso para empresas emergentes. Se os seus influenciadores são bem conhecidos e respeitados numa determinada área do mercado, identifique quem são e construa uma relação com eles. Uma vez estabelecida essa relação, pode começar a apoiar-se neles para expandir o seu alcance e ganhar a confiança de potenciais clientes.

Experiência

No mundo acelerado de hoje, as tendências vêm e vão com muita facilidade. Por exemplo, o que funciona nas redes sociais hoje pode não funcionar dentro de dois meses, e muitas vezes são aqueles que experimentam algo novo que obtém as maiores vitórias. Dito isto, às vezes pode ser arriscado para as marcas estabelecidas experimentar demais ou saltar a última tendência, uma vez que isso pode fazer com que se desviem muito de uma personalidade de marketing profundamente enraizada.

Mas o mesmo não acontece com novas empresas. As empresas emergentes, por outro lado, têm mais liberdade para experimentar, uma vez que ainda não são limitadas por uma personalidade tão conhecida. Como resultado, quando se trata de experimentar, o risco geralmente é muito menor e a recompensa pode ser muito maior em comparação com a maioria das outras organizações.

Analise todos os dados

Finalmente, nunca é muito cedo para analisar os dados. Embora possa parecer desnecessário capturar números iniciais (e até mesmo  desmotivador), a longo prazo, esses números iniciais irão ajudá-lo a contar uma história incrível sobre o seu crescimento. E mesmo a curto prazo, o relatório sobre o desempenho de marketing pode ajudá-lo a alcançar grandes vitórias para que saiba que está a ter sucesso seguindo determinada caminho. Mais importante, o relatório no início ajuda a estabelecer a infra-estrutura que precisa para crescer e amadurecer os seus esforços ao longo do tempo.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *