Home / História da Publicidade /

Sabe qual é a diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?

Sabe qual é a diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?

O Marketing assume muitas facetas que vão para além daquilo pelo qual o utilizamos todos os dias.

Ao fazermos uma pesquisa pela Internet confrontamo-nos exatamente com uma pergunta intimamente relacionada com aquilo que disse acima. Muitas pessoas parecem ter dificuldade em encontrar a resposta à questão: qual a diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?

Embora os dois termos partilhem uma palavra, os propósitos de ambas as modalidades é totalmente distinto.

Neste artigo, realçamos as diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de Marketing.

Como ponto de partida, citamos primeiro Philip Kotler, um dos mais importantes especialistas do mercado da comunicação de vendas, que nos descreve o que é Marketing da seguinte forma: trata-se de “um processo social e gerencial em que indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores com os outros.”

A partir desta definição, vemos como o conceito se divide e desconstrói conforme diferentes objetivos para criar dois conceitos totalmente distintos.

 

Definição de Marketing Social

 

O Marketing Social é a concepção, implementação e controlo de programas calculados para influenciar e promover a aceitação de ideias sociais.

O termo terá sido criado e desenvolvido por Kotler e Zaltman, em 1971, quando se verificou que os princípios de marketing poderiam ser usados para incentivar ideias e não apenas produtos ou serviços.

A pouco e pouco, o Marketing Social começou a ser aceite, principalmente na década de 1990, quando a campanha australiana “Life Be In It” com mensagens de lifestyle foi criada e provou ser um tremendo sucesso a encorajar pessoas a combater o sedentarismo e a fazerem exercício físico.

Em suma, o objetivo do Marketing Social é a concretização de certas metas específicas no comportamento da audiência com o intuito de melhorar a sociedade em que vivemos.

Por exemplo, o Marketing Social pode incentivar as pessoas a evitar que fumem em áreas públicas ou convencer indivíduos a conduzir dentro dos regulamentos de velocidade impostos pela lei. Mas não existem limites para a exploração deste tipo de marketing.

 

Definição de Marketing Comercial

 

   

Por sua vez, a American Marketing Association descreve o Marketing Comercial como uma “atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.”

Resumidamente, o Marketing Comercial é o processo pelo qual as necessidades dos clientes são identificadas e satisfeitas por produtos ou serviços de uma organização, tendo em vista a obtenção de lucro (de preferência muito!).

É assim que as empresas esperam ganhar vantagem competitiva acima de qualquer outro concorrente no mesmo mercado.

Semelhanças comuns entre Marketing Social e Marketing Comercial

 

Porém, apesar de propósitos muito distintos, estes dois tipos de Marketing contam com algumas características comuns na forma como se aplicam certas metodologias e as ferramentas de marketing. Eis algumas das semelhanças que encontramos:

– Uma orientação para o consumidor é sempre considerada em primeiro lugar;

– A teoria de troca é fundamental;

– Análise de mercado é usada durante ambos os processos;

– As audiências são segmentadas;

– O melhor segmento de mercado é escolhido;

– Todos os 4 Ps do Marketing são tomados em consideração;

– Os resultados são acompanhados para averiguar melhorias estratégicas no futuro.

 

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título O que distingue Marketing Social de Marketing Comercial?


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *