Home / História da Publicidade /

Conheça as vantagens e desvantagens dos meios de publicidade

Conheça as vantagens e desvantagens dos meios de publicidade

A publicidade como a conhecemos hoje nasceu durante  último século, formulando-se especialmente nas décadas de 20 e 30, as duas décadas entre as Guerras Mundiais. Porém, ao longo da história da publicidade foi-se ajustando conforme às necessidades do mercado e, especialmente, aos meios onde era possível publicitar.

Se no início a publicidade se limitava a cartazes impressos e a jornais, a rádio veio abrir uma porta para a mudança e para um maior potencial.

O mesmo aconteceu algumas décadas mais tarde, quando uma caixa mágica chamada televisão se vai instalando nos lares de consumidores por todo o mundo. A pouco e pouco, a publicidade vai-se ajustando aos novos meios, começando a produzir conteúdos diferentes e a perceber o que funciona melhor em cada meio.

Por fim, chegamos à era da Internet e aqui sim, assiste-se a uma verdadeira revolução no mundo da publicidade como nunca antes se viu.

A Internet não só permitiu conciliar todos os meios de publicidade que até então existiam, como desenvolver novas formas de se promover marcas e produtos. Os anúncios do Google e do Facebook, por exemplo, estão entre as técnicas de publicidade a receber maiores investimentos por parte das empresas.

No entanto, quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos meios de publicidade que nos rodeiam? É a essa pergunta que tento responder neste post, traçando uma radiografia ao mercado da publicidade.

 

As vantagens e desvantagens dos meios de publicidade

 

Televisão

 

Vantagens

 

Impacto

Uma vez que se trata de um dos meios de divulgação com maior impacto, uma vez que é visto por grande parte dos consumidores, o anúncios publicitários televisivos continuam a registar elevadas taxas de conversão.

Audiovisual

Por ser um meio audiovisual, a televisão permite uma apresentação eficiente do produto, demonstrando as suas características e funcionalidades.

Alcance

A televisão tem ainda a vantagem de atingir todo o tipo de consumidores a nível nacional. Dessa forma, o alcance é asseguradamente gigantesco.

Flexibilidade

A publicidade televisiva é uma modalidade que oferece grande flexibilidade na medida em que cabe à empresa escolher o período em que a campanha é difundida, assim como a sua forma de divulgação e respectiva duração.

Rapidez

Precisa de resultados rápidos? Os anúncios televisivos são geralmente rápidos em termos de cobertura e impacto, portanto, este é um canal para investir se o seu problema está especialmente relacionado com tempo.

 

Desvantagens

 

Custos

Se os anúncios televisivos prometem um retorno rápido, por outro lado têm um custo de produção bastante mais elevado quando comparado a outros meios de publicidade.

Não é certo

Ainda que a televisão tenha um alcance nacional, não é possível atingir um tipo de consumidor específico.

Planeamento

Quer investir em publicidade televisiva? Então prepare-se para desenvolver um planeamento a longo prazo.

 

Rádio

 

Vantagens

 

Custo

Uma das principais vantagens relacionadas com o rádio é o facto de ter custos de produção muito baixos, especialmente quando comparado com a televisão.

Fácil produção

A produção radiofónica é também mais simples e rápida de se concretizar, não envolvendo a utilização de uma equipa tão grande como acontece com a produção de anúncios televisivos.

Fácil planeamento

Ao investir em publicidade radiofónica, não se terá de preocupar com a concretização de um longo planeamento ou de esperar muito tempo para que se concretize. Isto deve-se principalmente à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e às características técnicas da rádio.

Segmentação

No meio radiofónico, ao contrário do que muitas empresas acreditam, é possível atingir um tipo de consumidor específico, segmentado por gostos e regiões.

Flexibilidade

Flexibilidade é também algo que joga a favor da rádio, uma vez que permite ao publicitário estipular em que horários passam as suas campanhas.

Regularidade

Por ser consideravelmente barato e flexível, o meio radiofónico permite repetir regularmente o seu anúncio. Porém, como veremos mais abaixo, este é um fator que poderá também jogar em desvantagem.

   

 

Desvantagens

 

Eficácia

O meio radiofónico, por não ser um meio visual, nem sempre consegue ser eficaz na promoção de produtos e serviços, uma vez que não consegue demonstrar visualmente as características do produto.

Alcance

Ao investir na produção de anúncios radiofónicos tenha em consideração que o alcance poderá não corresponder ao que espera. Ainda que o rádio continue a ser usado – especialmente no carro – é um meio que caiu em desuso com a ascensão da Internet e da televisão, especialmente entre o público mais jovem.

Saturação

Lembra-se do que dissemos acima acerca da repetição dos anúncios publicitários? A repetição excessiva pode conduzir à saturação entre a audiência, provocando exatamente o efeito oposto do que esperava com o anúncio publicitário: repelir a audiência em vez de a atrair.

 

Imprensa

 

Vantagens

 

Alcance

Como acontece com a televisão, também a cobertura abrange todo o território nacional;

Flexibilidade

Grande flexibilidade em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações;

Custos

Custo de produção baixos.

 

Desvantagens

 

Custos

Os custos de divulgação podem ser mais elevados devido à necessidade de elevada repetição; Elevado custo por contacto;

Diversificação

A fidelidade da audiência obriga a uma maior diversificação de suportes seleccionados para garantir um mínimo de cobertura;

Planeamento

Precisa de ser desenvolvido um planeamento para o longo prazo;

Segmentação

Não atinge todos os segmentos populacionais.

 

Internet

 

Vantagens

 

Segmentação

Possibilidade de segmentação do público-alvo consoante o seu comportamento;

Interatividade

Meio de divulgação que pode ter uma vertente interactiva;

Rapidez

Rápida evolução ao nível de penetração;

 

Desvantagens

Fraco nível de penetração

Não atinge todos os segmentos populacionais.

 

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título As vantagens e desvantagens dos meios de publicidade


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *