Quais são as melhores cores para folhetos de marketing?

No nosso blog já apontamos anteriormente que os folhetos continuam a ser utilizados por milhares de empresas. Mesmo que passemos neste momento pela era do digital, a verdade é que há certas estratégias do marketing tradicional que manterão para sempre o seu valor e utilidade. Os folhetos, principalmente quando utilizados em comunidades locais, prometem resultados rápidos.

Porém, tudo conta no mundo do design e da comunicação, especialmente as cores.  Mais do que optar pelo seu gosto pessoal, deve escolhar as cores do seus folhetos seguindo regras estéticas e semióticas. A ideia é que consiga atrair o atenção da audiência para o seu folheto e usá-lo para facilmente criar uma ligação emocional positiva.

Neste post, apresentamos as 5 cores mais usadas em folhetos de marketing para que possa fazer a decisão de forma acertada, consciente do que significa cada cor e quais as sensações que transmite à audiência.

Análise às cores mais comuns em Folhetos de Marketing

Amarelo

Parece não haver margem para dúvidas: as cores vivas atraem a atenção da audiência e o amarelo é uma das que mais chama a atenção. Ainda assim, tenha cuidado na quantidade de amarelo que usa no seu folheto de forma a evitar fadiga visual. Para o texto, procure usar cores escuras, que facilmente se articulam com o amarelo quando colocadas como cor de fundo. Entretanto, a nível emocional a cor está fortemente associada ao sol e ao sentimento de alegria.

Vermelho

Não precisamos que ninguém nos diga que o vermelho é uma cor forte e poderosa, que evoca sentimentos excitantes. Se quer mesmo chamar a atenção da sua audiência, esta é sem dúvida a cor que deve utilizar. De preferência, combine o vermelho com o preto para permitir ao leitor que se foque mais facilmente no que realmente interessa no folheto.

Laranja

Entretanto, o laranja é também uma boa cor a usar no seu folheto, uma vez que consegue chamar a atenção tão bem como o vermelho. Ainda assim, fique desde já a saber que esta não é uma cor utilizada frequentemente por designers, já que nem sempre é fácil combiná-la com outras cores. O laranja é associado psicologicamente a estados de alma outonais.

Verde escuro

O verde escuro  é uma cor que exige a atenção da audiência e que, por parte dos designers, deve ser especialmente considerada e usada com outras cores que estabeleçam um contraste forte. Mas atenção! Ao usar o verde escuro num texto, pode dificultar muito a leitura. A nível semiótico, esta é uma cor extremamente relacionada com a natureza – com a sua clara associação às florestas – mas simboliza também saúde e novidade.

Preto

O preto nunca sai de moda, não é? Não é difícil perceber porquê. O preto, por ser uma cor neutra, comunica muito facilmente com a audiência, especialmente quando utilizada em folhetos de marketing. A utilização de letras pretas e grossas permite ainda que o título do folheto sobressaia facilmente e prenda a atenção do leitor. A nível de design, o preto contrasta facilmente com a maioria das cores e é esteticamente agradável. Já a nível psicológico, simboliza poder e elegância.

Se deseja obter ainda mais informações e dicas sobre Design, não deixe de conferir a nossa página com Cursos de Design Recomendados.

artes gráficas, cores marketing, cores publicidade, distribuição de publicidade, flyer, flyers, folheto, folhetos, folhetos promocionais, grafica, grafica online, graficas, paleta de cores, panfleto, panfletos, simbologia das cores


André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.