Home / Marketing /

As 12 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais

As 12 melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais

 

A mídia social permite que as pessoas expressem suas opiniões sobre empresas, marcas, pessoas e outros a qualquer hora, minuto ou segundo. Isto, é claro, faz com que a mídia social seja uma poderosa ferramenta de pesquisa para empresas que estejam interessadas em saber o que os utilizadores pensam das mesmas, seja bom ou menos bom.

No entanto, a facilidade de uso e da popularidade das plataformas de mídia social são uma desvantagem, como é o caso do Twitter e Facebook, já deve ter reparado na dificuldade que existe em eliminar todo o ruído visual e acompanhar o que é mais importante para si.

É por esta razão que as marcas necessitam de recorrer a ferramentas de monitoramento de redes sociais. Neste artigo, vai encontrar tudo o que necessita de saber sobre monitoramento de redes sociais, além de uma lista com algumas das melhores ferramentas que existe.

 

O que é monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais deve, idealmente, ser parte da sua estratégia de Social Listening. Social Listening é o processo de monitoramento de canais de mídia social para saber o que os utilizadores dizem da sua marca, sobre concorrentes ou produto e tudo o que considere relevante para a sua empresa.

Basicamente, utiliza ferramentas de monitoramento de redes sociais para capturar e colectar informações sobre o que os utilizadores estão publicando sobre o seu negócio. A parte do Social Listening é mais activa e estratégica. Envolve a análise dos dados produzidos pelo seu monitoramento social para insights accionáveis, desde engajar um cliente até mudar a sua estratégia geral de posicionamento da marca.

 

Por que usar ferramentas de monitoramento de redes sociais?

Há várias razões para as empresas e influenciadores usarem ferramentas de monitoramento de redes sociais. Em primeiro lugar, o monitoramento social permite que capture informações valiosas sobre o seu público-alvo, clientes, concorrentes e influenciadores do seu nicho.

Em vez de apenas bisbilhotar as coisas de interesse, estas ferramentas permitem que defina palavras-chave e tópicos específicos. Pode usar essas informações capturadas para influenciar a sua presença on-line e ajudar a melhorar o engajamento.

Para aproveitar ao máximo as redes sociais, precisa de divulgar em vários canais e manter-se atento a novas oportunidades, algo que consegue através das ferramentas de monitoramento social. No entanto, a recolha desses insights leva algum tempo se utilizar as ferramentas corretas.

Para facilitar e não desperdiçar o seu tempo, vamos listar e analisar as melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais para si.

 

As melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais

 

1. Hootsuite

O Hootsuite é uma das melhores ferramentas de monitoramento de mídia social e abrange várias redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+. É conhecido pelas suas funções de gerenciamento de mídia social.

Os relatórios semanais e o excelente mecanismo de gerenciamento de equipe (delegação de tarefas, envio de mensagens privadas) podem ser muito úteis quando há mais de uma pessoa fazendo a gestão das contas de mídia social.

 

2. Klout

Klout é provavelmente uma das ferramentas de monitoramento de mídia social mais controversas. Existem aqueles que odeiam e afirmam que as suas métricas são completamente incorrecto e que tentar interagir com eles é uma missão impossível.

Por outro lado, alguns utilizadores acham útil, já que mede a influência através do engajamento no Twitter. É um bom meio de ficar de olho no que o público-alvo pensa sobre a sua marca e ver o que mais as influencia.

Usando as métricas do Klout, pode ajustar as suas publicações de acordo com os interesses do seu público-alvo e aumentar a sua taxa de engajamento.

 

3. Buzzsumo

O Buzzsumo é uma excelente ferramenta para pesquisa de conteúdo, mas também tem uma excelente forma de analisar e monitorar as suas páginas no Facebook. Juntamente com as métricas em torno de cada publicação individual, mais interessante é a capacidade de ver qual conteúdo apresenta melhor desempenho.

O Buzzsumo dirá qual o dia é melhor para publicar, qual o intervalo de tempo, quais os tipos de conteúdo funcionam melhor e apresenta estatísticas mensais ao longo do tempo.

 

4. HowSociable

O HowSociable é uma ferramenta útil para medir a sua presença na mídia social face aos seus concorrentes.

Uma conta gratuita permite que acompanhar 12 plataformas sociais, incluindo o Tumblr e o WordPress. No entanto, se estiver interessado em mais 24, como Facebook, Pinterest, Twitter, etc., será necessário um upgrade para uma conta profissional.

   

A abordagem da HowSociable ao monitoramento social é um pouco diferente, pois divide as métricas em diferentes plataformas de mídia social, permitindo constatar quais as plataformas de mídia social que funcionam melhor para si e quais necessitam de maior envolvimento.

 

5. Buffer

O Buffer uma excelente ferramenta com um processo de agendamento de publicações que facilita a vida de qualquer utilizador. Basta programar o horário e encher com artigos, o Buffer vai publicar automaticamente. Disponibiliza métricas profundas sobre as publicações feitas em cada rede social, tais como: Facebook ( Perfil e Página ), LinkedIn ( Perfil e Empresa ), Twitter, Google+ ( Perfil Empresa ) e Pinterest.

 

6. Twitter Counter

O Twitter Counter é a ferramenta número um para rastrear as suas estatísticas no Twitter. Fornece estatísticas de uso do Twitter e rastreia mais de 14 milhões de usuários. O Twitter Counter também oferece uma variedade de widgets e botões que os utilizadores podem adicionar aos seus blogs, sites ou perfis de redes sociais para mostrar aos visitantes o seu feed do Twitter e o número de seguidores.

 

7. Crowdfire

Crowdfire uma ferramenta de crescimento do Twitter que permite obter seguidores relevantes com recursos como filtragem através de keywords ou seguidor tipo. Programe os seus tweets para obter o máximo alcance, gerenciar os não seguidores e os inactivos e interagir com novos usuários usando a mensagem directa automática.

 

8. Alertas do Google

Os Alertas do Google são actualizações por e-mail dos últimos resultados relevantes do Google (blogs, notícias etc.) com base nas suas pesquisas. Digite o tópico que deseja monitorar e clique em Visualizar para ver o tipo de resultado que você receberá. Algumas das funcionalidades mais úteis do Alertas do Google incluem: monitorar uma notícia em desenvolvimento e manter-se actualizado sobre um concorrente ou sector.

 

9. Who.unfollowed.me

Who.unfollowed.me é um serviço que ajuda a rastrear os seus seguidores, em tempo real. Ele permite que verifique os seus seguidores de acordo com a sua programação, a cada 15 minutos, sem esperar por um e-mail ou por uma mensagem directa.

 

10. SumAll

O SumAll é uma poderosa ferramenta de análise de mídia social que permite que seus clientes vejam todos os seus dados em uma tela simples e fácil de usar. Mídia social, e-commerce, publicidade, e-mail e dados de tráfego são reunidos para fornecer uma visão completa de sua actividade.

 

11. Postific

Postific Uma ferramenta completa de recursos para mídia social. Publique conteúdo relevante em mais de 10 redes sociais com apenas um único clique. Obtenha estatísticas de cliques em tempo real com o nome do seu domínio. Meça e analise os melhores resultados das suas publicações sociais. Monitorize as conversas que surgem nas mídias sociais e que são importantes para o seu negócio.

 

12. Pinterest Analytics

Descubra quantas pessoas estão fazendo pinning para o seu site, vendo e clicando nos seus pins. Escolha um intervalo de tempo para ver a sua tendência ao longo do tempo. Melhore o engajamento através da criação de pins e albuns utilizando a análise de métricas do seu perfil Pinterest. Fique a conhecer como os utilizadores usam e interagem com botão Pin It no seu perfil.

 

Por agora é tudo. Claro, se conhece outras ferramentas que julgue ser relevante para esta lista, fico aguardar pela sua mensagem!

 


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *