Home / Publicidade /

MUPI: passa por ele todos os dias, mas sabe o que é?

MUPIs

MUPI: passa por ele todos os dias, mas sabe o que é?

Apesar de estarmos rodeados de MUPIs nas ruas, nas paragens de autocarro e até mesmo nos centros comerciais, muitos de nós desconhece totalmente o significado desta palavra ou é incapaz de reconhecer o objecto em questão se lhe pedirmos para o apontar. Muito provavelmente refere-se ao MUPI como um expositor publicitário, termo esse que, mesmo não estando certo, não está totalmente errado.

A palavra MUPI é um acrónimo de Mobiliário Urbano Para Informação. O termo, que deriva do acrónimo francês para “Mobilier Urbain Pour Information”, enquadra-se também na língua portuguesa. Como curiosidade, em inglês, usa-se a mesma palavra por deferência à sua origem francesa e por ser fácil de pronunciar nesse idioma.

Se quiséssemos procurar uma definição específica para o termo MUPI, podíamos fazê-lo da seguinte forma: trata-se de expositores de publicidade, com dimensões médias, e um formato de cartaz,  geralmente protegidos por um vidro. Especialmente populares nas cidades e em grandes superfícies comerciais, os MUPIs estão por norma iluminados para chamar a atenção do público e, mais recentemente, têm até surgido alguns MUPIs que substituem os cartazes estáticos e integram tecnologia interativa.

Na altura em que surgiram, os MUPIs começaram por conter mapas da cidade e também horários de transportes ou informações sobre as zonas de comércio mais próximas. No entanto, à medida que a publicidade foi evoluindo, os MUPIs foram acompanhando a evolução para melhor responderem a todas as necessidades.

É assim que se começa a encontrar MUPIs junto a paragens de autocarro, nos passeios e praças em locais com maior afluência de pessoas. Hoje podem ser encontrados MUPIs com todas essas funções, incluindo a de publicidade exclusivamente, e a exploração de uma rede destes meios pode inclusivamente constituir um negócio autónomo, por si, ou o complemento ou contrapartida para outras actividades de uma empresa.

   

Os MUPIs Digitais e Interativos

A emergência do MUPI digital, e o tipo de propósito a que obedece, constitui também um fator interessante. Adaptando-se à era do digital e ao facto de que as pessoas recorrem cada vez mais aos seus smartphones e dispositivos móveis, o cartaz é simplesmente substituído por um painel de plasma ou do tipo TFT, que permite apresentar não só publicidade estática (do tipo cartaz) mas também publicidade dinâmica (animações, video, TV, etc). Se formos aos centros comerciais, vemos rapidamente bons exemplos de MUPIs digitais.

Uma variante interessante destes MUPIs digitais são os chamados MUPIs interactivos. Mais do que digital, o MUPI interactivo é composto por um conjunto de aplicações que permitem uma navegação mais inteligente: com painéis do tipo touch screen, sensiveis ao toque, via SMS, com uma chamada de telemóvel, ou usando a internet, ligações WiFi, Bluetooth ou outras.

Com a facilidade de ligação (internet, GSM, etc) toda uma rede de MUPIs digitais ou de MUPIs interactivos pode ser facilmente gerido de forma digital e remotamente, a partir de um único local central.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *