Ter um negócio próprio, o sonho de milhões

 

Quem nunca sonhou em ter um negócio próprio?

Apesar de ser o sonho de milhares de pessoas, a verdade é que nem sempre é simples.

Hoje iremos dar-lhe algumas ideias de negócio que pode começar com pouco investimento.

Mas, antes disso, é importante que tenha em consideração algumas coisas. Assim, responda verdadeiramente às próximas perguntas.

  • Porque é que quer ter o seu próprio negócio?
  • Está preparado para todas as responsabilidades que isso acarreta?
  • Está disposto a trabalhar mais de 8 horas por dia, inclusivamente aos fins de semana e feriados?
  • Sabe que durante algum tempo não vai ter um ordenado fixo correto?
  • Tem em mente que a definição de férias como está habituado vai deixar de existir?

Pois bem, se respondeu que sim a todas estas questões, é porque quer realmente ter algo seu e já está preparado para tudo o que vem por aí.

Apesar de tudo o que dissemos, ter um negócio próprio é algo muito benéfico. Além de poder trabalhar onde quiser, vai estar a contribuir para a sua própria felicidade e para a realização dos seus sonhos.

Em muitos casos, isso vale realmente mais do que um ordenado fixo e um horário das 09h às 18h.

 

Negócio próprio: alternativas para começar com um investimento reduzido

De acordo com dados do Observatório Racius em 2018 (até ao momento) foram criadas 26 278 empresas (sem contabilizar o número de pessoas que abre atividade em nome individual), fecharam portas 22 081 e estão em processo de insolvência 4 637.

Estes dados são bastante desanimadores, principalmente se tivermos em conta que a maior parte das empresas fecha portas ao final de 3 anos.

Contudo, se antes de se lançar para a criação do seu próprio projeto criar um plano de negócios estruturado, a probabilidade de ser bem-sucedido a longo prazo, aumenta substancialmente.

De seguida, apresentamos-lhe algumas alternativas de negócio próprio que pode começar sem ter de realizar um grande investimento.

 

1. Ter um blog de sucesso

Esta é talvez uma das formas mais simples de ter um negócio próprio e que pode ser mantido em simultâneo com outro trabalho a part-time ou full-time.

O melhor de ter um blog é que se se dedicar de verdade ao mesmo, em mais ou menos 4 ou 5 meses poderá conseguir começar a obter uma renda com o mesmo.

Por exemplo, se adora viajar e quer criar um blog de viagens, depois de obter os primeiros lugares do Google (com estratégias de SEO) pode monetizar o mesmo de várias formas, nomeadamente:

  • Publicidade
  • Criação de parcerias com agências de viagens
  • Parcerias com empresas de divertimentos
  • Programas de afiliados
  • Sites de reservas (como o booking ou o AirBnB)

Enfim, são várias as formas de ganhar dinheiro depois de o seu blog se tornar um sucesso na internet.

 

2. Fazer palestras ou workshops

Outro tipo de negócio próprio que pode ser facilmente criado sem precisar de investir muito dinheiro é a criação de palestras ou workshops.

Claro que para avançar por esta via é importante ter algum respeito e alguma autoridade na sua área de atuação.

Contudo, pode começar por exemplo por criar um canal no Youtube e apresentar pequenas formações. Claro que o sucesso não vem de um dia para o outro.

De acordo com Albert Einstein “O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

Assim, se quer realmente que os consumidores paguem pelas suas palestras ou workshops, trabalhe arduamente para conseguir ser uma autoridade.

Lembre-se que todos querem aprender com os melhores.

 

3. Produção de conteúdos, traduções ou revisões

Outro excelente exemplo de negócios que necessitam de um investimento reduzido são a produção de conteúdo, tradução ou revisão de texto.

No início, conseguir trabalho nestas áreas pode não ser uma tarefa simples, contudo, existem várias plataformas de Freelancer por onde pode começar.

Só precisa ver quais as suas “skills” e quais os trabalhos que se ajustam às mesmas. Depois de licitar só precisa esperar pelo feedback dos potenciais clientes.

 

Estes são apenas 3 exemplos de um negócio próprio que pode começar sem grande investimento. Contudo, o nosso conselho é que não largue o certo pelo incerto sem ter a certeza que consegue manter o mesmo estilo de vida.

É ótimo ter um negócio e faz a gestão do mesmo, mas, se as coisas não forem bem planeadas o sonho pode facilmente tornar-se um pesadelo.

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos.

 

Leia também:

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

arte de empreender, como empreender, como ganhar dinheiro, dicas para empreender, empreendedor digital, empreendedores modernos, empreendedorismo, empreender, erros de empreendedorismo, ganhar dinheiro online, idéias de negócios, independencia financeira, meu negocio, negocios, negocios digitais, negocios inovadores, negócios lucrativos, novos negocios, ser empreendedor, sites para empreender


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo, sou fundadora da FindUp e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.