Home / Empreendedorismo /

Como fazer networking em eventos empresariais?

networking

Como fazer networking em eventos empresariais?

Uma empresa posicionada no mercado deve o seu sucesso, em parte, à sua rede de contactos. Na verdade, vários estudos têm vindo a comprovar que a maioria das contratações são resultado de um bom networking.

Ainda assim, como fazer networking, especialmente em eventos empresariais? Muitas empresas continuam a não saber executar este trabalho corretamente porque caem na falácia de construir uma rede gigantesca… mas que não tem qualidade.

É verdade, pode ter uma agenda com centenas ou milhares de contactos, mas se metade deles não interessar em sentidos práticos então o networking que fez não é muito eficaz. No entanto, se a sua agenda de contactos for qualificada, terá maior probabilidade de construir relações sólidas com potenciais consumidores ou parceiros de negócios.

Uma boa sugestão para fazer networking passa por participar em eventos empresariais para que se possa atualizar sobre o mercado e perceber que contactos são mais valiosos no meio. É a partir desta premissa que nos lançamos para o que realmente interessa neste artigo: algumas dicas sobre como fazer networking em eventos empresariais. Aprenda a promover a sua empresa e a fazer contactos que podem significar o futuro sucesso do seu negócio.

Como fazer networking em eventos empresariais?

1 – Preparação

Não cometa o erro de ir para um evento empresarial sem se ter preparado previamente em casa ou na empresa. O que vai fazer ao evento? Esta deve ser a grande pergunta a merecer uma resposta da sua parte. Qual o objetivo em participar no evento? Quem vai marcar presença? A quem se deve apresentar? Que contactos farão a diferença? Há muitas formas de encontrar as respostas a estas perguntas: investigação. Acompanhe a lista de convidados nos eventos do Facebook, veja o programa de atividades planeadas e ainda que pavilhões poderá encontrar no evento e quem os está a organizar. Recolha toda a informação importante.

2 – Informe-se

Conhecido o público-alvo está na altura de trabalhar na mensagem que lhes quer fazer chegar. Qual o perfil do público? O que quer esse público ouvir? A partir daqui pode começar a criar um discurso – que seja curto, mas forte – para dar assim que alguém perguntar aquilo que você ou a sua empresa faz. Tenha ainda o cuidado de se atualizar nas novas tendências que marcarão as conversas em coffee-breaks e intervalos e que mostrarão que você está atualizado sobre aquilo que se passa no mercado.

3 – Palestras

Hoje é muito comum que eventos empresariais envolvam diretamente palestradas orientadas por especialistas do mercado. A ideia é promover a difusão de conhecimento e envolver o público num debate sobre o que se passa na área. Para estar preparado para estas palestras confira o programa do evento e investigue cada orador, assim como o tema que vai apresentar, para que possa usar esse conhecimento a seu favor quando surgir necessidade para tal.

   

4 – Cuidado com o smartphone

Em eventos empresariais é importante que se foque nas pessoas à sua volta e não nas pessoas que fazem parte da sua rede digital. Tenha cuidado com o tempo que dedica ao uso do smartphone e tablet, de forma a evitar desperdício de tempo e investimento.

5 – Interação

Como interagir com outras pessoas? Esta pode ser uma dificuldade para muitos empresários, especialmente para os mais introvertidos. Ainda assim, basta um sorriso e um aperto de mão para iniciar um primeiro contacto. A partir daí pode começar a construir a conversa de negócios, averiguando o terreno e procurando um assunto que ambas as partes tenham em comum. Ao iniciar o diálogo vai ganhar tempo para definir qual o próximo passo: se a resposta for vaga, seja cauteloso na próxima pergunta. Se, por outro lado, a resposta foi longa e interessante, sabe que a conversa está bem encaminhada.

6 – Movimente-se

Se um contacto não correu tão bem como queria, não fique desmotivado. Circule e procura outras oportunidades no evento. Esta é uma das vantagens do marketing de eventos: reunir dezenas de profissionais no mesmo local para que estabeleça eficazmente a sua rede de networking.

7 – Liste todos os contatos feitos

Uma vez terminado o evento, é de esperar que tenha reunido uma série de cartões de visitas e contactos. Ao sentar-se na sua secretária, comece então a listar todos os contactos para organizar a sua agenda conforme diferentes categorias: parceiros, fornecedores, potenciais clientes, clientes, entre outros. A partir daqui pode estruturar a melhor forma de contactar cada grupo, delineando uma mensagem otimizada que conduza diretamente ao objetivo esperado.

8 – Redes sociais

Se tem um perfil no LinkedIn pode elaborar a sua rede de contactos através da rede social construída propositadamente para profissionais. No Facebook poderá ainda criar grupos ou integrar-se dentro de grupos previamente criados que o aproximem dos contactos que fez durante um evento empresarial.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *