Home / Casa e Decoração /

Mude radicalmente a sua casa com papel de parede autocolante

Mude radicalmente a sua casa com papel de parede autocolante

Às vezes cansamo-nos muito facilmente da decoração da nossa casa e queremos fazer uma mudança radical. Ou são os móveis que já não se adequam às nossas preferências ou até mesmo a cor com que pintamos as paredes. Porém, apesar de termos vontade de fazer uma mudança, o nosso orçamento é rígido e não conseguimos fazer grandes alterações sem gastar muito dinheiro.

Mas e se lhe disséssemos que pode, afinal, mudar radicalmente a sua casa… usando papel de parede autocolante? Sim, leu bem. Hoje é muito fácil encontrar bom papel de parede autocolante, a preços acessíveis e com padrões que se ajustem na perfeição ao seu lar. Além de serem muito fáceis de aplicar, permitem dar logo outro ambiente à sua casa.

Neste post preparamos um guia com todos os tópicos que consideramos essenciais saber antes de comprar papel de parede autocolante. Apresentamos sugestões, explicamos como se procede a aplicação deste material, qual a sua resistência e ainda como o pode remover.

Tipos de papel de parede autocolante

Como tudo no mercado, existem vários tipos de papel de parede autocolante para escolher. Tais papéis distinguem-se por algumas diferenças no material, adequando-se cada um para diferentes necessidades e até mesmo para diferentes divisões da casa.

Temos o papel vinílico, que é principalmente usado para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis) e ainda o papel vinilizado que, mesmo tendo um nome semelhante, pode ser lavado e se encontra disponível no mercado com uma vasta gama de padrões.

O papel de parede autocolante acetina é também uma boa escolha para o seu lar, especialmente se não gosta, ou simplesmente não tem muito tempo, para limpar a sua casa. Dizemos isto porque o papel acetinado é um dos que acumula menos poeiras. Resta por fim o papel autocolante TNT, que imita a textura de tecido sem ser realmente tecido, e ainda o papel Mica, feito a partir de pedras naturais.

Como aplicar papel de parede autocolante?

Atenção: mesmo que seja relativamente fácil colar papel de parede autocolante, é necessário ter alguns cuidados com a parede. Para começar, a parede precisar de estar totalmente lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos. Caso a sua parede possua algumas destas anomalias, aplique massa de gesso e lixe até a parede ficar de novo suave e lisa.

Alertamos ainda que, se a parede em questão estiver pintada, só precisa de fazer uma coisa: passar um pano húmido para limpar qualquer sujidade que aí se encontre agarrada.

Entretanto, se já possui papel de parede, é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpar novamente. Numa parede de madeira ou com azulejos é também possível aplicar papel de parede autocolante se a superfície for lisa e estiver limpa.

   

Porquê tanto cuidado com a suavidade e limpeza da parede? A resposta é simples: para evitar bolhas e ondulações.

Uma vez aplicado, o papel de parede pode ter uma duração de até mais de 10 anos. Porém, requere certos cuidados que variam conforme o material.

Os papéis de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados: limpe-os com espanadores ou com um aspirador de pó. Entretanto, papéis com proteção de vinil podem ser limpos com um pano húmido ou uma esponja.

Quando for comprar papel de parede autocolante, tenha em consideração que terá certamente de comprar um rolo inteiro. Porém, é um investimento que vale a pena já que cada rolo tem, geralmente, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou então 8 metros por 68 centímetros. Utilizando estes números, poderá calcular facilmente quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede.

Como retirar papel de parede autocolante?

Se um dia se cansar do papel de parede autocolante e quiser fazer uma nova mudança radical na sua casa, fique a saber que a remoção do papel é muito fácil.

Se o papel de parede tiver já a característica de ser removível, pode retirá-lo facilmente com a ajuda de uma faca, extraindo-o a partir de uma das pontas e puxando-a o mais próximo possível da parede.

Tenha cuidado para evitar rasgões (que podem deixar pedaços na parede). Entretanto, para retirar o papel de parede autocolante não-removível, molhe-o com água morna e deixe-o atuar por alguns minutos, retirando-o depois com uma espátula.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *