Home / Comunicação Visual /

Papel Timbrado: o que é e por que deve usar na sua empresa?

papel timbrado

Papel Timbrado: o que é e por que deve usar na sua empresa?

Numa altura em que todos usam e-mails, receber uma carta de papel gera muito mais impacto. É por isso mesmo que há cada vez mais empresas a reverter para o uso de papel timbrado e o correio tradicional para manter relações com a sua base de clientes.

Todos nós já ouvimos falar de papel timbrado, mas há ainda muitas empresas a não fazer uso deste material. Basicamente, o papel timbrado permite identificar, qualificar e promover o seu negócio: quando a sua empresa possui um papel com a sua marca estampada, consegue transmitir credibilidade e profissionalismo. Basta colocar-se no papel de cliente para perceber rapidamente que o papel timbrado causa um efeito mais positivo em si do que outro papel qualquer.

Desta forma, pode usar o papel timbrado com o seu logotipo e fazer com que os seus clientes possam ter mais confiança ao fechar ou tratar um determinado negócio. Contudo, torna-se crucial relembrar aqui que o papel timbrado deve possuir o mesmo logotipo e cores dos outros elementos da empresa, como cartões de visita, uniformes, site, entre outros.

A imagem corporativa está diretamente relacionada com a apresentação de uma identidade visual adequada. Poucas empresas conhecem as diversas funcionalidades e importância de uma papelaria corporativa e, principalmente, de um papel timbrado. Porém, com a aplicação adequada e um design atraente, os seus impactos nos negócios são bem conhecidos.

O papel timbrado deve ser exclusivo e representar de forma gráfica o posicionamento da empresa. É um documento que transmite credibilidade, profissionalismo e que é geralmente utilizado para contratos, cartas e orçamentos, por permitir uma maneira formal de comunicação, principalmente entre empresas.

Um papel timbrado deve ter obrigatoriamente o logotipo, o nome da empresa ou oproduto e uma forma de contacto. Também pode explorar cores, fontes e imagens e utilizar papéis especiais, acabamentos, tonalidades e gramagens diferenciadas.

   

Papel timbrado para lançamento de produto

Há certos casos em que o papel timbrado é especialmente oportuno: o lançamento de um novo produto, por exemplo, é uma das ocasiões em que o papel timbrado poderá ser usado para impactar positivamente a audiência.

Para informar um novo lançamento, o papel timbrado é desenvolvido com elementos de design específicos para reforçar as ações de marketing. Neste caso, pode-se trabalhar com acabamentos diferenciados e facas especiais.

O formato mais usual para o papel timbrado é o A4 (21 x 29,7 cm). O papel timbrado pode ser utilizado para imprimir orçamentos, pedidos, fazer declarações e outras coisas que dizem respeito ao seu negócio.

Se não sabe como fazer um papel timbrado, existem bons recursos online que o ajudam. Uma das ferramentas que costumo recomendar é o Canva, que conta com um template especial para criar papel timbrado e está equipado com todos os recursos que o ajudam a colocar todos os detalhes no sítio que lhes convém.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *