4 dicas para estimular o seu pensamento estratégico ainda hoje

Se já recebeu comentários de colegas e amigos sobre a necessidade de ter um pensamento mais estratégico, sabe o quanto isso pode ser frustrante. Para adicionar insulto à lesão, o feedback raramente vem com qualquer orientação concreta sobre o que fazer para melhorar a situação.

No entanto, hoje vou ajudá-lo a resolver isto mesmo e começo com uma pergunta muito simples: que passos específicos pode dar para ser mais estratégico?

Comece por mudar a sua mentalidade. Se acredita que o pensamento estratégico é apenas para executivos seniores, pense novamente. Pode, e deve, acontecer em todos os níveis da organização. É uma dessas partes não escritas de todas as descrições de cargos. Se ignorar este fato, pode arriscar-se a perder uma promoção ou a reduzir o seu orçamento porque a contribuição estratégica do departamento não está clara.

Depois de aceitar que é parte do seu trabalho, concentre-se no desenvolvimento de quatro habilidades-chave que demonstram a sua proeza estratégica. É isso mesmo que partilho consigo ao longo dos próximos parágrafos.

4 dicas para estimular o seu pensamento estratégico ainda hoje

1 – Observe e procure tendências

Para ter pensamento estratégico, precisa de uma sólida compreensão do contexto, das tendências e dos principais condutores comerciais do setor. Uma valorização intelectual da importância de trazer dados atuais e procurar tendências não é suficiente. Além do mais, precisa também de manter um exercício constante de rotina para explorar e sintetizar as tendências internas no seu trabalho do dia-a-dia. Por exemplo, preste atenção às questões que se levantam repetidamente na sua empresa e que sintetizam os obstáculos comuns que os seus colegas enfrentam.

Além do mais, procre ser pró-ativo no que diz respeito à ligação que mantém com os seus pares, tanto dentro da própria empresa, tanto no mercado. Em seguida, partilhe ainda as suas descobertas com a rede. Compreenda a informação única e a perspectiva que a sua função proporciona e que define o seu impacto na estratégia de nível empresarial.

2 – Faça as perguntas difíceis

Com uma nova compreensão de tendências e problemas, pode praticar o seu pensamento estratégico perguntando a si mesmo: “Como ampliar o que considero?” As perguntas são a linguagem da estratégia.  Ao tornar-se mais curioso, e ao analisar informações de diferentes pontos de vista, conseguirá reduzir a sua “miopia” e ver diferentes possibilidades, abordagens e potenciais resultados.

“O que pretende para ter um primeiro ano de sucesso?”, “Como deve evoluir o sucesso até ao terceiro ano?”, “O ​​que poderá afetar o resultado de forma negativa?”, “Quais são os primeiros sinais de sucesso/fracasso? “, ” O que precisam os parceiros de negócios entender para garantir o seu sucesso?” e, acima de tudo, “Os resultados apoiam os objetivos mais amplos da organização?”. Ao fazer estas perguntas difíceis, poderá envolver-se melhor com colegas e executivos séniores que o ajudarão a moldar a sua percepção.

3 – Idioma Estratégico

Pensadores estratégicos também sabem como falar o “idioma”. Eles priorizam e sequenciam os seus pensamentos. Estruturam a sua comunicação verbal e escrita de uma maneira que ajuda o seu público a concentrar-se na sua mensagem central, desafiando o status quo e levando as pessoas a falar sobre os pressupostos subjacentes. Aqueles que são realmente habilidosos percorrem as pessoas através do processo de identificação de questões, moldando entendimento comum e enquadrando escolhas estratégicas.

Parece complexo? É porque é. Mas há maneiras de começar a aprimorar estas habilidades. Adicione mais estrutura à sua comunicação escrita e verbal. Agrupe e ordene logicamente os seus principais pontos, e mantenha as coisas o mais sucinta possível.

Aumente o seu público, dando-lhes uma cabeçada sobre os tópicos abrangentes que deseja abordar para que estejam preparados para se envolver numa conversa de nível superior, e não apenas os detalhes táticos. Procure dar a resposta primeiro, em vez de aumentar o seu ponto principal.

4 – Faça tempo para pensar e abraçar o conflito

Para gerir a inevitável ambiguidade que surge quando faz mais perguntas, aprenda a esclarecer os seus critérios de tomada de decisão, permitindo que atue melhor diante de informações imperfeitas. A necessidade de construir habilidades estratégicas pode ser desconfortável. Em primeiro lugar, pode sentir que está a fazer apostas sem qualquer promessa de um resultado. A sua visão poderá tornar-se mais nítida à medida que for gerindo os seus desafios e alcançando terreno sólido. No entanto, procure sempre encontrar métodos de trabalho que agilizem os processos de tomada de decisão.

como fazer estrategia, como ser gestor, definir estrategia, dicas de estrategia, dicas de gestão, estrategia, estrategia digital, estrategia empresarial, estratégia online, gestão empresarial, gestores, marketing digital, marketing online, pensamento estratégico, plano de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.