Home / Empreendedorismo /

CEO: conheça 5 dicas para conduzir a sua empresa ao sucesso

CEO: conheça 5 dicas para conduzir a sua empresa ao sucesso

O perfil de uma empresa ou do seu Chief Executive Officer (palavra inglesa para descrever o cargo de diretor executivo) é um elemento básico da comunicação empresarial. Por essa mesma razão, e após algumas leituras na Internet, decidi trazer-lhe algumas dicas para que melhor consiga encaminhar o seu projeto rumo aos objetivos ambiciosos que definiu.

O conceito de CEO foi formulado pela revista Fortune na década de 1930 e hoje praticamente todas as publicações e a secção de negócios desta revista produzem histórias de figuras empresariais que alcançaram grandes feitos por atingirem os objetivos a que se tinham proposto. Este tipo de perfis são uma boa maneira de dar aos leitores o contexto de tal sucesso, explicando se uma empresa está a funcionar bem ou mal, e se a estratégia do CEO se adequa.

CEO: conheça 5 dicas para conduzir a sua empresa ao sucesso

1 – Tenho os olhos postos no panorama geral

Que tipo de negócio tem em mãos? Em que mercados está a intervir? Que mercados está a deixar de fora da equação? Que produtos ou serviços são mais lucrativos? Quais são os mais sustentáveis? Quais são os principais valores da empresa? O que é que a sua empresa representa? Qual é a cultura que imagina para a sua empresa? Bem, já percebeu a ideia: é sempre crucial que tenha uma perspetiva geral acerca de tudo o que compõe o seu negócio. Uma das suas principais funções como CEO é fazer as grandes questões e garantir que reforça as respostas com a sua equipa. Esteja sempre informado.

2 – Estabeleça um plano de ação trimestral

Como CEO, precisa de garantir que a sua empresa tem prioridades claras e planos definidos – trimestre a trimestre. Não estou a falar de um documento estratégico de cinquenta páginas para o qual ninguém olhará: em vez disso, sugiro que crie uma série contínua de planos de ação trimestrais de 1 página para a sua empresa. Quais são as três principais áreas de interesse? Quais são os critérios definitivos de sucesso para este trimestre em cada área de interesse? Quais são os principais passos de ação ou marcos para atingir esses critérios de sucesso em cada área de interesse neste trimestre?

Ao realizar este processo por trimestres, incentive os seus principais líderes de departamento a criar o seu próprio plano de ação trimestral de “departamento” com 1 página. Isso não só os ajudará a concentrar no que realmente importa, como também lhe dará uma impressão sobre a responsabilidade que cada parte assume nos resultados da empresa.

3 – Defina prioridades, metas e valores… e assuma-os

A sua empresa dispõe de tempo, talento, dinheiro e outros recursos. Precisa de investir tais recursos nas áreas que trarão melhores resultados. Faz parte do seu trabalho enquanto CEO manter consistentemente a sua empresa de forma responsável e agir diariamente de acordo com as prioridades definidas. Ao fim e ao cabo, como CEO está nas suas mãos assegurar que as prioridades, objetivos e valores da empresa são asseguradas.

   

4 – Encontre maneiras criativas de dizer a mesma mensagem de maneiras novas

Para ter o impacto desejado, precisa de manter a sua mensagem consistente. Mas se não adicionar alguma variação criativa à mistura, a sua equipa pode começar a ficar desmotivada. Então, sugiro que se esforce para ser criativo.

Implemente um novo concurso, estabeleça uma nova tradição, ofereça um presente divertido para enfatizar os comportamentos dos membros que mais se esforçam, conte histórias que promovam as qualidades da empresa… Enfim, seja criativo.

5 – Construa e prepare a sua equipa

Talvez o trabalho mais importante que tem como CEO é construir e desenvolver a sua equipa de liderança. Quem precisará eventualmente na sua equipa? Quem já faz parte dela? Há algum buraco flagrante?

Pense no papel de cada pessoa pelo menos duas vezes por ano, nomeadamente  quais as habilidades, talentos e qualidades que precisa e exige de cada elemento da sua equipa. Desta forma, perceberá quais as experiências em que deseja ajudá-los para que superem os próximos seis meses e expandam as suas capacidades e o desempenho da empresa.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *