Home / Comunicação Visual /

A eficácia da sinalização com Placas de Acrílico

placas de acrílico

A eficácia da sinalização com Placas de Acrílico

Basta sairmos à rua para percebermos que a toda a nossa volta existem sinais a regular a nossa vida. Mesmo que não sejam tão evidentes como os sinais rodoviários feitos de metal, a verdade é que se torna mais frequente de dia para dia encontrar placas de acrílico a sinalizar informações importantes que usamos quase de forma inconsciente.

Não está a ver como? Vamos lá apresentar alguns exemplos capazes de lhe abrir os olhos.

Ao entrarmos no supermercado, por exemplo, encontramos inúmeras placas de acrílico a sinalizar promoções ou a indicar os clientes do que pode encontrar em cada corredor. Instintivamente, vai ser guiado por essas placas até ao corredor de mercearias que quer ou à secção de promoções.

No banco, as placas de acrílico também estão lá, seja para numerar os balcões de atendimento ou para apontar certos serviços que só podem ser prestados por certos funcionários. Desta forma, sabe precisamente para onde se deve dirigir se quer fazer um depósito ou se quer falar com alguém sobre pedir um empréstimo ou fazer um seguro.

Entretanto, onde não faltam placas de acrílico é nos grandes centros comerciais. Aqui as placas de acrílico regulam o trânsito de pessoas que procura as suas lojas para fazer compras. Se pensarmos bem, até à porta das casa-de-banho encontramos estas placas que nos dizem se aquela porta é para homens ou para mulheres!

Isto deixa-nos a pensar então: que impacto terão as placas de acrílico, e esta sinalética que absorvemos quase instintivamente, para o mundo de negócios? É disso mesmo que falamos ao longo dos próximos parágrafos.

Como as placas de acrílico afetam o nosso dia a dia?

Parece não haver margem para dúvidas: as placas de acrílico são de facto indispensáveis para o mais variado tipo de estabelecimentos que usamos todos os dias. Não importa se é uma instituição comercial ou pública: estes sinais permitem uma organização do espaço e proporcionam ao consumidor uma certa comodidade, autonomia e rapidez. Na verdade, ao sinalizar corretamente um local, agilizam-se processos e evitam-se desastres.

   

Desastres? Sim, leu bem. Basta olharmos para as escolas ou para grandes edifícios públicos para aí encontrarmos placas de acrílico com o mapa do espaço e as saídas de emergência apontadas, tal como os equipamentos de combate ao fogo. Tudo para preparar qualquer pessoa para a eventualidade de um incêndio.

A nível comercial, parecem existir também provas de que as pequenas empresas devem parte dos seus lucros à utilização de placas de acrílico. Com a azáfama do dia a dia é fundamental que qualquer estabelecimento sinalize bem o seu negócio para orientar os clientes e evitar que recorram à assistência de terceiros para ver esclarecida uma dúvida. Se está num supermercado e tem de perguntar a alguém onde fica a secção dos laticínios ou a casa-de-banho é porque a sinalização não está a funcionar muito bem.

Normalmente, neste tipo de espaços comerciais, o consumidor quer pegar no carrinho e navegar pela loja de uma forma lógica e fluída, abastecendo-se de tudo o que precisa para, no final, se dirigir para a caixa. Porém, se não tivermos placas a apontar onde está o nosso próximo artigo da lista de compras vamos andar de um lado para o outro, desnecessariamente, até encontrarmos um funcionário da loja que nos responda à pergunta ou que, por mero acaso, tropecemos no artigo.

De forma a fazer frente a esta necessidade de usar placas de acrílico, existem no mercado inúmeras empresas especializadas na fabricação de placas deste género e outros produtos em acrílico. O catálogo que disponibilizam aos clientes conta com várias opções de escolha, de forma a adequar a placa para que responda a qualquer necessidade.

Que opções de escolha são essas? Bem, a lista é enorme mas só para ter uma ideia apontamos algumas delas: placas com diferentes cortes, placas que pode cortar a laser, placas com adesivos impressos e até mesmo placas de acrílico que brilham no escuro. Já ficou com uma ideia, certo?

Claro está que o preço das placas de acrílico dependerá sempre do tamanho da placa e do número produzido. As mais caras, sem surpresa alguma, são as fotoluminescentes por serem produzidas com um material mais elaborado.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *