Home / Impressão Digital /

Tem a certeza que sabe o que é um plotter de impressão?

plotter de impressão

Tem a certeza que sabe o que é um plotter de impressão?

A maior parte das tipografias e reprografias que conhecemos e usamos, pelas quais passamos todos os dias pela rua a caminho do nosso trabalho, conseguem por norma imprimir materiais nos formatos mais típicos. Quando digo “formatos mais típicos” estou a referir-me, por exemplo, ao tamanho A4 e A3.

Porém, quando queremos imprimir algo muito maior do que estes formatos, percebemos rapidamente que não é fácil encontrar quem faça esse tipo de serviço. Mesmo que vejamos todos os dias grandes lonas com impressões a cobrir edifícios ou outdoors gigantescos, esse trata-se de um tipo de trabalho profissional que nenhuma das máquinas das reprografias tradicionais consegue executar.

Isto acontece porque a maior parte de tais negócios locais não têm a máquina que permite executar este tipo de impressões: estamos a falar do plotter de impressão.

Plotter de impressão: o nome e a sua história

De forma simples, o plotter de impressão é uma máquina capaz de imprimir imagens maiores do que tamanho A4 ou A3. As placas de outdoor, os banners gigantes ou as empenas de prédios são impressas utilizando estas máquinas.

Antes de mais, comecemos pelo nome da máquina. Se percebe alguma coisa de inglês, é provável que reconheça que Plotter, por muito estranho que possa parecer, significa conspirador na tradução do inglês. Este tipo de impressão recebe este nome exatamente por permitir impressões em grandes formatos, ao contrário de tudo o que até então se estava a fazer.

Como dissemos acima, as gráficas tradicionais costumam imprimir em formatos carta (letter), A6 (10×15 centímetros), A5 (20×15 centímetros), A4 (tamanho de uma folha de sulfite) e A3. Para fazer face a esta limitação de formatos, surgiram as máquinas de plotter, quase como se de uma conspiração se tratasse, que fazem impressões a partir do A2, A1, A0 e até formatos maiores, medidos por metro, para os casos de gigantografias.

Os plotters conseguem ainda fazer impressão por serigrafia através do digital, usando tinta líquida que reproduz a arte gráfica no papel ou na lona plástica.

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, o mercado conta já com inúmeros modelos de plotters de impressão. Este nicho dos “conspiradores” cresceu bastante e já oferece muitas opções de impressão à sua audiência, a preços cada vez mais competitivos. Os serviços disponíveis são também mais variados, chegando mesmo a existir impressão de materiais como letras em autocolantes para aplicar a vidros, espelhos e carros (um nicho que cresceu bastante nos últimos anos).

Mas atenção! A impressão de tamanhos gigantescos implica que tenha de apresentar artes gráficas de alta resolução. Caso contrário, o resultado vai ficar com péssima qualidade visual e vai estar a fazer um grande investimento para obter algo mediano ou até mesmo mau.

E o que é isso da alta resolução? Se vai contratar um designer para trabalhar a arte gráfica que quer imprimir, não precisará de se preocupar muito com estes detalhes. No entanto, fica aqui uma rápida explicação. As imagens são compostas por pixels: pequenos pontos totalmente preenchidos com uma cor que, uma vez organizados e comprimidos, compõem a imagem e lhe dão forma.

Basicamente, a alta resolução diz respeito ao número de pixels que compõe a sua arte gráfica. Quantos mais pixels tiver maior será a qualidade visual da sua arte. Uma imagem com baixa resolução, quando impressa em grande escala, pode ficar desfocada.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *