Home / Impressão Digital /

Poliéster: já conhece as características deste tipo de material?

poliéster

Poliéster: já conhece as características deste tipo de material?

Se quiséssemos ser diretos e rápidos em dar uma resposta à pergunta que dá título a este artigo, podíamos fazê-lo da seguinte forma: os poliésteres são polímeros de condensação ou de eliminação, ou seja, são macromoléculas resultantes da condensação entre moléculas com saída simultânea de um composto que não fará parte do polímero. Como o próprio nome diz, o poliéster possui vários grupos ésteres, resultantes da reação entre ácidos carboxílicos e álcool, com a saída de moléculas de água.

Os poliésteres incluem ainda produtos químicos que acontecem naturalmente, tais como a cutina presente na cutícula das plantas, e produtos químicos sintéticos obtidos por policondensação tais como o policarbonato e polibutirato. No entanto, os poliésteres naturais e alguns sintéticos são também biodegradáveis. Dependendo da sua estrutura química, o poliéster pode ser termoplástico ou termoendurecido, no entanto a maioria dos poliésteres comuns são termoplásticos.

Tecidos e malhas feitos com fios de fibras de poliéster são usados extensivamente em confecções e têxteis-lar, de camisas e calças a casacos, chapéus, lençóis, cortinados e móveis estofados. Por essa mesma rãzão, os tecidos em poliéster são também procurados para se fazer impressão digital.

Fibras fios e cordas de poliéster são usados em reforços para pneus, tecidos para correias transportadoras, cintos de segurança. Fibras de poliéster são usadas como material isolante e enchimento de almofadas, edredões e estofos.

Enquanto as roupas sintéticas são percepcionadas por muitos como tendo um toque menos natural em relação à roupa feita com fibras naturais, tais como o algodão e a lã, os tecidos de poliéster possuem vantagens específicas sobre os tecidos com fibras naturais, tais como resistência à ruga, durabilidade e retenção de cor.

   

Como resultado, as fibras de poliéster são muito misturadas com as fibras naturais para produzir um tecido com propriedades das fibras sintéticas sem perder o toque das fibras naturais.

As outra vidas do poliéster

Os poliésteres também são usados como matéria-prima para a fabricação de garrafas de plástico, filmes, lona alcatroada, canoas, ecrãs LED, hologramas, filtros, filmes dielétricos para condensadores, tinta em pó e verniz, entre outros.

Como verniz, aplicado à pistola, os poliésteres são usados em acabamentos de madeiras de alta qualidade para guitarras, pianos e interiores de viaturas e iates. As propriedades tixotrópicas dos poliésteres aplicáveis à pistola tornam-nos ideais para serem aplicados em madeiras de grão aberto, pois enchem rapidamente o grão, com uma espessura alta.

Existem ainda os poliésteres líquidos cristalinos, que estão entre os primeiros polímeros de cristais líquidos usados em escala industrial. Este tipo de material é usados devido às suas propriedades mecânicas e de resistência ao calor, características essas que são importantes nas suas aplicações como selo abrasivo em motores a jacto.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *