Por que é tão importante a decoração do Ponto de Venda?

No blog de Publicidade e Marketing foram já as vezes em que apelei a si, que está do outro lado do ecrã, para a necessidade de se esmerar na decoração do seu ponto de venda. Se tem uma loja ou até mesmo uma empresa, e costuma receber nesse espaço clientes ou potenciais parceiros profissionais, então esta deverá ser mesmo uma preocupação a considerar. Ao longo dos próximos parágrafos vou explicar melhor porquê.

O Ponto de Venda (também conhecido como PDV) é o espaço físico onde acontece o encontro entre a marca e o cliente ou entre empreendedores. Dessa forma, vários especialistas que analisaram questões semióticas e de design de interiores, constaram que a decoração de um espaço reflete de facto a imagem que a empresa quer passar ao público e que por si só pode transmitir a confiança suficiente para que um mero contacto se converta em vendas.

Vamos lá desconstruir isto.

Recorrendo à própria lógica, não é difícil perceber que se um ponto de venda proporcionar um ambiente acolhedor, que faça o consumidor sentir-se confortável e seguro acerca da marca, a possibilidade da venda acontecer é muito maior. Nós mesmos, enquanto consumidores, temos este tipo de atitude relativamente a marcas. Além do mais, o que estamos também a trabalhar com uma boa decoração é a atração: um espaço atraente vai trazer até si mais clientes e irá impulsionar os lucros da empresa.

Ponto de venda: por que é tão importante?

Para onde quer que olhemos hoje, verificamos que as alternativas e métodos disponíveis para despertar o consumo são tantas que inovar nem sempre é fácil, ainda que necessário. Por essa mesma razão, maximizar os ambientes internos dos pontos de venda (PDV) para atrair e fidelizar o consumidor pode não ser uma ideia tão descabida.

Na verdade, grandes marcas internacionais começam a priorizar cada vez mais a decoração do PDV, integrando o design do espaço na estratégia de posicionamento que pretendem veicular. Desta forma, o projeto ideal é aquele que complementa a proposta de marketing da operação e integra a identidade corporativa da empresa.

É necessário entender que a decoração do PDV não é supérflua: tal como os seus anúncios publicitários e qualquer outra estratégia de comunicação que esteja a usar, a decoração do PDV complementa a função de entreter, mostrar, atrair, divertir e encantar o consumidor para resultar na fidelização e na venda. Detalhes como a fachada do edifício, o layout interior, a iluminação e até mesmo a sinalização são fatores aparentemente inocentes aos seus olhos mas que podem dizer muito acerca do consumidor.

O negócio de retalho é o mais impactado pela decoração do PDV, já que todos os dias junta no mesmo espaço produto e cliente. Espera-se que a loja seja capaz de fazer o seu melhor para impressionar o cliente, adaptando a sua decoração à sua filosofia e valores. Escolhas subtis integradas na decoração podem resultar em perceções que, mesmo sendo inconscientes, traduzem exatamente o conceito da operação. E lembre-se que nunca importa o tamanho do local, mas sim a comunicação correta e a relação que se estabelece entre o cliente e a loja.

Desde sempre que a identidade visual contribuiu para a formação da imagem que se deseja transmitir, embora nem sempre tenha sido uma componente trabalhada pelas marcas. Entre os sentidos humanos, a visão está em primeiro lugar e está mais do que provado que a primeira impressão é aquela que fica. Nesse caso, é preciso ter em mente que os recursos visuais são os responsáveis por atrair o cliente no momento de escolher o produto ou serviço a ser adquirido.

Infelizmente, nem tudo é simples e como lhe disse acima, estamos numa espécie de crise de criatividade. Todos procuram boas ideias na esperança de tropeçaram naquela ideia que lhes vai dar o sucesso almejado. Assim, podemos dizer com certeza que não existe uma forma certa de se trabalhar a decoração do PDV: temos sempre de ir tentando e arriscado.

No entanto, muitos lojistas acreditam que para desenvolver um bom projeto terão um orçamento muito pesado. Mas isto não é necessariamente verdade. Com boas técnicas de arquitetura, iluminação, otimização de processos construtivos e sistemas modulares é possível criar, inovar e surpreender com poucos recursos.

como decorar loja, decoração de loja, decorar loja, decorar ponto de vendas, design ponto de venda, dicas para decorar loja, lojas, marketing de varejo, marketing ponto de venda, organização de eventos, plano de comunicação, ponto de venda, ponto de vendas, pontodevendas, vendas online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.