Home / Marketing /

Como saber em que posição do Google aparece o seu site ou blog?

posição do Google

Como saber em que posição do Google aparece o seu site ou blog?

Se investiu o seu tempo e dinheiro a criar sites, assim como aplicar técnicas de Search Engine Optimization, então é importante perceber o ranking em que a sua página figura. Isto significa pesquisar palavras-chave para cada página e otimizar todas as páginas com essas mesmas palavras-chave e para o público que espera ver no seu site. Mesmo que tudo pareça estar bem feito e a correr bem… é importante ter a certeza de que os resultados estão a ser os pretendidos.

No entanto, descobrir em que lugar está o seu site a aparecer num motor de pesquisa como o Google nem sempre é fácil.  Se fizer uma pesquisa no Google sobre como verificar a sua posição nos resultados de pesquisa desta ferramenta, encontrará muitos sites que oferecem este serviço. Mas atenção: esses serviços são enganadores, na melhor das hipóteses. Muitos deles são irregulares e alguns serviços podem mesmo colocá-lo em violação dos termos de utilização do Google (o que nunca é uma boa ideia se quiser manter uma boa relação com o Google).

Ao ler as diretrizes do Webmaster do Google, verá o seguinte aviso: “Não use programas de computador não autorizados para enviar páginas, verificar rankings, etc. Esses programas consomem recursos de computação e violam os nossos Termos de Serviço. O Google não recomenda o uso de produtos como o WebPosition Gold™ que enviam consultas automáticas ou programáticas para o Google”.

Por essa razão, usar este tipo de ferramentas para verificar o ranking de pesquisa do Google prova-se frequentemente ineficiente. Alguns serviços foram mesmo bloqueados pelo Google porque a ferramenta enviou muitas consultas automatizadas, enquanto outros serviços que parecem funcionar fornecem aos utilizadores resultados incorretos e inconsistentes.

Portanto, como descobrir se os seus esforços de SEO estão a funcionar e em que posição do Google está o seu site?

   

Como saber em que posição do Google aparece o seu site ou blog?

1 – Percorrer manualmente os resultados de pesquisa

Esta é, obviamente, a maneira mais tediosa de descobrir onde a sua página está a aparecer na pesquisa dos motores de pesquisa. E atenção: não será 100% confiável, pois diferentes servidores do Google podem oferecer resultados diferentes (é por isso que deve fazer esta análise escondendo o seu IP). No entanto, é um método que funciona e, obviamente, totalmente permitido pelo Google.

2 – Percorra  osseus arquivos de log do servidor

Enquanto os seus logs do servidor de web estiverem no formato de registo combinado ou em algum outro formato que inclua as informações do referente, pode ver de que páginas as pessoas vêm para chegar à sua página. Qualquer resultado do Google irá dizer-lhe onde sua página apareceu na sua pesquisa.

3 – Use as Ferramentas do Webmaster do Google

Se entrar na seção “consultas de pesquisa” das ferramentas do Google Webmaster para o seu site, verá todas as palavras-chave usadas pelas pessoas para encontrar seu site. Quando clica na palavra-chave que lhe interessa, as ferramentas do Webmaster incluirão a posição nos resultados da pesquisa.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *