Home / Empreendedorismo /

9 dicas para melhorar a sua produtividade no local de trabalho

produtividade

9 dicas para melhorar a sua produtividade no local de trabalho

Felizmente (ou não), o nosso dia é bastante limitado no que diz respeito a tempo. Portanto, aproveitar ao máximo o seu tempo é um cuidado a ter se não gosta de ficar até tarde no seu local de trabalho a terminar as tarefas ao qual não se conseguiu dedicar durante o dia.

Ser mais produtivo no trabalho não é propriamente uma ciência complicada, mas exige que faça uma melhor gestão do seu tempo e recursos. Por essa mesma razão, trago-lhe hoje este artigo na tentativa de melhorar a sua produtividade no trabalho.

9 dicas para melhorar a sua produtividade no local de trabalho

1 – Acompanhe e limite quanto tempo está a gastar em tarefas

Mesmo que acredite ser muito bom ao avaliar quanto tempo está a gastar em várias tarefas, alguns estudos de mercado sugerem que apenas cerca de 17 por cento das pessoas são capazes de estimar com precisão a passagem do tempo. Uma ferramenta como o Rescue Time pode ajudar, informando-lhe exatamente quanto tempo gasta nas tarefas diárias, incluindo redes sociais, e-mail, processamento de texto e aplicativos.

2 – Faça pausas regulares

Parece contra-intuitivo, mas fazer pausas programadas pode ajudá-lo a melhorar a sua concentração. Alguns estudos de mercado mostraram que fazer breves interrupções durante longas tarefas o ajudam a manter um nível constante de desempenho, enquanto trabalham numa tarefa, sem pausas, conduzindo a um declínio constante do ritmo de trabalho.

3 – Definir prazos auto-impostos

Embora geralmente pensemos em stress como algo mau, um nível de stress aceitável e capaz de gerir pode ser útil, dando-nos foco e ajudando-nos a atingir os nossos objetivos. Para tarefas ou projetos abertos, tente dar um prazo e, em seguida, cumpri-lo. Pode ficar surpreendido consigo mesmo ao descobrir quão concentrado e produtivo pode ser quando você está debaixo de pressão.

4 – Siga a “regra dos 2 minutos”

O empresário Steve Olenski recomenda a implementação da “regra dos dois minutos” para aproveitar ao máximo as pequenas janelas de tempo em que trabalha. A ideia é esta: se vir uma tarefa ou ação que sabe que pode ser feita em dois minutos ou menos, faça-a imediatamente. De acordo com Olenski, completar a tarefa imediatamente leva menos tempo do que ter que voltar a ela mais tarde. Implementar isso tornou-se numa das estratégias de conteúdo mais influentes do meio online.

5 – Diga não às reuniões

   

As reuniões acontecem com regularidade – e ocupam grande parte do seu dia a dia. De acordo com Atlassian, o trabalhador de escritório médio gasta mais de 31 horas por mês em reuniões que não são produtivas. Antes de marcar a sua próxima reunião, pergunte-se se pode alcançar os mesmos objetivos ou tarefas por e-mail, telefone ou reunião online (o que pode ser um pouco mais produtivo).

6 – Faça reuniões em pé

Se precisa mesmo de ter uma reunião, há algumas evidências de que as reuniões em pé podem resultar numa maior excitação do grupo, menor territorialidade e melhor desempenho. Para aqueles momentos em que as reuniões são inevitáveis, procure ser criativo.

7 – Não faça multitasking

Embora tenhamos a tentação de fazer multitasking para poupar tempo, o contrário pode, de fato, ser verdade. Os psicólogos descobriram que tentar fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode resultar em perda de tempo e produtividade. Em vez disso, tenha o hábito de se comprometer com uma única tarefa antes de passar para o próximo projeto.

8 – Trabalhe em intervalos de 90 minutos

Investigadores da Florida State University descobriram que os artistas de elite (atletas, jogadores de xadrez, músicos, etc.) que trabalham em intervalos não superiores a 90 minutos são mais produtivos do que aqueles que trabalham mais de 90 minutos. Os mesmos investigadores também descobriram que os assuntos de melhor desempenho tendem a funcionar durante períodos não superiores a 4,5 horas por dia.

9 – Desista da ilusão da perfeição

É comum que os empresários estejam unidos na tentativa de aperfeiçoar uma tarefa – mas a realidade é que nada é perfeito. Em vez de perder tempo a perseguir essa ilusão, coloque a sua tarefa na melhor das suas habilidades e siga em frente. É melhor completar a tarefa e deslocá-la do seu prato; se necessário, pode voltar a ela, ajustá-la ou melhorá-la mais tarde.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *