Home / Impressão Digital /

Descubra agora mesmo o que é o processo de sublimação

sublimação

Descubra agora mesmo o que é o processo de sublimação

Começamos este post por lhe fazer uma pergunta: sabe o que é sublimação? Este processo de impressão, ainda que não seja tão conhecido no mercado, conta com uma série de mais valias que lhe vamos explicar nos próximos parágrafos.

Antes de mais, este processo é um concorrente direto do processo de silkscreen e tem como objetivo fazer impressões em tecido e em materiais cujo tratamento é mais difícil. Estamos a falar, por exemplo, de impressões em peças como camisas, chinelos, mouse pads e qualquer outra peça de materiais fibrosos.

Ainda que no mercado a impressão em artigos deste género seja feita através do processo Transfer – que implica a transferência de uma película que contém tinta sobre o material – todos os profissionais reconhecem que tal película se estraga com facilidade quando em contacto com água ou algum atrito.

A tinta especial usada no processo de sublimação agarra-se completamente ao material quando incorporada no mesmo de forma a garantir que a impressão feita na peça, quando esta for lavada, não se torne baça ou desapareça.

Como acontece o processo de sublimação?

O processo de sublimação pode acontecer com dois tipos de aplicações distintas: a impressão direta e a transferência térmica.

A transferência térmica é o processo de sublimação mais conhecido, e também o mais o antigo, que recorre à utilização de impressoras com jato de tinta (abastecidas com tinta sublimática) que imprimem a imagem a estampar em papéis especialmente tratados para o efeito. Uma vez impressos estes papéis são transferidos para o tecido através de uma prensa quente que passa assim a imagem para a superfície.

Ainda que muitos reconheçam que este processo é muito semelhante, até certa medida, com o processo de Transfer, existe uma clara diferença entre os dois: a tinta. O que define realmente o processo de sublimação é a tinta sublimática desenvolvida propositadamente para este tipo de impressão. Com o tempo, foram desenvolvidos equipamentos para fazer a impressão diretamente sobre o material.

A impressão direta pode ser feita em diversos plotters ou impressoras devidamente preparadas para trabalhar com o kit sublimação. Neste kit usa-se cabeças e tintas apropriadas para o trabalho de impressão sublimática que acontece diretamente sobre o material a ser impresso. Desta forma, é possível imprimir diretamente no tecido que será usado em camisas ou abadas, ou mesmo imprimir as folhas para serem usadas na transferência térmica.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *