Home / Empreendedorismo /

As 8 regras de ouro para alcançar o sucesso profissional

Revolution Slider Error: Slider with alias mm not found.

Maybe you mean: 'pm'
sucesso profissional

As 8 regras de ouro para alcançar o sucesso profissional

O seu negócio está lançado. Os primeiros clientes aplaudiram o seu trabalho e voltaram para uma segunda compra. Tudo parece estar a correr bem e como planeado… Mas surge sempre um momento em que tem de fazer a si mesmo uma pergunta: como vai alcançar sucesso profissional?

Não é claro o que significa o termo sucesso profissional. A definição pode variar de pessoa para pessoa, conforme os seus objetivos e estratégias. Para mim, no entanto, sucesso profissional signifca uma evolução constante de um projeto que foi iniciado tendo como base uma premissa mas que nos permite expandir para novos horizontes. Este processo, como deve calcular, exige que tenhamos atenção a tudo o que nos rodeia e que saibamos gerir processos de forma certa, no momento certo.

Ao longo dos próximos parágrafos, partilho consigo aquelas que são consideradas pela Universidade de Oxford como as 8 regras de ouro para alcançar o sucesso profissional. Trata-se de um conjunto de regras que funcionam quase como dicas e que podem orientar o seu processo enquanto gestor de um projeto.

8 regras de ouro para alcançar o sucesso profissional

1 – Descomplicar o complicado

As coisas nem sempre são tão negras quanto parecem. A complexidade de um determinado assunto é relativa. Por essa razão, evite resolver problemas e tomar decisões em sistemas que mudam rapidamente. Mesmo antes de qualquer informação definitiva estar disponível, líderes efetivos devem avaliar a complexidade da situação e tomar o caminho correto de ação.

2- Capacidade de gerir em escala global

Hoje é muito importante saber controlar negócios globais. Entender o mercado global e ter a noção de que o momento certo para investir chegou é muito importante. Enquanto gestor, tem de ter a noção do que acontece com os consumidores, concorrentes, a economia e os mercados mundiais.

3- Pensamento Estratégico

Ver além do horizonte é também algo necessário. Enquanto antigamente os profissionais se focavam numa estratégia de longo prazo, atualmente é necessário que este processo seja contínuo. Os líderes precisam de estar preparados para ajustar as suas estratégias para oportunidades que surjam rapidamente.

   

4 – Inovar nunca é demais

Com o crescimento da concorrência, não há estratégia que sustente uma empresa indefinitivamente no mercado. Líderes efetivos precisam de dar ênfase à inovação e de levar o negócio ao nível seguinte, independentemente do sucesso que tenham adquirido até à data.

5 – Criar relações

Ter uma boa rede de relações é excelente, mas líderes usam as suas relações não para avançar na carreira, mas para ter boas relações com consumidores, fornecedores, parceiros estratégicos e até mesmo concorrentes. Líderes precisam de demonstrar talento para colaboração.

6 – Incentivar o envolvimento

Líderes de negócios conseguem fazer com que todos os seus colaboradores se mantenham interessados e envolvidos em conseguir o trabalho feito, dando-lhes o devido valor. É importante que o líder faça seus funcionários sentirem que fazem a diferença.

7 – A capacidade de adaptação

Líderes que procuram sucesso profissional devem não só entender mudanças que estão a acontecer, mas também adaptar-se a tais realidades. Enquanto gestor, deve olhar para novas realidades com olhos frescos e assim reconhecer as oportunidades que lhe trarão novas conquistas.

8 – Capacidades de aprendizagem

Aprender, aprender, aprender: nunca é demais. As estratégias de negócios e modelos estão a evoluir, e o líder de acompanhar tal evolução. Líderes efetivos tomam a iniciativa em alcançar oportunidades para aprender.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *